Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Prêmio seguro: entenda para o que serve!

Entenda que quer dizer a expressão "prêmio" do seguro, para que serve, a diferença dela para indenização e outras informações importantes.

Artigo escrito por Thiago Sousa em 19 de Setembro de 2023

Se você já teve algum contato com a área de seguros, sabe que há diversos termos específicos usados que por vezes não entendemos muito, como por exemplo o prêmio do seguro.

Muitas vezes, esses termos não são coisas totalmente desconhecidas, em muitos casos até conhecemos, só que com outro nome.

Como é o caso de prêmio que é basicamente o que você já paga do seguro.

Abaixo mostramos melhor o que ele significa, para que serve e comparar a outros termos da área de seguro que talvez você acabe confundindo.

Como funciona um seguro?

Antes de saber o que é isso, vale lembrar de forma breve como funciona o seguro, que como o próprio nome já diz, é o serviço que você contrata para manter algo (ou até alguém) em segurança caso ocorra algo.

Então usando o exemplo do seguro imobiliário (em alguns casos chamado de seguro patrimonial), você mantém a sua casa ou apartamento – e até outros tipos de residência – resguardados em caso de incêndio, furto, acidentes naturais e outros casos.

Para ter acesso a isso, você paga um certo valor mensalmente de acordo com o pacote que você contratar que está detalhado na apólice.

Esse valor vai variar não só de empresa para empresa, como também de acordo com o que você quer incluir. Então, quanto mais benefício você ter acesso, mais caro o pacote vai ficando.

Confira os principais tipos de seguros:

E muitos outros tipos.

O que é o prêmio do seguro?

Mas no meio disso tudo, onde entra o prêmio do seguro?

Na verdade, o prêmio é a mesma coisa desse valor mensal que você vai pagar que mencionamos. Isso mesmo, prêmio e mensalidade do seguro são a mesma coisa. Em alguns casos, esse valor é mensal, anual e até único.

Então, se você for contratar algum tipo de seguro e ele custa mensalmente R$550, quer dizer que o prêmio do seguro é R$550.

VEJA TAMBÉM: Proauto Seguros: Confira os seguros que a empresa oferece!

Como calcular o valor do prêmio do seguro?

Na verdade, não existe um cálculo padrão para saber quanto é o prêmio do seguro, porque quem define isso é a seguradora onde você contrata o serviço.

Então a resposta que nem todos gostam mas é a realidade: depende!

Mas calma, porque há alguns fatores que vão te ajudar a ter uma noção de valor antes de contratar algum tipo de seguro.

De forma resumida, quanto maior o risco, maior será o valor do seguro.

Então, por exemplo, no caso de o seguro residencial em que o imóvel fica em uma região mais perigosa, provavelmente o valor do prêmio será mais caro. Além disso, se ele tiver ampla cobertura e incluir muitas assistências, o valor pode aumentar mais ainda.

Se você quiser ter uma noção, é possível solicitar para a seguradora e assim ter uma noção de quanto vai ficar.

Então, para fazer a cotação de um seguro auto, por exemplo, você deve fornecer os dados do veículo, dados das pessoas que vão conduzir e veículo e outras informações importantes que a empresa solicitar.

Tudo isso deve estar na apólice – que nada mais é do que o contrato completo do serviço que você contratou.

Prêmio x indenização: Principais diferenças

Outro termo muito comum é indenização, o que muitos até acham que se parece com o prêmio, mas são diferentes.

Prêmio é o valor que você paga para ter direito às coberturas e serviços da empresa caso algo ocorra, já a indenização é o valor/pagamento que você recebe para cobrir o serviço que você recebe.

Ou seja, o primeiro é o valor que você dá e o segundo é o valor que você recebe.

LEIA TAMBÉM: O que é seguro de vida? Entenda e veja como funciona!

O que acontece caso o prêmio atrase?

Caso o valor do prêmio não seja pago, o seu seguro pode ser pausado e dependendo do caso, até pode ser cancelado!

Nesses casos, a pessoa que contrata o serviço não terá direito à indenização se em algum momento precisar e o serviço não estiver regulado.

Todas as condições de como o serviço funciona e pagamento estão registradas na apólice, então sempre que tiver alguma dúvida em relação ao que fazer.



Escrito por Thiago Sousa Redator

Estudante de Línguas Estrangeiras Aplicadas (LEA-MSI) na UnB. Conteudista, apaixonado por tecnologia e poliglota que usa o marketing de conteúdo para proporcionar acesso fácil à educação sobre finanças pessoais.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.