Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
isca
Não

Parcelar o cheque especial: veja se vale a pena

Confira se é possível parcelar o cheque especial e como fazer!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 24 de Novembro de 2023

Parcelar o cheque especial é uma dúvida muito mais comum do que podemos imaginar, pois é uma função que pode trazer um alívio financeiro no curtíssimo prazo.

Muitos brasileiros ainda utilizam o cheque especial. Porém, a maior parte deles não sabe sobre as taxas de juros nem as formas de pagamento.

Afinal, parcelar o cheque especial vale a pena? Como funciona esse serviço dos bancos? Leia o artigo completo e entenda!

VEJA TAMBÉM: Cheque especial: como funciona e quando contratar?

O que é cheque especial?

O cheque especial é um tipo de empréstimo do banco, que pode ser usado a curto prazo. Como o valor é pré-aprovado e não há comprovação de renda, ele é mais fácil de usar.

O valor do cheque especial já aparece no seu extrato bancário.

Assim que acaba o saldo que você possui na sua conta, pode continuar realizando transações como compras e transferências utilizando esse valor.

O limite do valor do cheque especial varia de acordo com diversos fatores, como a instituição bancária na qual possui conta, o tipo de conta que possui, sua renda e o quanto movimenta seu dinheiro.

Regras do cheque especial

O Banco Central anunciou em 2018 quatro novas regras do cheque especial, seu objetivo é prevenir que os consumidores acabem adquirindo essa linha de crédito sem querer.

A regras do cheque especial são:

  • Banco avisar que o cliente está usando o cheque especial: assim que você usar o limite do cheque especial, o banco precisará te notificar.
  • Informação transparente: o limite pré aprovado no cheque especial precisa estar no extrato da sua conta, mas de forma separada do seu saldo.
  • Banco precisa oferecer negociações: você pode conversar com o banco e pedir um acordo de dívida ou parcelamento.
  • Opções de crédito viáveis: se a sua dívida do cheque especial estiver maior do que 15% do seu limite de crédito e por mais do que 30 dias, então o banco é obrigado a te oferecer outra modalidade de crédito com juros reduzidos.

Cuidados ao utilizar o cheque especial

Mas tenha cuidado, como o cheque especial entra de forma quase automática, muitas pessoas acabam esquecendo que é um tipo de empréstimo.

E como o dinheiro não é seu e sim do banco, é necessário realizar o pagamento com juros. E as taxas de juros do cheque especial costumam ser uma das mais altas, o que pode acabar te prejudicando.

Assim como o uso do limite do cheque especial é praticamente automático, seu pagamento segue o mesmo princípio. 

Assim, sempre que você receber um pagamento ou transferência de dinheiro, ele será usado pelo banco para abater essa dívida, independente se você tiver outras contas para pagar.

O ideal seria utilizá-lo somente para situações emergenciais para não correr o risco de entrar em inadimplência.

Porém, sabemos que não é sempre assim e muitas pessoas acabam contraindo dívidas por isso.

LEIA TAMBÉM: Talão de Cheque e Cheque Especial: Qual a Diferença?

Parcelar cheque especial, é possível?

Muitos ainda têm a seguinte dúvida: se eu parcelar o cheque especial, o que acontece? Também é preciso entender se isso é possível.

Se você acabou adquirindo uma dívida alta com o cheque especial, você pode sim parcelar esse valor. É possível negociar a dívida e solicitar o parcelamento.

Normalmente, os bancos podem oferecer parcelamento de dívidas acima de 200 reais. Mas, verifique as taxas de juros no momento da renegociação para ver se vale a pena.

As condições desse parcelamento vão depender da sua instituição bancária e o tipo de contrato que você possui. Após parcelar, a fatura é enviada todo mês para pagamento.

Caso negocie para parcelar sua dívida, terá um prazo maior para pagamento. Como foi mencionado, os juros ainda serão altos, porém fixos e menores que os do próprio cheque especial.

Exemplo de como parcelar o cheque especial

Para entender melhor a negociação, daremos o exemplo do Banco do Brasil. Para negociação, é preciso ter conta no banco, ser cliente pessoa física e possuir crédito disponível.

Após a negociação, o prazo máximo para pagar é de 36 meses, sendo que a primeira parcela deve ser quitada em até 59 dias e a taxa de juros varia conforme perfil do cliente.

Você pode negociar presencialmente em uma agência ou por meio do Internet Banking do Banco do Brasil, na linha “BB Crédito Parcelamento de Cheque Especial” ou na opção “parcele” no próprio extrato da conta corrente.

Isso também serve para outros bancos, como no caso de negociar o cheque especial Itaú.

Parcelar cheque especial vale a pena?

Parcelar o cheque especial pode ser uma opção a considerar, mas é importante avaliar cuidadosamente antes de tomar essa decisão.

O cheque especial geralmente tem taxas de juros altas, o que pode resultar em custos adicionais significativos ao longo do tempo.

Antes de optar por parcelar, verifique se você pode obter uma taxa de juros mais baixa em outras formas de crédito.

Compare as opções disponíveis, leve em consideração sua capacidade de pagamento e avalie se o parcelamento é a melhor escolha para sua situação financeira.

CONTINUE LENDO


Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.