As famílias brasileiras continuam aumentando sua taxa de endividamento. Segundo dados da pesquisa da Confederação Nacional do Comércio, em junho de 2025, o percentual chegou a 78,4%.
Estar endividado já é uma situação difícil, mas quando a sensação é que não há recursos para começar a pagar, o desafio parece ainda maior. A boa notícia é que é possível, dar os primeiros passos para sair das dívidas sem dinheiro, focando em organização, negociação e busca por alternativas.
Não existe mágica, mas sim planejamento e disciplina. Separamos algumas dicas de como sair das dívidas sem dinheiro e você confere a seguir.
Para quem está com dívidas e tenta buscar uma forma de controlar o orçamento, a dúvida que fica é: como sair das dívidas sem dinheiro? É exatamente isso que vamos responder!
Para ajudar nessa missão, nossos analistas financeiros prepararam algumas dicas para te ajudar, confira a seguir.
O primeiro passo, e talvez o mais importante, não exige dinheiro: exige honestidade e organização. Você precisa saber exatamente para onde seu dinheiro está indo e quanto deve.
Você precisa:
Nesse primeiro passo o objetivo é identificar para onde seu dinheiro está indo e onde é possível cortar custos imediatamente. Este é o início do seu controle financeiro.
Depois de fazer uma analise dos seu débitos, o próximo passo para sair das dívidas sem dinheiro é procurar por gastos que podem ser eliminados ou reduzidos ao máximo.
Isso inclui lazer, supérfluos, assinaturas não essenciais, idas a restaurantes, etc. Cada real economizado é um passo para liberar dinheiro, mesmo que pouco, para começar a sair das dívidas.
Muitas pessoas têm medo de encarar os credores, mas a negociação de dívidas é fundamental quando você está sem recursos.
Entre em contato e veja quais opções de acordo de dívida eles podem oferecer. Frequentemente, é possível conseguir descontos em juros e multas ou parcelamentos que cabem melhor no seu bolso, mesmo que as parcelas sejam pequenas no início.
Se o orçamento está no limite, a alternativa é aumentar as receitas. Pense no que você pode fazer para gerar renda extra.
Vender itens que não usa mais como roupas, eletrônicos, móveis. Pode oferecer serviços aulas, consultoria, trabalhos manuais, fazer bicos ou trabalhar como freelancer são formas de conseguir um dinheiro adicional que pode ser direcionado totalmente para o pagamento das dívidas.
Enquanto luta para sair das dívidas sem dinheiro, o mais importante é não piorar a situação. Guarde cartões de crédito, evite quaisquer novos empréstimos e financiamentos.
O controle financeiro é a principal ferramenta na missão de conseguir quitar sua dívidas e manter suas contas em dia.
Sair das dívidas é um processo. Como mostramos anteriormente é preciso seguir passos e ir executando as as ações certas até chegar no seu objetivo final.
O caminho para a organização da vida financeira começa aplicando as nossas dicas para sair das dívidas. Mas para que você as execute da melhor forma criamos também um plano de ação.
- Escolha um momento para verificar e listar todas as suas dívidas;
- Depois use plataformas de negociação para buscar uma forma de quitar;
- Negocie valores que vão caber no seu orçamento mensal;
- Faça sempre o controle dos seus gastos diários;
- Além disso, anote as parcelas das suas negociações;
- Busque formas de fazer renda extra para livrar seu orçamento fixo.
Conforme as contas forem sendo pagas, você sentirá o alívio e verá a importância que a quitação das dívidas para o seu crescimento de vida.
Sair das dívidas sem dinheiro é um processo que exige paciência, disciplina e, acima de tudo, ação. Comece organizando suas finanças, negociando, buscando formas de gerar renda extra e cortando gastos. Para isso você pode contar com a Mobills!
Você pode contar com nossos parceiros de renegociação de dívidas. Com eles é possível verificar o seu CPF e saber quais débitos estão pendentes para negociar.
A Emdia é uma empresa que pertence ao Grupo Santander e já tem mais de 35 anos de experiência. Ela oferece de forma segura recuperação de crédito. Seu diferencial está no atendimento humanizado e de qualidade que oferece aos clientes.
O que ela faz?
Serviços de recuperação, com possibilidade de quitar dívidas com até 90% de desconto e pagamentos em até 90x
Desconto nas dívidas
Até 90%
Como saber se meu nome está sujo?
Consulta de CPF, rápido e seguro.
Quais dívidas são aceitas
Dívidas com Bancos, Redes de Mercado, Varejo, Cartão de Crédito e outros
-
Mais informações
Empresa do Banco Santander, processo totalmente digital e prático. Possibilidade de dividir em até 72 vezes.
-
Prós e Contras
- PRÓS
-
Processo de negociação totalmente digital
-
Possibilidade de parcelar em até 90x
-
Até 90% de desconto na dívida
- CONTRAS
-
Poucos instituições aceitas
A Acordo Certo é uma central de renegociação que funciona de forma digital. Ela possui parceria de negociação direta com as empresas, oferecendo os melhores descontos para possibilitar bons acordos.
O que ela faz?
Ao contrário de uma solicitação de empréstimo comum, na Acordo Certo você negocia suas dívidas com desconto.
Desconto nas dívidas
Até 99% de desconto
Como saber se meu nome está sujo?
Com uma rápida consulta ao seu CPF. Verifica-se a existência de dívidas com mais de 30 empresas parceiras.
Quais dívidas são aceitas
Dívidas com bancos; Dívidas com Faculdades; Dívidas com Operadoras de Telefonia; Dívidas com Varejo; dívidas com Cartões de crédito; Dívidas com Securitizadores
-
Mais informações
O objetivo da empresa é é desburocratizar a negociação de dívidas, tornando esse serviço fácil e acessível para todos. Por isso, se você está pensando em negociar uma dívida, é interessante entender a proposta da empresa.
-
Prós e Contras
- PRÓS
-
-
Processo transparente e sem burocracia
- CONTRAS
-
São aceitas apenas dívidas dos parceiros da Acordo Certo
Como negociar as dívidas de forma segura sem cair em golpes?
Para negociar de forma segura use sempre as plataformas oficiais de negociação. Como Emdia, que é do Grupo Santander, e a Acordo Certo.
Como sair das dívidas sem ter dinheiro para negociar?
Para conseguir pagar as dívidas mesmo sem ter dinheiro, o passo mais importante é fazer uma renda extra e corte de gastos desnecessários.
Quanto tempo após pagar a primeira parcela meu nome fica limpo?
No processo de limpar o nome dependendo da plataforma em até 5 dias o nome sai dos birôs de crédito e você deixa de estar negativado.
Por onde começar a pagar as dívidas?
Para começar a quitar as dívidas mesmo que sejam de empresas diferentes e tenham juros diferentes, comece mapeando cada uma delas. Se elas estiverem negativadas, você poderá negociar nas plataformas como Emdia e Acordo Certo.
Banco Central anuncia que 50 milhões de pessoas ainda têm dinheiro esquecido em bancos
Dia 8 de dezembro é feriado? Descubra se você tem folga!
INSS suspende novos créditos consignados pelo Agibank por graves irregularidades
Governo reduz projeção do salário mínimo de 2026 para R$ 1.627
Contran aprova resolução para CNH sem aulas obrigatórias em autoescola