A Prova de Vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um procedimento obrigatório a aposentados e pensionistas para que continuem recebendo seus benefícios.
Por isso, com a chegada de um novo ano, é comum que os beneficiários se questionem se devem ou não realizar a Prova de Vida em 2026. Afinal, ninguém quer ter os pagamentos interrompidos.
Sendo assim, continue lendo para saber quem precisa fazer o procedimento!
Todos os aposentados, pensionistas e titulares de benefícios permanentes do INSS devem realizar a Prova de Vida em 2026, independente da idade.
Esse procedimento é essencial para continuar recebendo o pagamento. Isso porque a comprovação de vida serve para garantir que ele continue sendo pago para quem precisa.
No entanto, desde 2023, o INSS adotou um sistema automatizado para a Prova de Vida. Assim, o próprio órgão é responsável por comprovar que o beneficiário está vivo.
Para isso, utiliza o cruzamento de dados públicos e privados. Dessa maneira, o sistema identifica determinados atos para confirmar automaticamente a Prova de Vida. Por exemplo:
Desse modo, a atualização busca oferecer maior comodidade e praticidade. Afinal, o beneficiário não precisa sair de casa e nem enfrentar burocracias para provar que está vivo.
Quando não há registro de atividade do beneficiário após seu aniversário, o INSS envia uma notificação pelo Meu INSS, telefone do INSS ou pelo banco responsável pelo pagamento.
Assim, vai enviar orientações e um prazo para regularizar sua Prova de Vida. Nesse período, basta realizar uma das ações reconhecidas digitalmente ou ir ao banco com documento atualizado.
Caso o prazo se encerre e a comprovação não seja feita, o benefício é bloqueado temporariamente. Por isso, é fundamental ficar atento às notificações do INSS!
Pagamentos do PIS/Pasep iniciam em fevereiro com novas regras
Bolsa Família pode ter valor médio superior a R$ 700 em 2026
Qual é o próximo feriado nacional?
Calendário de janeiro de 2026 do Bolsa Família: veja as datas!
Calendário do INSS em 2026: veja as datas de pagamentos de janeiro!