Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
conta-digital
isca
Não
anual

Aposentadoria INSS: Como transferir o benefício para outro banco?

Recebe a aposentadoria do INSS, mas quer mais liberdade para movimentar o dinheiro? Explicamos como mudar para outro banco.

Artigo escrito por Thiago Sousa em 23 de Junho de 2023

Ao aposentar-se, uma das primeiras dúvidas é saber por onde se recebe o primeiro pagamento da aposentadoria.

Ao receber a Carta de Concessão do INSS, você logo verá qual banco poderá sacar o benefício. Mas sabia que é possível transferir a aposentadoria do INSS para outro banco?

Até porque, por vezes você não tem interesse em continuar recebendo o benefício por meio daquele banco. Por isso, você pode mudar e transferir o benefício para outro banco que você prefira.

Para entender melhor, mostraremos como fazer isso, quais tipos de conta você pode transferir, onde fazer o procedimento e diversas questões importantes sobre o assunto. Confira!

Como mudar o banco para receber o benefício

É possível transferir o benefício do INSS para outro banco de duas formas: presencialmente ou pelo aplicativo Meu INSS, a depender do serviço. Então, para saber quando escolher cada forma, confira os passos a seguir.

Na agência bancária (presencial)

Ao ter sua aposentadoria aprovada, você será direcionado para algum banco de escolha do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com um cartão para sacar o valor.

imagem de transferir benefício inss para outro banco mobills
É possível receber os benefícios previdenciários perto de sua casa

Porém, vamos supor que você queira fazer a portabilidade da Caixa Econômica Federal para o Santander.

Para isso, basta:

  1. Ir até uma agência bancária do Santander (ou o banco que você deseja);
  2. Levar documento de identificação com foto;
  3. Levar o cartão da sua conta Caixa;
  4. Portar os dados da conta que você recebe o benefício.

Pelo aplicativo Meu INSS

Outra forma de você fazer o controle e monitorar sua aposentadoria é por meio do app Meu INSS. Por lá, você consegue acessar todos os seus benefícios, extratos, agendamentos.

No entanto, só é possível fazer a transferência pelo aplicativo nos casos em que desejar mudar a forma de recebimento para cartão magnético ou desejar trocar o local de recebimento por ter mudado de endereço, mas você não poderá escolher o novo banco.

Confira o passo a passo para alterar a forma de receber o benefício INSS:

Meu INSS

URL verificada
  • Acesse o portal Meu INSS ou abra o aplicativo em seu smartphone;
  • Faça o login com a sua conta gov.br, como seu CPF e senha cadastrada.
imagem de como transferir benefício do INSS para outro banco mobills 1
  • Na tela inicial, clique em menu, que é o ícone do canto superior esquerdo, representado por 3 traços:
imagem de como transferir benefício do INSS para outro banco mobills 2
  • Quando o menu aparecer em sua tela, clique em ‘novo pedido';
imagem de como transferir benefício do INSS para outro banco mobills 3
  • Em seguida, digite na barra de busca a palavra ‘alterar'. Nas opções que surgirem, clique em ‘Alter Local ou Forma de Pagamento';
imagem de como transferir benefício do INSS para outro banco mobills 4
  • Por fim, leia as informações de cada tela, forneça os dados de sua conta, a documentação solicitada e siga os passos solicitados pelo app. Ao concluir cada passo, clique em ‘Avançar'.
imagem de como transferir benefício do INSS para outro banco mobills 5

VEJA MAIS: Como emitir sua Certidão FGTS (CRF) em 6 passos

Quanto tempo demora para transferir o benefício do INSS para outro banco?

O tempo para transferir o benefício do INSS para outro banco varia de acordo com cada instituição. No entanto, a data a data de depósito do seu benefício permanece a mesma, já que ela é definida pelo INSS, e não pela instituição em si.

Ou seja, o que vai mudar é o lugar para o qual o seu dinheiro será direcionado. Assim, após fazer o pedido de mudança, basta esperar a resposta sobre a conclusão da troca, via aplicativo, e-mail ou SMS e começar a sacar o benefício em seu novo banco.

Por onde se recebe a aposentadoria do INSS?

Como dito anteriormente, o beneficiado recebe uma Carta de Concessão em casa e tem uma data limite para ir até o banco indicado na carta para receber a primeira aposentadoria.

Para quais bancos posso transferir a aposentadoria do INSS?

De forma geral, você pode fazer a portabilidade de aposentadoria para praticamente qualquer banco que você queira. Por isso, você deve juntar seus documentos pessoais e os dados da sua conta por onde recebe o benefício.

Depois, vá até o banco que você pretende receber a aposentadoria e converse com o gerente. Caso seja possível, a própria instituição cuidará de fazer todo o serviço e dando certo o procedimento, você será avisado.

Em quais tipos de conta posso receber a aposentadoria?

A aposentadoria é recebida em uma conta corrente ou poupança. Por isso, caso você não tenha nenhum dessas duas, você deverá criar uma nova conta bancária ou permanecer no banco indicado pela carta.

Vale a pena transferir a aposentadoria para outro banco?

Sim! Isso porque você tem mais liberdade de escolher o banco e conta que faz mais sentido para você. Porém, vale lembrar que não é possível transferir aposentadoria para os bancos digitais, já que eles não possuem convênio com o INSS.

Por isso, antes de abrir conta em qualquer banco somente para receber o valor e fazer a transferência de banco, avalie as condições da instituição, quais as melhores opções disponíveis parmeusa você e os valores. Porém, fique atento, pois o banco provavelmente irá oferecer uma conta que será cobrada uma anuidade.

Caso você tenha qualquer dúvida, é possível ligar para o INSS pelo telefone INSS 135 ou então ir até a Previdência Social mais perto de você.

Perguntas frequentes

Posso receber aposentadoria em banco digital?
É preciso ter conta em banco para receber benefício previdenciário?

VEJA TAMBÉM: Perícia INSS: o que é e como solicitar?



Escrito por Thiago Sousa Redator

Estudante de Línguas Estrangeiras Aplicadas (LEA-MSI) na UnB. Conteudista, apaixonado por tecnologia e poliglota que usa o marketing de conteúdo para proporcionar acesso fácil à educação sobre finanças pessoais.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.