Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
investimentos
isca
Não
semestral

Qual é o rendimento da poupança da Caixa hoje? Confira!

Você sabe quanto rende um investimento na poupança da Caixa? Leia o artigo e descubra!

Artigo escrito por Marcos Vitor em 28 de Fevereiro de 2024

Investir através de um grande banco é sinônimo de segurança e solidez. Por isso, é importante saber qual é o rendimento da poupança da Caixa hoje. 

Dessa forma, será possível comparar esses produtos com outros ativos financeiros e, assim, tomar uma decisão de investimento mais consciente. 

Nesse artigo, conheceremos qual é e como funciona o rendimento da poupança da Caixa hoje. Então, vamos nessa?

VEJA TAMBÉM: Qual o rendimento da poupança hoje? (Valores Atualizados)

Rendimento da poupança da Caixa hoje 

Um dos principais produtos financeiros oferecidos pela Caixa Econômica Federal é a Caderneta de Poupança. Mas, qual é o seu rendimento hoje? 

O rendimento da poupança da Caixa hoje está em 0,5% ao mês mais Taxa Referencial ou 6,17% ao ano mais Taxa Referencial. 

Isso porque, a taxa Selic está acima de 8,5% ao ano, então o rendimento da poupança da Caixa passa a ter uma taxa fixa no ano acrescida da Taxa Referencial. 

Lembre-se que o cenário econômico sempre está em mudança, o que provoca uma alteração da taxa Selic e, consequentemente, do valor da Poupança.

Como funciona o rendimento da poupança da Caixa hoje 

O rendimento da poupança Caixa hoje segue a seguinte regra: 

  • Se a Selic for superior a 8,5% a.a, o rendimento será 0,5% a.m + Taxa Referencial; e 
  • Se a Selic for inferior a 8,5% a.a, o rendimento será 70% da taxa Selic + Taxa Referencial. 

Desde dezembro de 2021, a taxa Selic está acima de 8,5% ao ano, ou seja, desde essa data, os juros da poupança da Caixa são de 0,5% ao mês mais Taxa Referencial. 

Contudo, a Taxa Referencial não é uma taxa fixa, mas varia diariamente de acordo com o preço dos títulos públicos prefixados. 

Por isso, é Banco Central divulga diariamente qual é a Taxa Referencial do dia, o que impede que saibamos de antemão qual é o rendimento exato da poupança. 

De todo modo, para curtos períodos, como dias e semanas, a Taxa Referencial não é grande o suficiente para causas uma alteração significativa no resultado do investimento. 

Por fim, além da Caixa Econômica Federal, outros bancos também oferecem a Caderneta de Poupança para seus clientes. Mas, qual é o rendimento delas? 

Rendimento da poupança de outros bancos 

A poupança é um produto padronizado entre todas as instituições financeiras do país, isto é, independente do banco por meio do qual você investirá, você sempre terá o mesmo rendimento. 

Além disso, as regras de tributação e liquidez também são as mesmas para todos os bancos que oferecem a poupança.

Vale a pena investir na poupança da Caixa hoje?

Levando em consideração os investimentos disponíveis no mercado, podemos concluir que não vale a pena investir na poupança.

Isso porque, os juros da poupança Caixa perde para investimentos que têm o mesmo nível de risco e de liquidez. Além disso, ela vem perdendo constantemente da inflação. Veja:

Lembrando que retornos do passado não garantem que o mesmo vai acontecer no futuro.

Desse modo, seria mais interessante aplicar em títulos públicos, CDBs com liquidez diária, fundos de investimento DI ou até contas correntes remuneradas.

Essas não são recomendações de compra, apenas exemplos de onde seria possível obter rendimentos superiores à caderneta. A decisão de onde investir é sempre sua.

Consulte sempre um profissional certificado e avalie o seu nível de tolerância ao risco para escolher produtos financeiros.

CONTINUE LENDO


Escrito por Marcos Vitor Especialista em Investimentos

Marcos Vitor é consultor financeiro, economista (UFC), analista CNPI (APIMEC), especialista em investimentos (ANBIMA) e acredita no poder da educação financeira para transformar vidas.

  • Consultor financeiro
  • Economista (UFC)
  • Analista CNPI (n° 3772)
  • Especialista em Investimentos Anbima (CEA)
  • Criptomoedas (NovaDAX)

Você também vai gostar


.
.