Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

13° salário de 2025 será pago em breve – confira a data oficial

Artigo escrito por Isabela Matsura
em 03 de Outubro de 2025 3 min de leitura

O fim de 2025 está chegando e, com ele, o 13° salário! Para quem trabalha com carteira assinada, esse dinheiro extra ajuda a organizar as contas, pagar dívidas e começar o novo ano com o pé direito.

Também chamado de gratificação natalina, o 13° é um direito garantido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a data do pagamento segue regras específicas. Veja quando será pago!

Quando o 13° salário será pago em 2025?

Muitos já estão se perguntando quando cai o 13° salário. De acordo com a lei em vigência, o bônus salarial pode ser pago em uma parcela única ou dividido em duas parcelas.

Se o empregador decidir dividir em duas parcelas, os pagamentos serão:

  • Primeira parcela: até dia 30 de novembro;
  • Segunda parcela: até 20 de dezembro.

Nesse caso, os descontos do Imposto de Renda e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) incidem apenas na segunda parcela. Ou seja, não há descontos na primeira.

Mas, se a empresa decidir pagar o trabalhador com apenas uma parcela – chamada de parcela única – o crédito deve ser feito até o dia 30 de novembro.

Vale ressaltar que, em 2025, o dia 30 de novembro será em um sábado. Portanto, o pagamento do 13° salário deve ser feito até o último dia útil anterior à data – 29 de novembro de 2025.

Sendo assim, para saber a data exata que cai o seu 13° salário, você deve entrar em contato com a empresa ou setor responsável pelo crédito. Assim, pode se planejar melhor.

No entanto, é importante lembrar que aposentados e pensionistas do INSS já receberam o 13° em 2025, que foi antecipado para os meses de abril e maio.

Como calcular o valor do 13°?

Para calcular o valor do 13º saláriobasta dividir o salário inteiro por 12 vezes (correspondente a 1 ano) e depois multiplicar pelos meses trabalhados durante o ano atual.

Vale lembrar, ainda, que valores como adicional noturno, horas extras e adicional de insalubridade também devem ser considerados nesse cálculo em suas finanças pessoais.

Por exemplo, imagine que um trabalhador receba um salário integral de R$ 4.000 e trabalhe há 8 meses na empresa. Nesse caso, o cálculo que você deve fazer é:

  • Dividir o salário por 12 (meses no ano) – 4.000/12 = 333 aproximadamente;
  • Multiplique o resultado pelos meses trabalhados no ano – 333 x 8 = 2.664.

Portanto, de acordo com esse cálculo, o trabalhador irá receber R$ 2.664.

Mas, para não ter trabalho ou dúvidas, basta utilizar a Calculadora de 13° da Mobills. Dessa maneira, em poucos minutos terá o valor do bônus salarial segundo a sua situação.


Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

Últimas Notícias

.