Está buscando formas de facilitar sua vida financeira? Descubra por que um calendário financeiro pode fazer a diferença no seu dia a dia e saiba como construir o seu de uma maneira fácil.

Administrar as finanças pessoais pode ser um verdadeiro desafio para quem deseja controlar as despesas. Mas, com o auxílio de um calendário financeiro, tudo pode se tornar mais simples e prático na sua vida.

Isso porque, ao ter esse tipo de ferramenta como sua aliada no dia a dia, você consegue ter diversos benefícios a seu favor.

Portanto, a primeira coisa que você precisa entender é que o calendário existe justamente para te ajudar a organizar e controlar suas despesas de um jeito descomplicado e sem enrolação.

Por isso, se você está buscando ter uma vida financeira mais equilibrada em 2021, vamos te mostrar em detalhes como funciona um calendário financeiro, o que você pode colocar nele e, ainda, alguns modelos para você se inspirar.

Preparado(a) para saber mais? Veja a seguir o que você vai aprender durante sua jornada aqui com a gente:

  • O que é um calendário financeiro?;
  • Por que é importante utilizar essa ferramenta?;
  • Quais as vantagens de se ter um calendário de finanças?;
  • Como montar seu calendário financeiro?;
  • Principais modelos de calendário financeiro;
  • Calendário financeiro: como usar?;
  • Tenha mais controle da vida financeira com o Mobills.

Boa leitura!

O que é um calendário financeiro?

Como o próprio nome já indica, esse recurso nada mais é do que um calendário feito exclusivamente para que você consiga acompanhar seus gastos e ganhos pessoais.

Sendo assim, com ele, é possível anotar ou inserir todas as suas compras, contas e demais despesas de determinado mês do ano.

Dessa maneira, quem conta com um calendário financeiro em 2021, pode ter um controle a mais de todas as entradas e saídas de dinheiro do bolso, não deixando de lado o planejamento financeiro que também é fundamental.

Por que é importante utilizar essa ferramenta?

Como você já viu, um calendário pode fazer uma grande diferença na hora de acompanhar os gastos e ganhos que ocorrem durante os meses do ano.

No entanto, ele é bem mais do que isso, já que o mesmo pode ser um companheiro para sua vida em momentos de estabilidade financeira, assim como nos momentos de crise.

Ainda mais se levarmos em consideração uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a qual apontou que a taxa de desemprego no Brasil estava em 14,6% no terceiro trimestre de 2020. Ou seja, 14.1 milhões de pessoas estavam desempregadas.

Além disso, um estudo feito pelo SPC Brasil em 2019 revelou que 36% dos brasileiros não mantinham um controle das despesas na época.

Logo, o calendário financeiro foi criado realmente com a intenção de ajudar pessoas de qualquer idade a ter um suporte a mais na hora de se lembrar dos compromissos financeiros que cada um terá no mês ou ano.

Fora que essa ferramenta também pode ser extremamente útil para garantir a estabilidade financeira até mesmo das empresas e instituições.

Ou seja, o calendário é eficiente para ampliar o sucesso das suas finanças e também do seu empreendimento, caso tenha um.

Quais as vantagens de se ter um calendário financeiro?

Se você contratou algum serviço financeiro ou comprou um produto parcelado, é importante que se lembre de pagar para não ter que lidar com juros ou até mesmo ter o nome negativado.

Sendo assim, já pensou começar o mês com uma visualização completa de tudo aquilo que você deverá gastar ou pagar? Esse é o poder de um calendário financeiro, pois ele permite:

  • Ver quando suas contas irão vencer;
  • Se planejar com antecedência, em relação aos gastos mensais e anuais (exemplos: IPTU, IPVA, aluguel, mensalidade da faculdade, material escolar, dentre outros);
  • Manter a saúde financeira organizada;
  • Planejar os gastos com o salário mensalmente;
  • Cumprir os prazos estabelecidos para pagar as dívidas;
  • Lembrar de cancelar algum serviço que não utiliza mais;
  • Programar o vencimento de contas e de pagamentos;
  • Definir algumas metas para guardar dinheiro;
  • Adicionar novas despesas ao orçamento, como a compra de um carro, casa e muito mais.

Como montar seu calendário financeiro?

Algumas situações podem ser prejudiciais ao nosso controle financeiro. Seja por falta de disciplina, preguiça ou falta de tempo.

Isso também se aplica quando precisamos colocar o nosso orçamento em dia. Portanto, para montar o seu próprio calendário financeiro em 2021, é importante ver essa ferramenta como sua companheira para a vida.

Tenha o compromisso de sempre atualizá-la quando for necessário, fazendo alterações ou qualquer outro tipo de mudança para manter suas contas em ordem neste e nos próximos anos.

Dito isso, você irá conhecer logo abaixo algumas dicas valiosas do que não pode faltar no seu calendário financeiro para 2021:

Defina como será seu calendário

Antes de mais nada, é interessante definir que tipo de recurso você irá utilizar para elaborar seu calendário.

Nesse sentido, existem vários recursos que podem te auxiliar, como: planner, agendas diversas, calendário do seu celular, uma planilha do Excel, entre outras opções.

