Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Banco Central decreta liquidação do Will Bank: o que acontece com quem tem conta e CDBs?

Artigo escrito por Isabela Matsura
em 21 de Janeiro de 2026 3 min de leitura

Nesta quarta-feira (21), o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial da Will Financeira S.A. Crédito, Financiamento e Investimento mais conhecida como Will Bank.

O banco digital faz parte do conglomerado do Banco Master. Assim, vinha operando sob Regime Especial de Administração Temporária do BC após a liquidação do Banco Master em 2025.

Isto é, o Banco Central tinha assumido temporariamente o controle da instituição financeira para evitar que a situação prejudique ainda mais os clientes e o mercado financeiro.

De acordo com o BC, a liquidação acontece em razão do “comprometimento da situação econômica” do banco e da sua incapacidade de quitar as próprias dívidas.

Portanto, a medida interrompe as atividades do Will Bank. Desse modo, caberá ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC), associação que integra o Sistema Financeiro Nacional, ressarcir os credores lesados.

Por que o Will Bank foi liquidado?

O BC decretou, nesta quarta-feira (21), a liquidação extrajudicial do Will Bank – dois meses depois da liquidação do Banco Master, o controlador do conglomerado.

Assim, muitos começaram a se questionar por que o Will Bank foi liquidado somente agora. No entanto, não há ainda uma única resposta para essa pergunta.

Segundo o BC, estavam tentando preservar a operação do banco digital visando o interesse público.

Por outro lado, o blog do Valdo Cruz afirma que o Will Bank não foi liquidado antes para permitir a venda a um novo investidor de origem árabe. Entretanto, a compra não foi concretizada.

Além disso, na segunda-feira (19), a Mastercard informou que o Will Bank não honrou os pagamentos devidos. No dia seguinte, a bandeira suspendeu a aceitação dos cartões Will Bank.

Com isso, a situação ficou ainda mais delicada. Afinal, com uma venda não concretizada e muitas dívidas acumuladas, o BC entendeu que o funcionamento da instituição financeira ficou inviável.

O que acontece com quem tem conta e CDB no Will Bank?

Com a liquidação extrajudicial do Will Bank, muitos correntistas e investidores se questionam o que acontece com quem tem conta e Certificados de Depósito Bancário (CDBs) no banco.

Uma vez liquidado, as atividades do Will Bank são interrompidas. Dessa maneira, as contas correntes, contas de pagamento e outros serviços deixam de operar normalmente.

Assim, segundo o BC, os recursos mantidos por clientes passam a integrar o processo de liquidação e serão pagos conforme as garantias existentes e a ordem legal de preferência.

Desse modo, os correntistas contam com a garantia do FGC, que cobre até R$ 250 mil por pessoa, considerando o conjunto de depósitos e produtos elegíveis mantidos no banco.

Além disso, os CDBs emitidos pelo Will Bank também estão entre os produtos cobertos pelo FGC. Assim, os investidores que tinham CDBs elegíveis têm seus recursos protegidos até R$ 250 mil.


Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo SEO, publicitária pela UNOESTE com MBA em Neurociência, Consumo e Marketing na PUC-RS. Apaixonada em escrever, busco ensinar o universo das finanças através da escrita.

  • Analista de Conteúdo SEO
  • Bacharel em comunicação social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela UNOESTE
  • MBA em Neurociência, Consumo e Marketing na PUC-RS

Últimas Notícias

.