Melhores Melhores Guias Guias Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
investimentos
isca
Não
anual

Fan Token – Conheça os times que utilizam

Já pensou em se aproximar do seu clube e ainda ajudar a financiá-lo? Com os fan tokens, isso é possível. Leia o artigo e conheça como investir nesse criptoativo!

Artigo escrito por Marcos Vitor em 21 de Dezembro de 2021

No dia 10 de agosto de 2021, Lionel Messi deixou o Barcelona após 21 anos e foi contratado pelo Paris Saint-Germain com parte da sua remuneração sendo em fan tokens.

Mas, afinal, o que são fan tokens?

Esse ativou ganhou uma notoriedade maior depois que foi divulgado que o craque argentino teria parte da sua remuneração em fan tokens do clube.

Contudo, outros times já haviam emitidos os seus próprios tokens, o que representa um potencial imenso de financiamento e de experiência para o torcedor.

Nesse artigo, conheceremos mais sobre esse ativo e como podemos investir nele. Então, vamos nessa?

O que é um Fan Token?

Diferente das criptomoedas, um token é um criptoativo que não tem uma rede blockchain própria. Normalmente, os tokens utilizam o blockcahin da Ethereum.

No caso dos fan tokens, é um criptoativos voltado para os fãs de um clube (mas podem ser fãs de uma empresa, por exemplo).

Contudo, dentro desse criptouniverso, os fan tokens se enquadram na categoria de tokens de utilidade, ou seja, seu objetivo é dar acessar a bens e serviços na “vida real”.

Além disso, os tokens são fungíveis, isto é, cada token é semelhante ao outro, não há distinção.

Do ponto de vista do clube, é uma excelente forma de financiamento, pois cada token lançado no mercado é caixa entrando em seu balanço.

Diante da popularização desse ecossistema, percebeu-se que as possibilidades eram imensas, como é o caso do Messi que recebeu parte da seu remuneração em fan tokens do PSG.

Dessa forma, os clubes podem emitir cada vez mais fan tokens para captar recursos e remunerar futuros jogadores.

Por outro lado, para os torcedores, esses tokens são uma forma de se aproximar de seu clube do coração e ganhar benefícios.

Nesse sentido, o investidor não deve esperar uma grande valorização ao adquirir fan tokens. Isso pode acontecer? Pode, mas não é a proposta desse ativo.

Como funciona um Fan Token?

Como foi dito, os fan tokens utilizam blockchains que não lhe são próprias, sendo a Ethereum a mais comum.

Portanto, um clube de futebol pode através da plataformas Socios.com emitir tokens nesse rede e, assim, captar recursos através de cada ativo vendido.

socios.com para negociar fan tokens
Plataforma Socios.com

A Socios.com é a principal plataforma de emissão de fan tokens do mundo. Essa rede utiliza a criptomoeda Chiliz (CHZ).

Nesse sentido, é preciso comprar esta moeda para poder adquirir qualquer um dos tokens negociados na plataforma.

Entretanto, não apenas tokens de futebol são negociados. Hoje em dia, também existem ativos de MMA, e-sports, motociclismo etc.

É possível comprar fan tokens através de outras plataformas, mas você ainda terá que acessar o Socios.com para reivindicar seus benefícios.

Após adquirir esse ativo, você pode deixar transferir para o aplicativo do Socios.com, enviar para uma carteira de criptoativos ou deixar custodiado na sua corretora.

Quando o clube do qual você tem os tokens lançar alguma novidade no que diz respeito aos benefícios, você vai poder desfrutar proporcionalmente à quantidade de tokens que você tiver.

Quais times têm Fan Token?

Atualmente, existem dezenas de times, muitos deles de futebol, com fan tokens, como:

  • Milan;
  • Arsenal;
  • Roma;
  • Seleção da Argentina;
  • Atlético de Madrid;
  • Barcelona;
  • Independiente;
  • Manchester City;
  • Everton;
  • Galatasaray;
  • Inter de Milão;
  • Juventus;
  • Levante;
  • Paris Saint-Germain;
  • Seleção de Portugal;
  • Valencia;
  • E muito mais.

Dentre os clubes brasileiros, existem os fan tokens do:

  • Atlético Mineiro;
  • Corinthians e
  • Flamengo.

Contudo, muito em breve outros times brasileiros vão emitir os seus, como é o caso do Palmeiras.

Além disso, existem outros clubes brasileiros que tem tokens emitidos, como é o caso do Vasco e Cruzeiro e, em breve, Coritiba e Santos.

Entretanto, esses tokens são diferentes, pois eles fazem parte de um projeto da FIFA e garantem ao titular parte dos lucros de quando seu time vender um jogador da base.

