Os investimentos de longo prazo são muito importante para quem quer construir uma boa base financeira para sua aposentadoria e aproveitar as vantagens que eles oferecem.
Porém, muitos ainda tem dúvidas sobre essa forma de investir ou realizam seus aportes sem pensar se eles serão de curto, médio ou longo prazo.
Assim, preparamos esse artigo para ajudar você a entender o que é um investimento com foco no longo prazo, quais ativos podem ser adquiridos nessa forma de investir e quais as vantagens que ela oferece.
Boa leitura!
O investimento de longo prazo é aquele realizado e gerenciado com foco em um futuro um pouco distante.
Ao contrário das negociações realizadas em um dia ou em um período de alguns meses, quando se fala em longo prazo é normalmente considerado um período superior a cinco anos.
Ou seja, todo aquele investimento realizado ou mantido por mais de cinco anos é considerado de longo prazo.
Esse tipo de investimento é muito realizado por investidores que adotam a estratégia do Buy and Hold, a mesma utilizada e divulgada por um dos maiores investidores de todos os tempos, Warren Buffett.
Nesse caso, ao adquirir um ativo, o objetivo do investidor não é resgatá-lo em um ou 3 anos, mas permanecer com ele por pelo menos 5 anos ou até mesmo durante toda a sua vida.
O longo prazo pode ser buscado por meio de diversos tipos de investimentos, desde ações e fundos imobiliários até Tesouro Direto, CDB, e outros títulos de renda fixa.
Uma dúvida muito comum sobre o investimento no longo prazo é a respeito do período ideal para esse investimento. Mas, é importante destacar que não há uma regra nesse sentido, tudo irá depender dos seus objetivos.
Você já sabe que um investimento, para ser considerado de longo prazo, deve ser mantido por pelo menos 5 anos. Mas a partir disso, quanto tempo eu devo permanecer com o ativo?
Isso dependerá dos seus objetivos com aquele investimento. É importante destacar que, para essa explicação, estamos considerando alguns objetivos e o tempo até atingir cada um deles.
É claro que, cada caso deve ser analisado de maneira individualizada e cada ativo escolhido com critérios que vão além da explicação a seguir.
Vamos imaginar que você possua 3 objetivos financeiros que você pretende atingir:
Todos esses objetivos são de longo prazo, e o período ideal do seu investimento é o tempo necessário para conquistar cada um.
Assim, não há uma regra quanto ao tempo em que você deve permanecer com o ativo, tudo dependerá da finalidade dele.
Existem diversas razões para o investidor ter parte da sua carteira focada no longo prazo. Aqui, listamos algumas delas.
A primeira é que, quanto maior o prazo do seu investimento, mais ele sofrerá com o poder dos juros compostos.
Os juros compostos são juros sobre juros, ou seja, à medida que o tempo vai passando, o rendimento do seu investimento aumenta. Assim, os seus rendimentos gerarão mais rendimentos ao longo do tempo.
Utilizamos o nosso simulador de Renda Fixa para mostrar como os juros aumentam ao longo do tempo. Observe na imagem abaixo que, a cada ano que passa, o rendimento dos juros vai se tornando cada vez maior.
Além dos juros compostos, o longo prazo ajuda o investidor a suavizar as oscilações do mercado e a não se preocupar em encontrar o ativo que mais irá se valorizar, uma vez que ele estará buscando retornos estáveis e consistentes.
Ou seja, o longo prazo protege o investidor da volatilidade de curto prazo que os investimentos apresentam.
Além disso, com o foco no longo prazo você pode construir a sua carteira de investimentos realizando aportes mensais, não precisando realizar seu investimento em um momento apenas.
No gráfico abaixo você confere como o aporte mensal poderá favorecer os seus investimentos, aumentando o poder dos juros compostos. Confira no gráfico abaixo:
Por fim, investir no longo prazo faz com que o investidor pague menos imposto, uma vez que o valor aportado ficará investidor, e não será necessário pagar o imposto do saque do valor.
Assim, é possível economizar dinheiro investindo a longo prazo.
Até aqui você conheceu um pouco mais sobre os investimentos de longo prazo, como eles funcionam e quais critérios utilizar para escolher eles.
Agora, vamos listar as opções de investimentos mais buscadas para manter por mais de 5 anos.
Existem títulos do Tesouro Direto que podem se encaixar muito bem em um investimento com foco em longo prazo.
Os principais que se enquadram nesse objetivo são o Tesouro IPCA+ e o Tesouro Prefixado, desde que o seu vencimento seja em um prazo maior de 5 anos.
O IPCA+ é indicado para quem quer proteger o seu patrimônio e garantir uma rentabilidade maior do que a inflação, uma vez que ele sempre renderá um percentual superior ao IPCA.
Agora, o Tesouro Prefixado é para o investidor que quer saber exatamente quanto o seu dinheiro renderá até o vencimento do título.
Além do Tesouro Direto, existem outros títulos de Renda Fixa que o investidor poderá comprar para resgatar em um prazo maior do que 5 anos, por exemplo:
Esses títulos de Renda Fixa são emitidos por bancos e instituições financeiras, funcionam como uma espécie de empréstimo.
No entanto, nesse caso, quem empresta o dinheiro é o investidor, em troca de uma rentabilidade prometida.
É importante, nesse caso, estar atento ao prazo de vencimento do título. Tanto para garantir que ele será um investimento de longo prazo como para garantir a rentabilidade garantida pelo emissor.
Com foco no longo prazo, o investidor também pode escolher investir em ações de empresas listadas na Bolsa de Valores.
Essa é uma opção que pode ser utilizada para duas finalidades:
Os fundos imobiliários são uma alternativa para a construção de uma renda passiva com foco no longo prazo.
Esses ativos realizam o pagamento mensal de aluguel de seus imóveis e, com isso, o investidor consegue investir no mercado imobiliário e receber aluguel todos os meses sem precisar comprar um imóvel diretamente e com uma boa diversificação.
Por fim, vamos agora entender como realizar esses investimentos a longo prazo de maneira prática.
- Defina seu objetivo de longo prazo: o primeiro passo para investir em um ativo por mais de cinco anos é saber qual o seu objetivo com ele e em quanto tempo você pretende resgatar o seu valor. Isso será importante para o próximo passo.
- Escolha o ativo: com seu objetivo e prazo definidos, chegou o momento de você escolher o ativo que melhor se adequa a eles. Esse é um ponto importante, que requer muito estudo e adequação com o seu perfil de investidor.
- Abra uma conta em uma corretora: para realizar o seu investimento, será necessário ter uma conta em uma corretora de valores. Para escolher uma, leve em conta a tecnologia, segurança, atendimento e custo-benefício que elas oferecem
- Invista seu dinheiro: com a conta aberta, será necessário transferir o recurso a ser investido para a conta da corretora e então realizar o seu investimento enviando a ordem de compra.
- Acompanhe seu investimento: apesar de ser para longo prazo, é importante que o investidor esteja atento ao que está acontecendo com os ativos que comprou, principalmente se tiver investido em renda variável.
Com esse passo a passo, você terá realizado o seu investimento de maneira mais consciente e estará preparado para esperar o tempo necessário para atingir o seu objetivo.