Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
epico
Não
evergreen

O que é Qualidade de Vida? Confira 5 Passos Para Conquistá-la!

Desfrutar da qualidade de vida é um sonho de milhares de pessoas e, para conquistá-la, é importante adotar hábitos que beneficiam seu bem-estar. Descubra quais são!

Artigo escrito por Jennifer Figueiredo em 07 de Julho de 2023

Ter qualidade de vida é, atualmente, um dos maiores objetivos para as pessoas, uma vez que essa é uma meta que impacta em várias outras da vida.

Viver com qualidade pode ser diferente para cada um, uma vez que isso depende das experiências, aprendizados, oportunidades e, também, da educação financeira que aquela pessoa teve ou tem.

Então, para ajudar a entender melhor as questões em torno deste assunto, acompanhe a seguir as dicas valiosas, que foram selecionadas direto da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde.

Boa leitura!

O que é qualidade de vida?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) explica o conceito de qualidade de vida da seguinte maneira: “É a percepção que o indivíduo tem sobre a sua posição na vida, o que engloba o contexto cultural, os valores vivenciados, objetivos e metas, bem como expectativas, padrões e preocupações”.

Com essa definição sobre o que é qualidade de vida, é possível afirmar também que essa é uma busca constante por estar sempre pleno, feliz e saudável. 

Porém, é importante ter bastante cuidado, pois essa busca pode ser intensificada por um turbilhão de postagens nas redes sociais, como Instagram ou TikTok.

Essas e outras insatisfações que envolvem o cotidiano levam ao questionamento: Será que eu realmente tenho qualidade de vida?

Para essa resposta, é importante lembrar o que foi dito anteriormente: Viver com qualidade pode ser diferente para cada um.

Mas afinal, como conseguir uma melhor qualidade de vida? Veja a seguir.

5 Dicas para ter uma boa qualidade de vida + Dica extra

Apenas a definição de o que é qualidade de vida pode não ser suficiente para entender como alcançá-la. Na verdade, este é um processo contínuo e, uma vez iniciado, deve ser mantido por toda a sua existência.

A partir desse entendimento, veja os 5 passos para alcançar uma vida com mais qualidade, baseados no livro “Qualidade de Vida” (2012), publicado pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.

Tenha hábitos saudáveis

Saúde e qualidade de vida estão intimamente ligados, afinal, o que adianta conquistar todas as suas metas e não estar saudável para aproveitar o melhor disso?

Por esse motivo, adote hábitos saudáveis, como:

  • Alimentação saudável, equilibrada e nutricional;
  • Não fumar;
  • Não exagerar no consumo de álcool e café;
  • Descansar e dormir 8 horas por dia;
  • Praticar atividades físicas ou esportivas;
  • Ter momentos de lazer com regularidade;
  • Encarar e resolver os problemas com positividade;
  • Administrar melhor o tempo;
  • Cultivar a leveza e o bom humor.

Trabalhe para viver e não o contrário

Ter uma oportunidade de emprego é o desejo de milhões de profissionais no mercado, contudo, é bom que haja um equilíbrio entre essa responsabilidade e a sua vida pessoal.

Nesse sentido, o trabalhador pode:

  • Planejar suas férias anuais e ter um tempo de descanso das obrigações;
  • Não levar o trabalho para casa. No caso do home office, não ultrapassar o tempo de sua jornada de trabalho;
  • Manter o ambiente de trabalho organizado: limpeza, iluminação, ventilação;
  • Ter uma posição ou um acento confortável para a execução da atividade;
  • Em momentos de tensão, procurar esfriar a mente, relaxar, respirar e então voltar ao foco.

Movimente seu corpo, pratique atividades físicas

Atividades físicas e esportivas são mais do que indicadas para o bem-estar físico e também mental, o que ajuda a promover a qualidade de vida.

Algumas formas de se exercitar, são:

  • Fazer 30 minutos de atividade física por dia, de sua preferência;
  • Escolher as escadas no lugar do elevador;
  • Ir caminhar com seus filhos, seu pet, amigos ou sozinho;
  • Praticar um esporte, musculação, dança, luta, yoga, pilates ou outra atividade;
  • Alongar-se antes ou após as atividades, ao acordar, antes do trabalho etc.;
  • Respeita os limites do próprio corpo e ficar atento a qualquer sinal de dor ou incômodos.

Movimentar o corpo contribui para saúde de modo geral, podendo melhorar as noites de sono, aumentar a autoestima, além de ter benefícios psicológicos por meio da liberação de endorfina no corpo.

Vale destacar que, antes da prática de atividades é importante passar por avaliação e acompanhamento de um profissional da saúde e instrutor físico.

