Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Microempreendedor individual: veja 4 vantagens de ser MEI

Está querendo se formalizar como MEI, mas não sabe se é vantajoso? Quer saber se vale a pena? Confira algumas vantagens de ser MEI e decida!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 21 de Maio de 2023

Para quem não sabe, MEI é a sigla de ‘microempreendedor individual’, que é um modelo empresarial simplificado que tem como principal objetivo dar respaldo aos trabalhadores informais.

Afinal, são milhares de profissionais que exercem suas atividades sem carteira assinada e não têm quaisquer benefícios e regularização.

Quem se enquadra neste modelo passa a ter um cadastro como pessoa física e registro junto à Receita Federal, portanto, garantindo a sua formalidade e da atividade exercida.

Mas, será que as vantagens de ser MEI são reais e vale a pena? Já sabe como se tornar um e quais são os requisitos? 

Veja a seguir mais detalhes e algumas vantagens para ficar de olho!

4 vantagens de ser MEI

Como dito acima, o MEI surgiu com a finalidade de dar formalidade a profissionais autônomos que exercem suas atividades de forma independente – ou seja, são aqueles que não têm carteira assinada e nem amparo de empresas.

Se você deseja abrir o próprio negócio e ainda tem dúvidas sobre as vantagens do MEI, veja a seguir uma lista com algumas para te ajudar a decidir!

VEJA TAMBÉM: 6 Dicas essenciais sobre como abrir um MEI Gratuitamente

CNPJ

Uma das vantagens é que a partir de agora você passará a ter um CNPJ.

Isso mesmo, ainda que seja uma pessoa física e não precise necessariamente abrir uma empresa, você passará a ter um CNPJ vinculado ao seu CPF. 

O MEI também pode atuar de forma independente, sem precisar de um negócio aberto, ou seja, prestando serviço.

Ter um CNPJ pode te oferecer descontos em algumas ocasiões, bem como benefícios em eventos e até mesmo ter acesso a linhas de crédito.

Emissão de nota fiscal

Quer mais uma novidade excelente? Ser MEI vai te permitir emitir nota fiscal!

Dessa forma, você vai poder prestar serviço e formalizar isso por meio de um documento oficial e que tem peso, além de respaldo tanto jurídico quanto do governo.

Portanto, qualquer valor cobrado em um produto ou serviço pode ser registrado por você e é até mesmo um benefício para você citar ao seu cliente.

Emitir nota fiscal dá credibilidade, pois a pessoa que comprar com você terá mais confiança e segurança de que não é nenhum golpe, por exemplo.

Direitos do trabalhador

Se registrado enquanto microempreendedor individual (MEI) vai te garantir vários direitos que são concedidos a um trabalhador formal, por exemplo:

  • Aposentadoria;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-maternidade;
  • Auxílio-reclusão;
  • Pensão por morte;
  • Seguro-desemprego.

Linhas de créditos personalizadas

O microempreendedor individual pode encontrar opções de linhas de créditos para empréstimos e financiamento com desconto. 

Sim, é isso mesmo, o MEI recebe propostas personalizadas e tem mais facilidade de aprovação junto aos bancos.

Isso acontece pelo fato do faturamento e comprovação de renda, além disso, o MEI pode ter direito a taxas de juros mais baixas e melhores condições de pagamento.

VEJA TAMBÉM Aprenda como ativar o débito automático MEI e os bancos disponíveis



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.