Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
anual

Sabe o que é contracheque e para que serve? Veja agora quem tem direito!

Já ouviu falar em contracheque? Se sim, mas não sabe ao certo o que é, leia o artigo e entenda!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 16 de Janeiro de 2024

Já sabe o que é contracheque ou holerite? Caso não, fique despreocupado(a), pois aqui esse conceito será totalmente esclarecido.

Todo trabalhador de carteira assinada recebe um salário, que pode ser acrescido de benefícios, gratificações e descontos.

O contracheque – ou holerite – é onde o trabalhador vai saber com todos os detalhes sobre tudo da sua remuneração, como as verbas recebidas ou quaisquer descontos.

A seguir, saiba o que é contracheque, quem o recebe e qual a importância desse documento para os trabalhadores. Boa leitura!

O que é contracheque?

O contracheque é um documento que é entregue ao trabalhador com informações detalhadas sobre a sua remuneração.

Entende-se por remuneração como sendo todo o conjunto de valores que o trabalhador ganha da empresa ou empregador, somando salário, benefícios e gratificações.

Nesse documento, além da remuneração detalhada, também vem todos os descontos e o valor dos salários bruto e líquido separadamente, além dos rendimentos, contribuições e todos os detalhes referentes àquele pagamento.

VEJA TAMBÉM: Descubra o que é salário bruto e veja quais os descontos são feitos

Quem recebe o contracheque?

O documento deve ser emitido pelos empregadores aos seus funcionários, sejam eles de repartições públicas ou privadas.

O contracheque é emitido mensalmente, ou seja, a cada salário pago ao funcionário.

Em alguns casos, pode ser emitido em outros períodos, como quinzenalmente, de acordo com a forma de pagamento – muito comum em empresas cujo funcionário recebe o famoso “adiantamento de salário”.

Qual é a importância do contracheque?

O contracheque ajuda o trabalhador para que ele entenda o cálculo do salário e saiba exatamente quanto recebeu e quanto foi descontado.

Ele é basicamente uma forma de prestação de contas ao trabalhador.

Além disso, ele também é um excelente comprovador de renda e pode ajudar o funcionário a receber vários tipos de produtos financeiros do mercado, como:

O contracheque também pode conter registros de horas extras, férias e décimo terceiro salário, bem como recolhimento de FGTS, vale-transporte, entre outros.

O que diz a CLT sobre o contracheque?

Muitos acreditam que o contracheque foi criado pela empresa privada e é apenas mais uma burocracia ou trâmite para as rotinas trabalhistas, mas não.

O contracheque, ou holerite, é um documento previsto em lei pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), onde menciona que o pagamento do salário deve ser feito mediante comprovação por recibo.

O dispositivo está contido no artigo 464 da legislação trabalhista. Veja a seguir!

O pagamento do salário deverá ser efetuado contra recibo, assinado pelo empregado; em se tratando de analfabeto, mediante sua impressão digital, ou, não sendo esta possível, a seu rogo. Parágrafo único – Terá força de recibo o comprovante de depósito em conta bancária, aberta para esse fim em nome de cada empregado, com o consentimento deste, em estabelecimento de crédito próximo ao local de trabalho.”

CONTINUE LENDO


Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.