Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

9 de julho: entenda o feriado paulista e a revolta por uma nova Constituição

Saiba por que o estado de São Paulo comemora a Revolução Constitucionalista

Artigo escrito por Lívia Monteiro
em 01 de Julho de 2025 2 min de leitura

O dia 9 de julho é feriado civil no estado de São Paulo e marca um dos eventos históricos mais significativos da política brasileira: a Revolução Constitucionalista de 1932.

Mas o que foi esse movimento e por que ele é lembrado até hoje? Confira a seguir no conteúdo que preparamos. Boa leitura!

VEJA TAMBÉM: Feriados e datas comemorativas de julho

O que foi a Revolução Constitucionalista de 1932

A Revolução Constitucionalista foi uma revolta armada organizada por São Paulo contra o governo provisório de Getúlio Vargas. O conflito teve início em 9 de julho de 1932 e foi motivado principalmente pela ausência de uma Constituição no país.

Desde que Vargas assumiu o poder, em 1930, após um golpe que depôs o então presidente Washington Luís, o Brasil passou a ser governado de forma centralizadora, sem o respaldo de uma Constituição.

A população paulista, especialmente membros das elites políticas e econômicas, passou a exigir a convocação de uma Assembleia Constituinte e o retorno à legalidade democrática.

Durante três meses, tropas paulistas enfrentaram as forças federais. Apesar da derrota militar em outubro do mesmo ano, o movimento obteve conquistas políticas importantes.

Em 1933, o governo convocou eleições para a Assembleia Constituinte, e uma nova Constituição foi promulgada em 1934.

VEJA TAMBÉM: Dia da Pizza é em julho! Descubra a história e como surgiu a data

Símbolos da resistência

A Revolução Constitucionalista também é lembrada por seus símbolos de resistência, como os quatro jovens estudantes que se tornaram mártires do movimento: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, cujas iniciais deram origem à sigla MMDC.

Por seu impacto político e social, o dia 9 de julho foi instituído como feriado estadual em São Paulo e representa, até hoje, a defesa da ordem constitucional, da cidadania e da democracia.



Escrito por Lívia Monteiro Redatora Web

Lívia é formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará e, atualmente, estuda Marketing Digital na Universidade Estácio de Sá. Descobriu no Marketing uma paixão pela comunicação, onde exerce seu trabalho produzindo conteúdo sobre finanças pessoais, produtos e serviços financeiros utilizando as técnicas de SEO.

  • Estrategista de Marketing em formação;
  • Advogada.

Você também vai gostar

.
.
INSS pode descontar até 30% de aposentados e pensionistas com devolução duplicada Bolsa Família anuncia novas regras com foco em saúde e educação Nova tarifa social oferece isenção da conta de luz para famílias elegíveis Como viajantes brasileiros devem agir em zona de guerra? Caixa lança campanha para renegociar dívidas com até 90% de desconto