Tome sol com segurança

O Sol contribui muito para o bem-estar e saúde do ser humano já que a luz solar estimula a produção de vitamina D, cálcio, diminui as chances de depressão, aumenta imunidade, melhora o sono e produz melanina.

Então, ao reservar alguns minutos do dia para se expor a luz natural, pode fazer com que você se sinta mais próximo de viver com mais qualidade. Contudo, observe alguns cuidados para fazer isso com segurança:

  • Prefira horários mais frescos do dia para ficar no sol (antes das 10h e após as 16h);
  • Aplique protetor solar pelo menos alguns minutos antes da exposição;
  • Utilize óculos de sol, caso a luz incomode a vista;
  • Ao andar na rua em horários quentes, prefira a sombra, utilize chapéu ou boné e roupas claras.

Cuide da alimentação

Alimentação saudável não é só dieta, muito menos jejum. Por isso, preste atenção em como, quando e o que você está ingerindo e levando para dentro do seu corpo.

A qualidade de vida está no autocuidado e isso inclui alimentar-se bem e corretamente, como:

  • Ter, pelo menos, cinco refeições por dia: café da manhã, lanche, almoço, lanche e janta;
  • Ingerir diferentes frutas, verduras e legumes, todos os dias;
  • Evitar alimentos industrializados, instantâneos e bebidas com excesso de açúcar, como refrigerantes;
  • Hidratar-se com pelo menos dois litros de água por dia;
  • Concentrar-se na hora da refeição, mastigando bem os alimentos e com calma;
  • Evitar utilizar a comida como fuga para outros problemas.

Dica extra: Cultive a Educação Financeira

De educação financeira nós entendemos muito bem e as finanças estão presentes em todas as atividades e contextos do cotidiano.

Por isso, é praticamente impossível falar sobre qualidade de vida sem levar em conta o orçamento pessoal, que possibilita obter os instrumentos necessários para alcançar esse objetivo.

Então, para te ajudar ter o controle das finanças conheça nosso curso Planejamento Financeiro na Prática!

Além deste curso completo, você também pode navegar por este blog e conferir em detalhes as melhores dicas de gestão financeira, tais como:

  • Ter mente aberta para oportunidades financeiras;
  • Ser capaz de analisar e diagnosticar sua situação financeira;
  • Manter a saúde das finanças e livrar-se de dívidas;
  • Planejar melhor o que fazer com o dinheiro que sobra do orçamento;
  • Reduzir gastos desnecessários, promover economia e mudar hábitos;
  • Aumentar a receita por meio de atividades que geram renda extra.

Mobills: Finanças e Cartões

Avaliação Mobills
4.5 150
Avaliação Mobills
URL verificada
Plataforma Android, iOS e Web.
Funcionalidades Controle de contas, cartões planejamentos e objetivos.
Preço Menos de R$8,40 por mês para ter suas contas em dia.
Benefícios App com ótima usabilidade e Design.
URL verificada
  • Mais detalhes do Mobills
    • Conecte suas contas e cartões: Saiba para onde o seu dinheiro está indo com nossas integrações automáticas. Gerencie todos os seus gastos e evite o cheque especial, o empréstimo com maior taxa de juros do mercado;
    • Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
    • Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.

Benefícios de manter uma boa qualidade de vida

Ter uma vida com mais qualidade resulta em diversos benefícios para seu bem-estar em muitos aspectos. Confira alguns deles a seguir!

Saúde física

Quer um benefício melhor do que ter um corpo saudável, forte e disposto a encarar os desafios diários? Esta seria a realidade de uma pessoa que sabe o que é qualidade de vida.

Porém, segundo um estudo da Fiocruz e UFMG com 44.062 brasileiros, 62% dos entrevistados alegaram que não praticaram qualquer tipo de exercício durante o ano de 2020.

Mas, você pode pular fora da estatística do sedentarismo! Para isso, planeje uma rotina equilibrando atividades físicas, alimentação adequada e descanso.

Por fim, sempre considere a possibilidade procurar ajuda profissional, como nutricionista, instrutores, clínicos etc. Assim, poderá conquistar além da saúde física, maior expectativa de vida.

Saúde mental, psicológica e emocional

As preocupações e adversidades da rotina podem levar qualquer pessoa ao cansaço mental. Dessa forma, muitos que almejam a qualidade procuram fazer a manutenção da saúde psicológica e emocional.

Como isso é possível? Cultivando experiências que tragam sensações prazerosas de bem-estar, descontração, felicidade e relaxamento.

Nesse sentido, também é muito importante fazer o acompanhamento com profissionais como psicólogos, psiquiatras. No mais, sempre dialogue com pessoas de sua confiança.

Relações e ciclos sociais saudáveis

Parte de seu humor, preocupações e satisfações geralmente estão ligadas às suas relações sociais, ou seja, com quem você se comunica.

