Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

O que é Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)? Entenda como abrir uma!

Confira o artigo e leia sobre Sociedade Limitada Unipessoal para entender mais sobre esse tipo de empresa caso queira abrir seu negócio!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 06 de Janeiro de 2023

O Brasil é considerado um dos países que mais tem burocracia quando o assunto é abrir uma empresa. Por isso, saber o que é Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) é tão importante.

Afinal, essa é uma das opções de modalidades de negócio que existem no qual você pode escolher para abrir a sua empresa. No entanto, muitos empreendedores ainda não a conhecem.

Isso consequentemente acaba trazendo muitas dúvidas, mas quem já escutou falar na SLU sabe que essa é uma boa opção para abrir uma empresa com mais segurança jurídica.

Isso porque a sociedade limitada unipessoal pode fazer com que o cenário do empreendedorismo no país seja mais favorável para quem está começando.

Entenda o que é Sociedade Limitada Unipessoal (SLU), como ela funciona e como abrir esse tipo de empresa ao longo deste artigo! Sendo assim, continue lendo. Boa leitura!

O que é Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)?

Se você está se perguntando o que é Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) e tem dúvidas de como ela funciona, calma porque iremos te explicar agora!

Antes de mais nada, a Sociedade Limitada Unipessoal é mais conhecida como sociedade unipessoal. E podemos falar que ela é o tipo de empresa que não é necessário ter um sócio para abertura do negócio.

Todavia, muitos empreendedores pensam que existe a necessidade de ter um sócio por conta do nome desta modalidade. 

Outra informação importante sobre a Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) é que o patrimônio pessoal fica totalmente separado do da empresa.

E porque isso é importante? Simples, em caso de problemas financeiros por parte da empresa, não é possível utilizar os seus bens pessoais para quitar as dívidas.

Além disso, em uma Sociedade Limitada Unipessoal não se exige um valor mínimo de capital social.

Quais são os requisitos para abrir uma Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)?

Se você deseja abrir uma Sociedade Limitada Unipessoal (SLU) precisa saber que isso só é possível para quem é maior de idade, ou seja, tenha 18 anos.

Uma grande vantagem deste tipo de empresa é que ela permite que você legalize atividades econômicas e até mesmo profissões que em outros tipos não contemplam.

Como é o caso de advogados e médicos. No entanto, é importante destacar que quem é microempreendedor individual (MEI) não pode abrir uma SLU. 

Isso porque quem é MEI já possui um CNPJ e não é possível fazer a migração de uma modalidade para outra. Além disso, caso você queira ter sócios no futuro no seu negócio, saiba que com a SLU isso não será possível.

Neste caso, será necessário migrar para outro tipo de modalidade de empresa, como a Sociedade Ltda.

Como abrir uma Sociedade Limitada Unipessoal (SLU)?

Primeiramente, você precisa abrir um CNPJ com o formato de negócio que você deseja ter.  Para depois elaborar o contrato social, documento que possui todas as informações da empresa.

Nele consta, por exemplo, as características de atuação do seu negócio.

Também será preciso realizar o registro na Junta Comercial da sua cidade. Feito tudo isso, a próxima etapa será legalizar a operação obtendo o alvará de funcionamento.

Além disso, também é necessário enquadrar a empresa em um regime tributário, que pode ser o Simples Nacional ou o Lucro Presumido da modalidade desejada  

Agora, se você quer atuar como varejista, não pode esquecer de também solicitar a inclusão da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) ao CNPJ.

Quais documentos preciso ter para abrir uma SLU?

Por fim, mas não menos importante, é preciso que você tenha alguns documentos em mãos para poder abrir uma Sociedade Limitada Unipessoal. Estes são:

  • RG e CPF do empresário;
  • Comprovante de residência;
  • Documento que ateste o estado civil, em caso de casamento ou divórcio;
  • Recibo de entrega do último Imposto de Renda, mas caso você não se enquadre nas regras do IRPF, é necessário apresentar o título de eleitor.


Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.