O ideal é que você teste e avalie qual faz mais sentido para você, tanto na questão de funcionalidades oferecidas como em relação à usabilidade.

Não se prenda apenas às ferramentas digitais. Opte por aquilo que te deixe mais confortável na hora de anotar ou inserir os gastos, ganhos, dentre outras atividades relacionadas à sua vida financeira.

Escolha os itens que terão no calendário

Para escolher os itens que estarão no seu calendário financeiro, faça as seguintes perguntas a si mesmo:

  • Quais são os meus gastos fixos?;
  • Qual o valor dos meus ganhos? (incluindo salário e renda extra);
  • Tenho dívidas a longo prazo?;
  • Quais os planos financeiros para 2021?, dentre outras.

Com isso em mente, já vai ficar bem mais fácil escolher o que terá ou não no seu calendário financeiro.

Mas não se preocupe em errar, visto que o mais importante está em começar e ir aperfeiçoando essa sua ferramenta de controle aos poucos.

Contudo, temos algumas sugestões que são primordiais e devem conter no seu calendário, tais como:

  • Renda: registre seu salário fixo, assim como o dia em que ele caiu na sua conta bancária. É válido marcar também a data estimada para receber o pagamento;
  • Contas: insira no seu calendário todas as contas em suas respectivas datas de vencimento. Nesta parte, inclua contas mensais, anuais e sazonais (por exemplo: o pagamento do seguro de vida);
  • Dívidas pendentes: anote principalmente aquelas dívidas que possuem altas taxas de juros, como empréstimo, parcelamento do cartão, acordos, dentre outras;
  • Metas financeiras: marque no calendário o possível valor que você irá guardar no mês para não correr o risco de se endividar mais pra frente.

Dica extra: alguns elementos visuais podem ajudar na organização do seu calendário financeiro pessoal. Por isso, use e abuse de cores e categorias que possam facilitar a visualização das suas despesas.

Insira eventos ou gastos futuros

Se você tem uma viagem marcada neste ano ou qualquer outro tipo de evento, não esqueça de anotá-lo também em seu calendário.

Isso vai ser importante para que você possa planejar as suas despesas, sem se preocupar tanto com possíveis imprevistos.

Use a tecnologia a seu favor

Preferiu fazer seu calendário usando aquela agenda que já tinha na sua casa? Sem problemas! Mas, mesmo assim, você ainda pode usar um pouco de tecnologia para trazer mais praticidade para sua vida financeira.

Neste caso, recomendamos que você use com mais frequência os alarmes do seu celular para lembrá-lo quando chegar o dia de pagar alguma conta.

Desenvolva esse hábito aos poucos e depois conte aqui pra gente como tem sido sua experiência, combinado?

Modelos de calendário financeiro

Agora que você já sabe como montar seu calendário financeiro 2021 sem complicações, trouxemos para você conferir alguns exemplos de calendários prontos.

Calendário financeiro para imprimir

Todas as opções abaixo você encontra no Pinterest. Veja mais:

Calendário financeiro que contém descrição das despesas, gastos variáveis, dentre outros itens.
Modelo financeiro que possui elementos, como data, informações das despesas, saldo inicial, dentre outros.
Calendário financeiro com itens, como ganhos, saídas, valores, datas e muito mais.

Calendário financeiro: como usar?

Com o calendário financeiro pronto, está na hora de começar a usá-lo!

Caso ele seja um calendário físico, coloque-o em um lugar da sua casa que você tem o costume de olhar, por exemplo: na porta da geladeira, no guarda-roupa ou em outro lugar.

Isso vai criar o hábito de você sempre checar quais serão suas despesas e demais obrigações financeiras para determinado mês.

Outra observação é que ele deve ser ajustado mensalmente, ou conforme sua necessidade pessoal, considerando os dias úteis, feriados e finais de semana.

Tenha mais controle da vida financeira com o Mobills

Para ter uma gestão ainda mais eficiente e completa do seu orçamento, é interessante contar com a ajuda de soluções mais práticas.

Com o Mobills, por exemplo, você consegue realizar o seu controle financeiro de forma simples e rápida, sem sair de casa.

Assuma o controle de suas finanças de forma definitiva

4 Melhores aplicativos de finanças pessoais para 2021
Baixe gratuitamente o melhor aplicativo de controle de controle financeiro pessoal do Brasil. ⭐⭐⭐⭐⭐

Outro benefício é que, com ele, você fica cada vez mais perto de alcançar o sucesso financeiro que sempre sonhou.

Agora queremos te escutar, o que você achou do nosso artigo? Deixe seu comentário!

Para receber as novidades do blog em primeira mão, cadastre-se na nossa Lista Vip e compartilhe este post com seus amigos e familiares que possam se interessar.

Lembre-se também de acompanhar nossos conteúdos pelo Instagram (@mobillsedu) e pelo canal do Mobills no Youtube.

Postado em: Finanças Pessoais


Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário

Escrito por Janaína Tavares

Jornalista formada pela UNOESTE (Universidade do Oeste Paulista). Apaixonada pela escrita e, principalmente, por entregar conteúdos úteis e de valor para os leitores.


    Junte-se a mais de 239.950 pessoas

    Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

    Logo Mobills
    Mobills Google Play
    Mobills Apple Store
    Mobills Web