Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Pagamento por aproximação tem crescimento no 1º tri de 2022, aponta estudo do Itaú

Artigo escrito por Fabiana Camilo em 25 de Maio de 2022

Em estudo divulgado em coletiva de imprensa , o Itaú Unibanco apontou que as modalidades de pagamento digitais por aproximação e Pix ganham cada vez mais espaço na vida dos consumidores. 

A Análise do Comportamento de Consumo, indica um panorama dos gastos dos brasileiros no 1º trimestre de 2022, com base nas compras realizadas com cartões do Itaú Unibanco.

Apesar de não ser novidade, a forma de pagamento por aproximação ganhou relevância nos últimos anos e é cada vez mais importante no bolso do brasileiro, principalmente após o período de pandemia.

Segundo o relatório, no primeiro trimestre de 2022, a modalidade teve um salto de 375% no valor transacionado na comparação com o mesmo período do ano anterior. 

Foram avaliadas as carteiras digitais, como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay, além do pagamento com o cartão físico usando a tecnologia NFC.

Estabelecimentos que mais usaram pagamentos por aproximação

No período pós-isolamento, junto ao retorno às atividades, fortaleceu o uso da modalidade de pagamento por aproximação principalmente nos estabelecimentos relacionados ao Turismo e Eventos (+815 %); Drogarias (+628%); e Educação (+559%).

Em segundo lugar, a instituição aponta que o Pix também representa uma evolução de 262% no valor transacionado e 614% no mesmo período, considerando transações realizadas no comércio.

Atualmente, o cartão de crédito representa 62% das movimentações, seguido pelo cartão de débito com 27% e o Pix com 11% .

Brasileiros investem mais em cultura, lazer e educação

Os estudos mostram que o comportamento do brasileiro tem se dividido nos três principais segmentos, com os teatros voltando a encher os espetáculos, as salas de cinema, lazer ao ar livre e educação.

Os números apontam que o setor cultural teve um acréscimo de 526% no valor transacionado nos primeiros três meses do ano e 383% na quantidade de operações.

Outro número expressivo fica por conta dos passeios nos zoológicos e aquários, como atividade de entretenimento das famílias neste início de ano, com alta de 109% no valor transacionado e de 91% na quantidade de operações.

O segmento de educação também mostra um movimento comportamental expressivo, principalmente com compras de materiais escolares que cresceram 58% no primeiro trimestre em comparação com 2021.

Os cursos online também apresentam indicativos relevantes e seguem em tendência de crescimento, com alta de 39% no intervalo analisado. Quando comparado com 2020, o aumento é de 88%.

Conheça os principais cartões de crédito com aproximação e movimentação de Pix gratuitos

A tecnologia por aproximação está presente na maioria dos cartões emitidos pelas instituições financeiras e bancárias do país. Uma das principais vantagens da modalidade de pagamento é evitar ter contato com a máquina e até mesmo entregar o cartão na mãos de terceiros.

A forma de uso é segura e pode ter limite de crédito para pagamento por apróximação, basta solicitar a instituição fornecedora ou fazer a alteração no próprio aplicativo.

Veja as principais opções de cartões de crédito por aproximação:

Sanatander SX

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

Will Bank

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

Inter Mastercard

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

C6 Bank

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

Bradesco Elo Mais

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

LEIA TAMBÉM: O que é cartão por aproximação? Veja as 15 melhores opções!


Escrito por Fabiana Camilo Jornalista

Líder de Conteúdo na Mobills; formada em Jornalismo pela Universidade Católica de Santos e Turismo pelo Instituto Federal de São Paulo; Pós-Graduada em Marketing Digital. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em crédito pessoal, viagens, inbound marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, e análise de SEO.

  • Jornalista;
  • Analista de SEO;
  • Especialista em crédito pessoal;
  • Especialista em planejamento de viagens.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Últimas Notícias


.