Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
evergreen

Filmes de empreendedorismo para assistir: confira os 15 melhores!

Assistir filmes de empreendedorismo pode te dar boas ideias no seu negócio. Conheça algumas obras inspiradoras.

Artigo escrito por Claudia Borges em 27 de Junho de 2023

Começar a empreender é um passo muito importante na vida de qualquer pessoa, por isso deve ser algo bem pensado. Existem diversos livros, cursos e filmes de empreendedorismo que podem dar uma boa ajuda para quem está começando.

Empreender deve ser algo bem elaborado e estudado, pois assim as chances de dar certo são maiores. Por outro lado, caso algo dê errado você estará preparado para corrigir o fluxo, certo?

Esses filmes são ótimas ajudas para isso: auxiliar o empreendedor no quesito motivacional e servir, inclusive, como uma grande fonte de inspiração.

Por esse motivo, preparamos algumas sugestões de filmes de empreendedorismo para servir como inspiração para todas as pessoas que desejam empreender. Vamos lá?

TOP 15 filmes de empreendedorismo para assistir

  1. Fome de poder;
  2. Walt antes do Mickey;
  3. Steve Jobs;
  4. O Lobo de Wall Street;
  5. À procura da felicidade;
  6. O jogo da imitação;
  7. Joy: o nome do sucesso;
  8. Cidadão Kane;
  9. Coco antes de Chanel;
  10. Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento;
  11. Um senhor estagiário;
  12. Girlboss;
  13. A Rede Social;
  14. A Vida e a História de Madam C.J. Walker;
  15. O menino que descobriu o vento.

1. Fome de poder

Você certamente conhece o Mc Donalds, certo? Mas você sabia que a história de criação dessa super rede de fast food é recheada de empreendedorismo e lições sobre acreditar na sua marca?

Pois é, disponível na Netflix, o filme aborda o nascimento da marca, a concepção de um dos mais bem sucedidos modelos operacionais já criados e principalmente as injustiças de uma negociação mal feita.

2. Walt antes do Mickey

A adaptação cinematográfica da biografia do Walt Disney também não poderia ficar fora dessa lista, afinal ele criou o rato mais amado do mundo, não é?

O filme, que pode ser assistido no Amazon Prime Vídeo, mostra como foi o começo do empresário, a criação do Mickey, as dificuldades de aceitação e até os tombos que ele levou até conseguir reconhecimento pelo seu trabalho.

3. O jogo da imitação

Estrelado por Benedict Cumberbatch, o filme conta a história do matemático britânico Alan Turing, considerado o pai da computação.

Disponível também no Amazon Prime Vídeo, o filme aborda diversas questões que Alan teve que enfrentar, como a desconfiança dos seus superiores e até de colegas de trabalho. Sendo assim, o filme fala sobre confiança nos seus ideais e no trabalho que desenvolve.

4. Steve Jobs

O criador de uma das marcas mais desejadas do mundo, Steve Jobs também teve parte da sua vida adaptada para as telonas. No filme que leva o seu nome, o magnata luta pelo que acredita ser o melhor para a sua marca, Apple.

Com lições motivacionais o filme pode ser bem inspirador. Para quem se interessou, está disponível na Netflix.

5. Joy: o nome do sucesso

Estrelado pela brilhante Jennifer Lawrence, o filme, que está disponível no StarPlus, conta a história de Joy Mangano, que mudou o mercado de vendas por telefone nos anos 90 com a criação do esfregão “Miracle Mop”.

Assistindo ao filme dá para tirar boas lições sobre empreendedorismo, acreditar nas suas ideias e procurar algo novo no simples. Além disso, é inspirador conhecer a trajetória da magnata e as dificuldades que ela enfrentou.

6. Coco antes de Chanel

Gabrielle “Coco” Chanel é, sem duvidas, uma das mulheres mais brilhantes na história da moda e a sua cinebiografia trouxe toda sua genialidade para as telas de cinema.

A história da criadora de uma das marcas mais conhecidas e amadas do mundo, disponível no Globoplay, certamente vai te inspirar a seguir seus sonhos e acreditar no seu potencial.

7. Cidadão Kane

Considerado por muitos um dos melhores filmes de todos os tempos, Cidadão Kane é uma história fictícia, que conta a vida de Charles Foster Kane, que passa de muito pobre para dono de um império.

Apesar de não ser uma história real, é possível tirar boas lições com o personagem principal em sua busca por poder e status. É possível assistir cidadão Kane no Amazon Prime Vídeo.

Outras boas opções de filmes de empreendedorismo

  • Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento;
  • Um senhor estagiário;
  • Girlboss;
  • A Rede Social;
  • A Vida e a História de Madam C.J. Walker;
  • O menino que descobriu o vento.

Por que assistir filmes de empreendedorismo?

Como dito, filmes de empreendedorismo são ótimos aliados ao precisar de uma injeção de ânimo ou criatividade.

Além disso, alguns desses filmes são baseados em fatos reais, ou seja, são histórias reais, de pessoas reais que existem e trilharam esse caminho tão duro.

Sendo assim, por que não tirar bons exemplos e até algumas lições nessas histórias?

Quando a história de alguém está sendo contada é mais fácil identificar os erros e acertos, já que não estamos emocionalmente envolvidos com ela.

Como aplicar as lições aprendidas nos filmes?

Apesar desses filmes contarem histórias de pessoas específicas, suas lutas, problemas e desafios podem ser encontrados facilmente no dia a dia de qualquer empreendedor, não é?

Dessa maneira é possível se identificar com essas questões e tirar boas ideias a partir das soluções encontradas pelos personagens.

Entretanto, nunca tome uma decisão baseado apenas nos resultados alcançados por eles, pense no seu negócio e no planejamento da sua empresa antes de tudo. Só então tome qualquer decisão.

VEJA TAMBÉM: Os melhores livros de educação financeira



Escrito por Claudia Borges Analista de Conteúdo

Jornalista em formação, apaixonada por boas histórias e por transformar a vida das pessoas através da educação financeira.

  • Jornalista;
  • Redatora Mobills.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.