Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
emprestimos-e-dividas
isca
Sim

Empréstimo Open Banking: Como acessar esse serviço

Entenda como o empréstimo funciona dentro da plataforma do Open Banking e como funciona para ter acessar a esse serviço.

Artigo escrito por Thiago Sousa em 24 de Abril de 2023

Os serviços financeiros feitos de forma digital têm se desenvolvido cada vez mais. Entre eles, hoje em dia é possível até solicitar empréstimo pelo Open Banking – e de forma segura.

O Open Banking – agora chamado de Open Finance – é um tema que tem sido amplamente discutido no mercado financeiro e seus efeitos podem ser sentidos em diversas áreas, incluindo o mercado de empréstimos.

Neste artigo, vamos explicar o conceito de Open Banking e como você consegue acessar crédito de forma simples por lá.

O que é Open Banking?

O Open Banking é uma prática que permite a troca de informações entre diferentes instituições financeiras de forma segura e padronizada.

Com o Open Banking, os clientes podem compartilhar seus dados financeiros com outras instituições, permitindo uma maior competição no mercado de serviços financeiros e a oferta de produtos mais personalizados.

Então, ao abrir uma conta em algum banco, por exemplo, você pode migrar os seus dados e histórico financeiro que estão em outro banco.

Essa função começou a funcionar em 2021 é segura pelo fato de todo esse sistema ser regularizado pelo Bacen (Banco Central do Brasil).

E o Open Finance?

Pouco tempo depois, o ‘Open Banking' passou a ser ‘Open Finance‘. Essa nova mudança permitiu a inclusão de casas de câmbio, fundos de previdência, corretoras, seguradoras e outras instiuições.

No formato anterior, o sistema só permitia troca de informações e dados de bancos e instituições. Porém, agora o cliente pode ter de fato todo o seu histórico de crédito, salário, padrão de despesas e dados financeiros compartilhado com tudo.

VEJA TAMBÉM: Banco do Nordeste empréstimo: Veja se o serviço vale a pena

Como funciona o Open Finance?

Nesse formato, o Bacen usa um sistema que possibilita a comunicação e compartilhamento entre os sistemas bancários diferentes.

Assim, a instituição disponibiliza o acesso às informações do cliente para outras instituições.

Importante: Esse compartilhamento só é feito quando o usuário ou dono da conta bancária autoriza essa troca de dados! Além disso, apenas informações financeiras necessárias são compartilhadas nesse processo.

Informações compartilhadas no Open Finance para empréstimo

Como mencionado anteriormente, somente algumas informações necessárias são compartilhadas nesse processo. Entre elas:

  • Dados cadastrais: RG, CPF, número de celular, endereço, escolaridade…;
  • Renda: Salário e outros dados de faturamento (como comprovante de renda);
  • Transações: Dados relacionado a movimentações na conta, perfil de gasto e consumo…;
  • Produtos financeiros: Quais serviços o cliente usa: cartão de crédito, empréstimo, operações de câmbios e investimentos, por exemplo.

Como o Open Banking afeta o mercado de empréstimos?

O mercado de empréstimos tem sido um dos mais impactados pela implementação do Open Banking.

Antes da sua chegada, os clientes que desejavam fazer um empréstimo precisavam procurar um banco ou instituição financeira que oferecesse a melhor taxa de juros e as melhores condições de pagamento.

Isso tornava o processo de obtenção de empréstimo bastante burocrático e desgastante.

Com o Open Banking, as instituições financeiras têm acesso aos dados financeiros dos clientes de outras instituições, o que permite que elas ofereçam empréstimos mais personalizados e com taxas de juros mais competitivas.

Isso significa que o cliente não precisa mais pesquisar várias instituições financeiras para encontrar a melhor oferta de empréstimo, pois as informações já estarão disponíveis para as instituições – ou deveria acontecer.

Como solicitar um empréstimo no Open Banking?

Se você está interessado em solicitar um empréstimo no Open Banking, é importante seguir alguns passos simples.

Em primeiro lugar, é preciso autorizar o compartilhamento de seus dados financeiros com outras instituições financeiras.

Em seguida, você pode buscar instituições que oferecem empréstimos e comparar as condições oferecidas.

Ao fazer uma solicitação de empréstimo, a instituição financeira fará sua análise de crédito do seu perfil com base nos dados financeiros compartilhados pelas outras instituições.

Com isso, ela poderá oferecer uma proposta de empréstimo personalizada e com condições mais vantajosas.

O Open Banking é seguro para empréstimo?

O Open Banking está transformando o mercado financeiro e, em particular, o mercado de empréstimos.

Com a troca segura e padronizada de informações entre instituições financeiras, as instituições podem oferecer empréstimos mais personalizados e tornando o processo mais fácil e rápido para os clientes.

No entanto, é importante ter em mente os desafios que a implementação do Open Banking pode trazer, como a segurança dos dados dos clientes e a concorrência no mercado.

Se você está pensando em solicitar um empréstimo, vale a pena considerar o Open Banking como uma opção, pois ele pode oferecer vantagens de taxas de juros e condições de pagamento.

Mas lembre-se, independente de qual seja o formato de crédito, antes de solicitar é importante entender se aquele empréstimo vai ajudar e se encaixa no seu planejamento financeiro.



Escrito por Thiago Sousa Redator

Estudante de Línguas Estrangeiras Aplicadas (LEA-MSI) na UnB. Conteudista, apaixonado por tecnologia e poliglota que usa o marketing de conteúdo para proporcionar acesso fácil à educação sobre finanças pessoais.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.