Benefícios para quem tem Fan Token

Já falamos que os detentores de um fan token podem se aproximar do seu clube do coração e ainda receber vários benefícios. Mas, quais são esses benefícios?

Dentre os inúmeros, podem citar:

  • Ingressos grátis;
  • Participar das decisões;
  • Experiências VIP;
  • Conteúdos exclusivos;
  • Acesso ao banco de reservas;
  • Escolher o uniforme que o time usará;
  • Produtos exclusivos e autografados;
  • E muito mais.

As possibilidades são infinitas.

Imagine você tendo a oportunidade de jantar com o Messi em troca de 30.000 fan tokens? Com certeza, muitos fãs do craque adorariam viver essa experiência.

Seria interessante receber uma mensagem de parabéns do Neymar no dia do seu aniversário em troca de 7.000 fan tokens?

Esse mercado ainda está em desenvolvimento, então ainda existe muito a explorar.

fan tokens do clubes
Investir em fan tokens é seguro?

É seguro comprar Fan Tokens?

Sim, é seguro comprar fan tokens, mas é importante se certificar sobre a confiabilidade da instituição por meio da qual você fará o investimento.

Nesse sentido, instituições confiáveis como a Binance e o Mercado Bitcoin garantem a segurança de todo o processo de aquisição dos tokens.

Contudo, caso você vá fazer isso por meio de outra instituição, verifique vários aspectos de segurança.

De todo modo, os fan tokens são criptoativos como quaisquer outros, então o ativo em si é confiável.

Quais os riscos de comprar Fan Tokens?

Os fan tokens, como qualquer outro ativo de renda variável, está sujeito às oscilações de mercado, ou seja, às forças de oferta e demanda.

Por exemplo, quando o Messi foi anunciado no time francês, a demanda pelo token do PSG aumento fazendo com que o preço subisse.

Como foi dito, não devemos olhar esses criptoativos como um investimento, mas, de todo modo, estamos sujeitos à desvalorização no preço dos tokens.

Além disso, existe o risco regulatório, que, por alguma nova legislação, pode dificultar a negociação desses ativos e, assim, sua liquidez.

Portanto, os riscos de um fan tokens exatamente os mesmos de qualquer outro criptoativo.

Portanto, fique atento às possíveis mudanças na legislação e estude bastante os fan tokens que você tem interesse em investir.

Você pode querer saber também

Um fan token é um token de utilidade, ou seja, um criptoativo cujo propósito é aproximar os torcedores do seu clube ao mesmo tempo que ajuda este a captar recursos.

Os fan tokens mais famosos são os de time de futebol, mas existem muitos outros de vários outros esportes.

Ao adquirir esse token, você terá direitos a benefícios exclusivos que variam de clube para clube, como a escolha do uniforme que os jogadores vão usar em determinado jogo.

Por outro lado, os clubes captam recursos a partir do momento em emitem novos tokens, fazendo, assim, com que tenham mais condições de investir na estrutura e em jogadores.

Os fan tokens podem ser negociados ou utilizados (que é o seu propósito).

Nesse sentido, você pode entrar no site Socios.com e conhecer os benefícios que você tem direito ao deter certa quantia de tokens de um clube.

Por outro lado, caso o token que você comprou tenha valorizado, você pode vendê-lo para embolsar um lucro.

Não existe um valor mínimo, pois isso vai depender do preço de cada fan token. Por exemplo, o fan token do Corinthians (SCCP) está cotado em R$ 4,85 (no dia 16/12/2021, às 11:05).

Nesse sentido, você precisa verificar o preço do token que você está interessado para que, assim, você tome uma decisão mais consciente.

Você pode comprar fan tokens através da Binance e do Mercado Bitcoin, que são corretoras muito conceituadas de criptomoedas.

Além disso, você pode fazer o investimento através do próprio site do Socios.com.

Vale a pena ter Fan Token?

Se você quer se aproximar do seu time de coração, vale a pena sim ter um fan token, pois você vai poder interferir nas decisões do clubes e ter direitos a vários benefícios.

Além disso, você ajudará seu time a captar recursos que poderão ser utilizados para melhorar a estrutura do clube e contratar novos jogadores.

Portanto, com um fan token, você se aproxima do seu time e ainda o ajuda. Mas, lembre-se: não encare isso como um investimento, mas como um programa de sócio torcedor.


Compartilhe este conteúdo


Escrito por Marcos Vitor Especialista em Investimentos

Especialista em investimentos da Mobills, Marcos Vitor é formado em Economia pela UFC, apaixonado pelo mercado financeiro e acredita no poder da educação financeira para transformar vidas.

  • Especialista em Investimentos Anbima (CEA);
  • Economista (UFC);
  • Gestão de Riscos - ANBIMA;
  • Criptomoedas (NovaDAX).

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

.