Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
investimentos
isca
Não
semestral

IMAB11: Conheça o maior ETF de renda fixa do Brasil

O IMAB11 é o principal ETF de renda fixa, mas será que ele vale a pena? Leia o artigo e descubra!

Artigo escrito por Marcos Vitor em 03 de Outubro de 2023

O investidor brasileiro sempre investiu uma parte significativa do seu patrimônio em renda fixa. Por isso, dentre as várias formas de investir nessa classe, é importante conhecer o IMAB11. 

Isso porque, ele é o maior ETF de renda fixa do mercado nacional e oferece alguns diferenciais para o investidor. 

Contudo, o que é esse fundo e como ele funciona? Nesse artigo, conheceremos suas principais características e vantagens. Então, vamos nessa? 

O que é IMAB11 

O IMAB11 é um ETF de renda fixa criado em 2019 pelo Itaú, administrador do fundo, em parceria com o Tesouro Nacional e o Banco Mundial. 

O objetivo do fundo é acompanhar o desempenho do índice IMA-B, que é uma carteira teórica composta de títulos públicos atrelados à inflação, de curto, médio e longo prazo. 

Os títulos atrelados à inflação são os Tesouros IPCA+, que têm uma rentabilidade mista, pois rendem a inflação mais uma taxa prefixada. 

Como é um ETF, fundo de índice, o IMAB11 tem a obrigação de investir pelo menos 95% do seu patrimônio em ativos que compõe o índice de referência. 

Na tabela a seguir, vamos conhecer algumas características do IVVB11: 

Nome  IT NOW ID ETF IMA-B 
Administrador  Itaú Unibanco S.A. 
Gestor  Itaú Unibanco S.A. 
Taxa de administração  0,25% a.a  
Índice de referência  IMA-B 
Visão geral do IMAB11

IMAB11 vale a pena? 

Afinal, o IMAB11 vale a pena? Essa é a pergunta central desse artigo depois de termos analisados as principais características desse ETF. 

Para quem busca uma diversificação de títulos de renda fixa, o IMAB11 vale a pena, pois ele poupa o trabalho do investidor ter que investir individualmente em cada título. 

Além disso, o investidor estará se expondo à variação dos índices de preço, o que é muito importante tendo em visto o histórico inflacionário do Brasil. 

Contudo, você terá que pagar uma taxa de administração por esse serviço de gestão, o que pode ser bastante significativo quando a taxa de juros e a inflação estiverem mais baixas. 

De todo modo, você precisa sopesar todas as vantagens e desvantagens e fazer sua própria avaliação sobre se vale a pena ou não investir em IMAB11.

CONTINUE LENDO


Escrito por Marcos Vitor Especialista em Investimentos

Marcos Vitor é consultor financeiro, economista (UFC), analista CNPI (APIMEC), especialista em investimentos (ANBIMA) e acredita no poder da educação financeira para transformar vidas.

  • Consultor financeiro
  • Economista (UFC)
  • Analista CNPI (n° 3772)
  • Especialista em Investimentos Anbima (CEA)
  • Criptomoedas (NovaDAX)

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.