Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
semestral

O que é volatilidade? Confira como funciona!

O termo volatilidade é bastante conhecido no mundo das finanças. Por isso, saiba mais e fique por dentro!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 03 de Outubro de 2023

O termo volatilidade, conhecido popularmente no mundo das finanças vem se propagando para diversos usuários que estão conhecendo mais sobre o ramo dos investimentos.

Nos dias atuais, este tipo de conhecimento se tornou algo essencial para quem quer aplicar dinheiro. Dessa maneira, confira a seguir o que é volatilidade e tire suas dúvidas!

Boa leitura.

VEJA TAMBEM: Melhores Investimentos: Saiba onde seu dinheiro rende mais!

O que é volatilidade e como funciona?

A volatilidade pode ser considerada como um “medidor” da variação de determinado tipo de ativo. Quando ocorre a alta da volatilidade, significa o mesmo que dizer que o preço varia muito e de maneira rápida.

Sendo mais específico, é uma variável que é observada, durante um período, frequência, intensidade e velocidade que o ativo varia.

Ter conhecimento sobre estes dados, auxiliam ao analista de investimentos prever tendências, tanto para períodos de baixa como de alta, podendo se resguardar.

Essa variável pode ser calculada pelo desvio padrão médio de uma ação, sendo considerado sua rentabilidade por dia em determinado período.

É de suma importância que a variação não transmita, obrigatoriamente, o valor final de seu investimento.

Um rendimento volátil, tem como significado que haverá mais variações.

Lembrando que, todo tipo de investimento é volátil, porém pode haver mais ou menos variações em determinados períodos da política ou da economia.

VEJA TAMBÉM: Mercado financeiro para iniciantes

Qual a diferença entre volatilidade e risco?

Quando a palavra risco é mencionada em negócios ou investimentos, tem como significado que algo pode não sair como o planejado, gerando assim perdas.

Já a volatilidade são medidas de risco de um investimento, caso seja um investimento muito volátil, é mais difícil analisar e prever algo sobre o mesmo. 

Pode-se considerar que quanto maior a volatilidade de um ativo, maiores serão os riscos a serem tomados neste investimento.

Há diversas dificuldades em prever os riscos de um investimento, pois estão acompanhados por inúmeros fatores, desde a economia como a confiança do mercado.

Investimos ligado ao agronegócio, possuem ligação direta com a questão climática do país.

Para que se compreenda a volatilidade de um ativo, é feito uma análise histórica de movimentação do mesmo no mercado e de demais informações ligadas a este assunto.

Sendo assim poderá realizar uma estimativa dos riscos que podem ocorrer.

Investidores que se beneficiam e utilizam da volatilidade dos mercados, são conhecidos como Trade, realizando operações curtas em um curto espaço de tempo.

O seu lucro é oriundo das oscilações que ocorrem no mercado de ações.

Há inúmeras formas de se analisar o quão volátil é um ativo, tendo consigo suas determinadas características, havendo três mais conhecidos: 

  • Volatilidade histórica – é considerado primordialmente as variações ocorridas no passado do ativo em determinado tempo.
  • Volatilidade real – representa a alternância do preço do ativo negociado no mercado futuro.
  • Volatilidade implícita – é considerado em uma estimativa de preço futuro de um ativo. Sendo calculado  a partir da variação histórica e dos preços negociados da bolsa. 

Continue lendo: Como investir na Bolsa de Valores com pouco dinheiro



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.