O que é consumismo? Entenda o conceito e saiba como lidar agora!
Fazer compras é algo prazerosos, mas não pode se tornar um problema em suas finanças. Veja como consumir sem se tornar um consumista!
Está comprando por impulso e quando vê não conseguiu parar? É importante saber o que é consumismo para que você entenda os riscos que ele pode trazer para sua vida financeira.
Comprar é algo delicioso, mas sem controle de gastos isso poder causar efeitos desastrosos na vida de qualquer pessoa, independente da classe social .
Pecar pelo excesso pode acabar te trazendo prejuízos, como por exemplo, dívidas que não conseguem ser quitadas e resultando em”nome sujo” na praça.
Ainda que hoje exista a possibilidade de conseguir a liberação de um cartão de crédito para negativados, O consumismo pode prejudicar o seu orçamento e vida financeira para toda a vida.
É de suma importância que todos tenham uma organização com o dinheiro e um planejamento financeiro para saber como ele está entrando e saindo.
O gerenciador financeiro da Mobills é um excelente alidado para que você construa sua boa relação com o dinheiro e entenda onde o dinheiro está sendo gasto sem necessidade.
O que é consumismo?
Quer saber o que é consumismo? Então, é só pensar em algo sendo adquirido de forma excessiva ou por impulso, podendo ser algum produto ou serviço.
A nova relação com a internet, redes sociais e estilo de vida tem contribuído com o consumismo para alimentar a ostentação e criar uma vitrine de vida tida como padrão de sucesso nos últimos anos.
Essa compulsividade é encorajada pelas publiciades, propagandas e digital influenciadores a cada segundo que uma pessoa se expões nas redes sociais.
Não pense que esse é um fato exclusivo de uma faixa etária ou classe social, o consumismo está em todas as fases da vida, pensado para atingir objetivos de vendas.
LEIA TAMBÉM: Veja dicas de como sair das dívidas rapidamente
Consumo x consumismo
Embora pareçam idênticos na escrita, os dois termos são completamente distintos e na prática não se assemelham. Por isso é importante entender o conceito para ficar por dentro.
Consumo é algo relacionado à necessidade humana, ou seja, algo que você precisa para sobreviver diariamente e não pode deixar de ter, como:
- Refeições,
- Água;
- Energia;
- Habitação.
No geral, é algo que você adquire algo para saciar uma necessidade de sobrevivência, todas as demais como:
- Roupas de grife;
- Eletrônicos;
- Outros artigos de tecnologia.
Podem ser considerados consumismo, que tem um conceito diferente do consumo e está ligado a acumular ou adquirir bens ou usar serviços de maneira excessiva.
Nesta situação o comportamento é gerado por impulsividade e a busca irracional de sempre obter mais.
Sendo, na maioria das vezes, algo supérfluo e sem necessidade, somente por puro desejo e satisfação.
A principal diferença entre um e outro está no que motiva a compra.
Enquanto o consumo é se apropriar de algo por conta da sua necessidade humana, o consumismo está diretamente ligado com o seu comportamento enquanto consumidor.
Essa, inclusive, é uma conduta social e não de indivíduos isolados. Se for parar para perceber, a sociedade atual tem comportamento bem mais consumista.
Veja também: Aplicativo de lista de compras: Conheça as 9 melhores opções!
Quando ocorre e como identificar o consumismo?
O consumismo ocorre de diversas maneiras, em várias situações. Em geral, se expande quando um consumidor enxerga algo que deseja muito e busca formas de adquirir, ainda que não precise.
Esse é um dos principais erros do consumista.
Afinal, isso pode comprometer todo o planejamento financeiro e dependendo do bem adquirido, aumenta as despesas e dificulta ainda mais a organização pessoal.
Por este motivo, evite comprar sem pensar nos gastos e nas contas, sejam elas pessoais ou coletivas.
Já pensou deixar de pagar alguém pois gastou de mais e ficou sem dinheiro? Cuidado para não correr esse risco e entrar para o vermelho.
Além disso, comprar por impulso pode lhe trazer dívidas altas, gerando arrependimento problemas emocionais que vão causar problemas não só financeiros como de saúde.
Escrito por Fabiana Camilo Jornalista - Líder de Conteúdo e SEO
Líder de Conteúdo na Mobills; formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos e Turismo pelo Instituto Federal de São Paulo; Pós-Graduada em Marketing Digital. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em crédito pessoal, viagens, inbound marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, e análise de SEO.
- Comunicação
- SEO
- Inbound Marketing
- Estratégia
- Gestão

