Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Como limpar nome: 5 dicas para 2024

Veja como sair das dívidas e limpar o nome de forma prática com as dicas que preparamos. Confira!

Artigo escrito por Lívia Portela em 30 de Dezembro de 2023

Sair das dívidas é um desafio para milhões de brasileiros todos os anos, e saber como limpar o nome é a chave para esse processo.

Os benefícios de limpar o nome vão além da simples melhoria da pontuação de crédito. Na verdade, esse é um passo fundamental para retomar o controle de suas finanças.

Então, confira a seguir o conteúdo que preparamos sobre como limpar nome e sair das dívidas o mais rápido possível. Boa leitura!

VEJA TAMBÉM: Como saber se meu nome está sujo e o CPF negativado? Confira!

Como limpar o nome de forma prática

Ter o nome limpo dá a uma pessoa a possibilidade de obter crédito em condições mais favoráveis e abre portas para oportunidades como alugar um imóvel ou até mesmo conseguir emprego em certas áreas.

Ou seja, limpar o nome não resolve apenas o problema imediato das dívidas, mas cria condições para um futuro mais estável. Então veja a seguir passos para recuperar sua segurança financeira.

Entenda a sua situação financeira

Para quem está com a situação financeira comprometida e o nome sujo, é crucial entender as razões por trás disso.

Há várias possibilidades para que uma pessoa deixe de ter o nome limpo, que podem ser atrasos no pagamento do cartão de crédito, empréstimos não pagos ou mesmo contas em aberto.

Nessa etapa, o mais importante é mapear suas dívidas e entender o que motivou cada uma delas, para então começar a procurar a melhor solução.

Tenha um planejamento financeiro e orçamentário

Planejar-se financeiramente é uma das chaves para alcançar as suas metas e, finalmente, livrar-se das dívidas.

E para isso, é preciso criar um plano detalhado para organizar suas finanças. O primeiro passo, então, é analisar os seus gastos mensais e as suas fontes de receita.

Nesse fase, uma boa ideia é utilizar uma ferramenta de controle como o gerenciador financeiro da Mobills para tornar o processo mais prático.

Mobills Cartões e Crédito

Avaliação Mobills
4.8 153
Avaliação Mobills
Site seguro
Download O download é gratuito, assim como a consulta de perfil para escolha do melhor cartão de crédito e consulta do CPF.
Descubra o cartão ideal Com apenas quatro perguntas, responda o Quiz e descubra o cartão ideal para o seu perfil de consumidor.
Consulta de CPF Faça a consulta do seu CPF gratuitamente e descubra se ele está regular para pedido de cartões.
Recomendações de Empréstimos Descubra quais bancos e correspondentes têm crédito sugerido para você!
Site seguro
  • Mais informações
    O aplicativo Mobills Cartões e Contas é ideal para quem busca um cartão de crédito de acordo com o seu perfil de consumo.
    Com apenas 4 cliques, o app Mobills Cartões e Contas indicará três opções e ainda permite que você saiba se está com restrição no seu CPF gratuitamente.

Em seguida, analise os seus gastos mensais e elimine as despesas não essenciais. Aqui, também é importante separar uma parte do seu orçamento para quitar as dívidas.

Estabeleça metas realistas e, se necessário, busque formas de obter uma renda extra para alcançar os seus objetivos.

Conheça suas dívidas e possibilidades de negociação

Após mapear as dívidas e descobrir exatamente quais são, é hora de organizá-las. Aqui, o ideal é fazer uma lista com todos os débitos, desde os menores até os maiores.

Na hora de escolher as prioridades, dê preferência àquelas dívidas com juros mais altos e entre em contato com os credores para negociar formas de pagamentos viáveis.

Considere fazer uma consolidação de dívidas ou trocar dívidas mais caras por dívidas mais baratas. Por exemplo, se você tem uma dívida no cartão de crédito, com taxas altas ou mesmo juros abusivos, fazer um empréstimo com juros razoáveis pode ser a melhor solução para quitá-la.

Negocie e quite as dívidas

Uma das partes mais importantes do processo de limpar o seu nome é a hora de negociar as dívidas e quitá-las. Não à toa, muitas pessoas ficam confusas na hora de priorizar débitos e negociar condições.

Como já falamos, na hora de escolher a qual dívida dar prioridade, é importante escolher as que têm taxas de juros mais elevadas, pois elas tendem a crescer e sair do controle mais rapidamente.

Ao negociar com credores, seja honesto sobre sua situação financeira e proponha soluções concretas. Ofereça um valor que caiba no seu orçamento e seja consistente nos pagamentos.

Ainda que as parcelas sejam baixas, pagá-las em dia demonstrará o seu comprometimento e evitará novas multas e juros.

VEJA TAMBÉM: Como renegociar dívidas: tire suas dúvidas || Aprenda a calcular a amortização da dívida

Monitore e reabilite suas finanças

Após quitar as dívidas, é importante continuar monitorando de perto as suas finanças. Manter o controle financeiro é um processo ativo, e que deve envolver toda a família.

No entanto, com a devida educação financeira, a tendência é que a disciplina nos gastos se torne cada vez mais natural.

E o melhor é que, com ela, será possível reconstruir a sua pontuação de crédito e restaurar a sua saúde financeira.

Controle financeiro e novas oportunidades

Apesar de ser um processo desafiador, limpar o nome é essencial para restaurar a estabilidade financeira. Afinal, um nome sujo cria diversas restrições no mercado.

Ao seguir os passos para mapear suas finanças, criar um planejamento financeiro, negociar com os credores, quitar as dívidas e monitorar seu progresso é possível não só aumentar o seu score de crédito, como restaurar a confiança na sua capacidade de gerenciar essa área da sua vida.

Com um nome limpo, é possível ter acesso a melhores condições de crédito para diversos fins, como empréstimos, financiamentos ou alugueis. Dessa forma, portas se abrem para oportunidades que antes pareciam inalcançáveis.

Por isso, ainda que esse processo exija comprometimento e paciência, vale a pena pensar no longo prazo e investir na reestruturação e educação financeira de forma contínua.



Escrito por Lívia Portela Redatora Web

Lívia é formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará e, atualmente, estuda Marketing Digital na Universidade Estácio de Sá. Descobriu no Marketing uma paixão pela comunicação, onde exerce seu trabalho produzindo conteúdo sobre finanças pessoais, produtos e serviços financeiros utilizando as técnicas de SEO.

  • Estrategista de Marketing em formação;
  • Advogada.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.