Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
anual

Você sabe como realizar agendamento no INSS? Descubra agora!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 03 de Outubro de 2023

Com o advento da pandemia a realização de agendamentos online se tornou essencial. Mas muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre o meu agendamento INSS.

Apesar da importância do aplicativo Meu INSS, há quem ainda não saiba como realizar o passo a passo do agendamento. Pensando nisso, separamos este artigo para auxiliar os nossos leitores. Confira!

Como realizar agendamento no Meu INSS?

Abaixo estará disponível o passo a passo para a realização do agendamento.

  1. Acesse o site do Meu INSS;
  2. Efetue o login com seu CPF e senha;
  3. Clique em “Novo Pedido”;
  4. Haverá diversos serviços relacionados ao INSS. Selecione o que melhor atende as necessidades que tenha e siga as instruções para a finalização do seu agendamento.

Caso tenha necessidade de realizar uma perícia médica, deverá selecionar “Agendar Perícia”. Será possível selecionar perícia inicial, remarcar perícia, perícia presencial por determinação médica e perícia de prorrogação.

Portal do Meu INSS

Acesse e confira seus benefícios!

Acesse e confira seus benefícios!

URL verificada

O que é INSS?

O Instituto Nacional de Seguro Social é responsável pelo pagamento de pensões, aposentadorias e diversos benefícios trabalhistas tendo origem em 1990.

Este órgão público teve como união os antigos Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) e o Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS).

Quais benefícios são proporcionados pelo Instituto Nacional de Seguro Social?

Disponibiliza  benefícios a sociedade, tendo  previsto na previdência:

Quem tem direito à previdência social?

Todo e qualquer trabalhador que possui sua carteira de trabalho assinada, são anexados de maneira automática à previdência.

Mas vale ressaltar que os trabalhadores avulsos, empregados domésticos, trabalhadores rurais, contribuintes individuais e empregadores, podem ser segurados pela previdência social.

Além disso, os empreendedores precisam se inscrever e realizar contribuições mensais para o INSS, caso queiram utilizar os direitos previdenciários.

Contudo, destaca-se que Microempreendedor Individual (MEI), possui acesso ao sistema previdenciário realizando o pagamento do DAS MEI.

Os brasileiros que não possuem renda, têm o direito de realizar a inscrição na previdência social, a partir dos 16 anos de idade.

De que maneira funciona o Instituto Nacional de Seguro Social?

Em geral, o INSS é responsável pelo cumprimento dos direitos do agregado ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

Resumidamente, o RGPS é o sistema público de previdência social, tendo como criador de suas políticas a Secretaria de Previdência e concretizado pelo INSS.



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.