Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

O que é saldo devedor? Confira e aprenda agora como fazer o cálculo!

Saiba o que é saldo devedor, como fazer o cálculo e qual a diferença entre saldo devedor e credor!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 17 de Janeiro de 2024

Já se deparou com o termo “saldo devedor” e possui muitas dúvidas sobre esse assunto?

Ao contrário do saldo credor, que representa valores positivos, o saldo devedor corresponde ao montante que precisa, ainda, ser quitado.

Neste artigo, vamos saber o que é saldo devedor, como fazer o cálculo e entender mais sobre todo o processo de amortização. Boa leitura!

O que é saldo devedor?

O saldo devedor pode ser considerado como o valor que ainda deve ser pago de um financiamento, seja ele empréstimo estudantil, dívida com cartão de crédito, cheque especial, entre outros.

Ao decorrer do período, os juros aumentam o saldo que deve ser pago e, nesse meio tempo, as amortizações que são realizadas pelo usuário efetua a diminuição do saldo devedor. 

Como saber o saldo devedor?

No momento da contratação de um financiamento estudantil, o usuário que solicita o serviço necessita pagar de volta o valor à instituição financeira, amenizadas em inúmeras parcelas. 

Contudo, além do pagamento que foi disponibilizado, será necessário efetuar o pagamento de juros de acordo com o que foi assinado em contrato.

Ao decorrer do tempo, é disponibilizada a verificação do valor que foi pago e o resultado que ainda precisará ser quitado.

Como é calculado o saldo devedor?

O financiamento estudantil é uma das principais maneiras dos brasileiros acessarem uma instituição de Ensino Superior.

Logo, através desta dívida de longo prazo, é corriqueiro que os usuários analisem somente as prestações, esquecendo assim as informações mais importantes, como o saldo devedor.

Como dito anteriormente, o saldo devedor não é feito apenas pela soma das parcelas a serem pagas.

Estão contidas diversas taxas e alíquotas que fazem parte da prestação. Sendo assim, é extremamente importante acompanhar a quitação da sua dívida.

Para que possa ser feito o cálculo do saldo devedor de seu financiamento estudantil é necessário analisar o sistema de amortização, pois há um cálculo diferente.

Normalmente, pode ser da seguinte maneira:

PM= A + J

  • PM – Parcela mensal;
  • A – Amortização;
  • J – Juros. 

Após a conclusão do valor, é possível planejar as finanças para negociar o pagamento total ou amortizar o valor da dívida.

VEJA TAMBÉM: Financiamento: 10 Melhores Opções para Contratar [Ranking]

Como funciona amortização do financiamento estudantil

A parcela do financiamento é o valor da parcela de acordo com o que você solicitou como empréstimo.

Entretanto, há um acréscimo de juros calculados sobre o saldo devedor do empréstimo.

Ao efetuar uma amortização do saldo devedor do seu empréstimo estudantil, você diminui o valor financiado, logo o total de juros pagos.

Uma vez que os juros são calculados sobre o saldo devedor.

O que é o sistema de amortização

Em todo financiamento, há diversas formas possíveis para o pagamento da dívida, que recebe o nome de sistema de amortização

No exemplo citado, o Sistema de Amortização Constante é a tabela utilizada nos dias de hoje. O valor das prestações prestações diminui ao decorrer do período.

No período inicial são pagos mais juros do que no fim, ocorrendo a parcela de amortização do saldo maior, diminuindo o saldo que resta a ser pago de maneira mais rápida.

Porém na Tabela Price, é mantido de forma constante o valor da prestação e, entretanto, a amortização do valor principal da dívida será aumentado mensalmente.

Saldo credor X Saldo Devedor: Confira a diferença

O saldo credor é o resultado positivo presente na sua conta bancária. Por outro lado, o saldo que deve ainda ser pago é o saldo devedor.

O caso mais comum de saldo devedor, por exemplo, acontece quando não há pagamento total da fatura do cartão de crédito, o que faz restar um montante para o próximo mês. 

Dessa forma, inclui juros e multa por atraso, como o famoso crédito rotativo do cartão

Com isso, o saldo devedor fica ainda maior e você terá na próxima fatura uma quantia ainda mais expressiva. 

VEJA TAMBÉM: Dicas de como sair das dívidas sem fazer novas despesas



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.