Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
anual

Descubra como comprovar renda sendo MEI

Você sabe como comprovar renda sendo MEI? Essa é uma dúvida que muitos microempreendedores possuem. Veja quais são as maneiras mais fáceis!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 04 de Julho de 2023

Você sabe como comprovar renda sendo MEI? Quem é microempreendedor individual sabe o sufoco que é comprovar renda quando precisa fazer uma coisa simples como solicitação de cartão de crédito.

Sabendo desta dificuldade, criamos este artigo para ajudar você a comprovar renda sendo MEI de maneira muito mais fácil e totalmente descomplicada.

Comprovar renda como microempreendedor individual pode parecer complicado, já que não possui contra-cheque e por acreditar que isso é a única forma de provar os rendimentos, o MEI se sente perdido.

Mas não é difícil comprovar o quanto você ganha sendo MEI, apesar de muitos nem saberem como fazer a comprovação da renda e nem que isso é possível com documentos simples.

Se esse é o seu caso, chegou o momento de descobrir como comprovar renda sendo MEI.

Como comprovar renda sendo MEI?

Poucos microempreendedores sabem, mas existem diversas maneiras fáceis que você pode comprovar o valor de quanto ganha.

Mas como isso pode ser feito? Utilizando os documentos certos, que vão desde contrato de prestação de serviços a extratos bancários.

Abaixo preparamos uma lista com cinco tipos de documentos que podem te ajudar a comprovar renda sendo MEI. Confira!

Imposto de Renda

A primeira forma que você conseguir comprovar renda sendo MEI é por meio da declaração do Imposto de Renda que realiza todos os anos.

Este é um documento oficial e que tem validade em todo território nacional. Dessa forma, ele pode ser aceito como comprovante não só da sua renda mensal, mas também a anual.

Além disso, o Imposto de Renda está sempre atualizado, já que você precisa declará-lo todos os anos.

Vale ressaltar ainda que a declaração é considerada um comprovante de renda por mostrar a situação do microempreendedor em um período recente.

Mas atenção: a instituição financeira ou empresa que você precisa enviar a declaração poderá solicitar outros documentos adicionais que ajudem a comprovar os seus ganhos.

Contratos

É bem provável que você tenha contratos de prestação de serviço dos trabalhos que realiza, certo? Eles também podem ser utilizados como comprovante de renda por quem é MEI.

Porém, é preciso que você saiba que este contrato precisará atender alguns requisitos que garantam que o que está no documento é válido.

Por isso, é importante que o contrato tenha firma reconhecida e também o documento comprovando que quem assinou o contrato tem o poder de cumprí-lo.

E assim como a declaração do Imposto de Renda, outros documentos poderão ser solicitados junto dos contratos que você usar para a comprovação de renda.

Recibo de Pagamento Autônomo (RPA)

Outra forma de comprovar renda sendo MEI é por meio do Recibo de Pagamento Autônomo (RPA).

Para quem não sabe, este é um documento utilizado com o objetivo de formalizar a prestação de serviço realizado de forma eventual de pessoas físicas para outras pessoas físicas e/ou jurídicas.

O RPA pode ser facilmente confundido com uma nota fiscal, mas a principal diferença é que a Nota Fiscal eletrônica ou não, é utilizada por profissionais com CNPJ, já do RPA, que pode ser emitido por pessoas físicas.

Também se diferenciam pelo fato da Nota Fiscal ser emitida pelo contratado e não pelo contratante.

Por este motivo, é possível apresentar de forma detalhada quais foram os serviços prestados, o valor pago e até mesmo os impostos que foram recolhidos.

Veja também: Empréstimo para MEI Online: Veja as melhores opções

DECORE

Quer outra opção de documento para você apresentar como comprovante de renda? Nós temos a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE).

Caso você ainda não conheça, este é o documento oficial de comprovação de renda utilizado por empresas e profissionais autônomos.

Por isso, ele tem como principal finalidade declarar todos os seus ganhos que estão relacionados ao pró-labore.

Porém, este documento pode ser um pouco mais difícil de conseguir em relação aos citados anteriormente.

Isso porque ele só pode ser emitido por um contador. O profissional declara de forma específica os seus ganhos.

Veja também: Veja o Passo de Passo de Como Emitir Nota Fiscal MEI

Extratos bancários

A última, mas não menos importante forma de como você pode comprovar renda sendo MEI é utilizando o seu extrato bancário.

Poucas pessoas sabem disso, mas essa é considerada uma das formas mais fáceis de você mostrar para a instituição financeira quanto está ganhando.

Até porque o extrato bancário tem justamente a finalidade de gravar todas as suas movimentações bancárias, que vão desde recebimentos a saques e pagamentos de contas.

Além disso, você ainda pode solicitar o extrato de acordo com o período que deseja, sendo mensal ou até mesmo anual.

Mas não se esqueça que para a sua empresa é fundamental que o extrato bancário a ser emitido seja de uma conta jurídica e não da sua pessoal.



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.