Esse ciclo de convivência engloba família, colegas do trabalho, pessoas do curso, amigos e desconhecidos. Por isso, ao ter mais qualidade de vida é possível cultivar relações mais saudáveis com outras pessoas.

Dessa forma, fica mais simples dialogar, lidar com suas emoções, expectativas, cumprir ordens, dar seu ponto de vista, se expressar e socializar de modo geral.

Conhecimentos e habilidades

A capacidade de aprender e executar está intimamente ligada a todos benefícios que mencionamos anteriormente. Assim, percebemos que as ações caminham juntas pelo mesmo propósito: conquistar qualidade de vida.

Nesse sentido, quando uma pessoa é saudável, com os pensamentos organizados e estando bem resolvida com as pessoas a sua volta, é possível tirar um tempo para investir em novos conhecimentos e habilidades.

Um bom exemplo no âmbito financeiro são dos que conseguem sair das dívidas ao aprender a gerenciar as finanças. E então, ter a capacidade de economizar, poupar e investir.

Hábitos que prejudicam sua qualidade de vida

Ao longo deste conteúdo abordamos as principais dicas e passos que ajudam a ter uma vida com mais qualidade.

Nessa lógica, é natural que hábitos opostos aos que fazem bem, prejudiquem essa vivência. Por isso, é importante criar um sinal de alerta e evitar ao máximo o desgaste de situações como:

  • Trabalhar em excesso;
  • Dormir pouco ou passar noites em claro;
  • Ter uma alimentação rica em sódio, açúcares, carboidratos e gordura;
  • Deixar de praticar atividade física;
  • Consumir álcool;
  • Fumar;
  • Perder o controle das despesas e entrar no vermelho.

Principais indicadores de qualidade de vida

Quando se trata de viver com qualidade, logo se percebe que há múltiplas questões que envolvem esse universo, como: parâmetros sociais, de saúde, de segurança, econômicos, educacionais, culturais e outros.

Nesse sentido, os principais indicadores objetivos de qualidade de vida, podem ser listados pela capacidade de satisfazer as necessidades elementares de um cidadão:

  • Saúde (física e mental);
  • Educação (básica, superior e técnica);
  • Ganhar dinheiro (trabalho formal ou autônomo);
  • Moradia e saneamento básico;
  • Alimentação;
  • Bens materiais.

Enquanto que, pelo lado subjetivo, trata-se da satisfação pessoal dos indivíduos, como:

  • Ter um tempo de sono e descanso com qualidade;
  • Não ter vícios nocivos à saúde;
  • Alimentar-se de forma saudável;
  • Praticar exercícios;
  • Estudar algo que goste;
  • Ser organizado com as coisas e com o tempo;
  • Procurar ajuda profissional, sempre que houver necessidade;
  • Ter controle financeiro.

Você pode querer saber também

Como classificar qualidade de vida?
O que significa ter uma boa qualidade de vida?
Qual o órgão que mede o índice de qualidade de vida?
Quais os benefícios de uma boa qualidade de vida?
Quais são os indicadores de qualidade de vida no trabalho?
Quais as qualidades de vida?

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), qualidade de vida envolve o bem-estar físico, mental, psicológico, emocional e espiritual de uma pessoa.

Importância de manter uma boa qualidade de vida

Construir um cotidiano com qualidade de vida, sem dúvidas, resulta em experiências e sensações positivas para cada indivíduo.

Mas, é compreensível que nem sempre uma pessoa é responsável por algo negativo que ocorre em sua vida. Contudo, sempre que algo bom estiver ao seu alcance e isso lhe proporcione satisfação e bem-estar, faça!

Por outro lado, é importante considerar que alguns prazeres podem ser momentâneos e, por isso, é preciso pensar além, planejar os detalhes e então executar.

Um exemplo prático disso são as compras por impulso. Portanto, as pessoas adquirem bens que nem mesmo precisam, em prol do bem-estar momentâneo.

Dessa forma, é importante ter cuidado! A vida sem imprevistos financeiros pode valer muito mais a pena do que as preocupações de pagar uma conta que extrapolou seu orçamento.

Por isso, para te ajudar a manter a qualidade de vida, certifique-se de que sua vida financeira também esteja saudável, afinal, essa é uma métrica que impacta em várias outras.



Escrito por Jennifer Figueiredo Jornalista

Jornalista pela Universidade do Oeste Paulista, Analista de conteúdo e Redatora há 5 anos, apurando e escrevendo sobre educação, produtos e serviços financeiros.

  • Jornalista;
  • Analista de Conteúdo;
  • Redatora Web e SEO sobre produtos financeiros desde 2018.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

Notifique-me de novos comentários via e-mail.

.
.