Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
anual

Previdência Social do INSS: O que é e como funciona?

Para que serve a Previdência Social do INSS? Entenda a função e importância deste órgão!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 03 de Outubro de 2023

Muito se fala sobre a Previdência Social do INSS, porém, há muitas dúvidas o assunto, principalmente o que é, como funciona, como é feita a contribuição, qual o valor a ser pago, quais são as regras, etc.

Por isso, se você tem qualquer uma dessas dúvidas é fundamental procurar se informar sobre isso, pois é um dos benefícios e direitos mais importantes para os trabalhadores e contribuintes do INSS.

Por conta disso, preparamos este artigo com as principais informações que você precisa saber sobre a Previdência Social do INSS.

VEJA TAMBÉM: Saiba como calcular sua contribuição à Previdência Social! || Como Calcular o Décimo Terceiro?

O que é Previdência Social do INSS?

Primeiramente, você precisa entender de uma vez por todas o que é a Previdência Social do INSS, para somente depois conseguir sanar todas as outras dúvidas que possam surgir.

Sendo assim, a Previdência Social nada mais é do que um seguro público que garante aos trabalhadores uma renda na aposentadoria.

Mas não é só isso, a Previdência Social do INSS ainda pode ser solicitada para casos de doenças ou acidentes que te impeçam de exercer a sua atividade profissional.

E quem tem a carteira assinada consequentemente já está contribuindo para o INSS. Isso porque a empresa desconta um percentual de valor diretamente na folha de pagamento do funcionário.

Mas qual seria o valor deste desconto? Isso varia de acordo com o salário que o trabalhador vai receber.

Agora quem é autônomo também pode contribuir com o INSS, caso queira ter os mesmos benefícios de um funcionário de carteira assinada.

VEJA TAMBÉM: Como funciona a Tabela de Pagamento do INSS?

Quais os principais benefícios da Previdência Social INSS?

Além da aposentadoria, principal benefício do INSS, existem outros que também são pagos pelo órgão ao longo da vida do trabalhador, caso seja necessário. São eles:

VEJA TAMBÉM: Como Consultar o Extrato do INSS?

Como funciona a Previdência Social do INSS?

Agora que você já sabe o que é e quais são os benefícios que a Previdência Social do INSS pode te pagar, chegou o momento de descobrir como ela funciona.

De forma simples, a Previdência Social é um financiamento de trabalhadores ativos, que pagam o benefício para quem já é pensionista ou aposentado.

Para quando chegar a vez deles, poderem usufruírem do benefício. 

Porém, existe um ponto negativo nesse modelo de Previdência Social do INSS aqui do Brasil, você sabe qual é?

De acordo com o Governo Federal, por causa do envelhecimento da população e a diminuição de contribuintes com carteira assinada, o valor dos cofres públicos diminuiu nos últimos anos.

O que consequentemente aumentou o  déficit público da previdência.

E isso vem acontecendo mesmo com as contribuições dos empregadores e da União que também compõem a receita da Previdência Social.

VEJA TAMBÉM: INSS em atraso: Saiba o que fazer e como pagar o GPS!

Diferenças entre Previdência Social e Previdência Privada

Outra dúvida que muitos brasileiros possuem é sobre qual seria a diferença entre Previdência Social e Previdência Privada? Ambas seriam a mesma coisa?

Não, Previdência Social e Previdência Privada não são a mesma coisa, apesar de muitos acharem que sim.

A Previdência Social do INSS é o valor de renda distribuído entre os aposentados ou aqueles que perderam a capacidade de trabalho por motivo de doença, acidente, desemprego involuntário, morte, entre outros.

Vale ressaltar ainda que os pagamentos mensais são tanto para os trabalhadores formais quanto para os servidores públicos e seus dependentes.

Porém, existe a possibilidade dos beneficiários do INSS receberem um valor de aposentadoria abaixo do quando trabalhavam,

Por isso, algumas pessoas recorrem à Previdência Privada. Mas o que ela seria? Um fundo privado que você aplica um valor mensal e vai acumulando para ser usado durante a aposentadoria.

E há algumas opções que você pode escolher na hora de contratar a Previdência Privada, como receber uma renda vitalícia ou de forma temporária. 

É importante ressaltar ainda que quanto antes você começar a investir na Previdência Privada, menor será o valor a pagar e maiores serão os benefícios que terá.

VEJA TAMBÉM: O que é CNIS: Cadastro Nacional de Informações Sociais?



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.