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Desacordo comercial: entenda o conceito e veja quando acontece

Se em algum momento você fez uma compra ou contratou um serviço e ele não foi feito de forma correta, descubra o que é um desacordo comercial e o que fazer!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 03 de Outubro de 2023

Você muito provavelmente já teve algum problema com um produto ou serviço adquirido. Podemos chamar esse transtorno de desacordo comercial.

O desacordo comercial acontece quando o consumidor tem problemas em qualquer situação onde ele não recebeu aquilo que lhe foi proposto.

Inclusive, esse desacordo pode ser visto de diversas maneiras – principalmente quando se deseja cancelar uma compra ou resolver um problema para o qual a empresa não oferece solução.

Para entender melhor, continue lendo este artigo!

Entenda o conceito de desacordo comercial

O próprio nome do termo “desacordo comercial” já diz muita coisa e pode ser resumido em algo que foi proposto e não cumprido, seja serviço ou produto.

Em tese, é o cliente realizar uma compra e ter problemas com ela, seja:

  • uma compra não recebida;
  • um produto não entregue;
  • um serviço incompleto;
  • um produto com defeito;
  • um serviço errado ou não feito;
  • um produto ou serviço diferente do anúncio da compra.

Mas, você sabe o que fazer em caso esse problema aconteça?

Passei por um desacordo comercial. E agora?

Quem vivenciou alguma das situações acima e acha que está em um desacordo comercial, deve ficar tranquilo. Há respaldo legal para não se ter prejuízos.

A primeira coisa que a fazer, antes de mais nada, é procurar a empresa ou fornecedor responsável pelo produto ou serviço em desacordo comercial.

Explique a situação e tente resolver o problema de maneira amigável.

É possível fazer isso presencialmente, online ou até mesmo entrando em contato por algum canal de atendimento.

Mas, e se não houver um acordo? 

Você precisa identificar qual foi o meio de pagamento para realizar outras medidas. Entre elas, ação judicial ou um chargeback.

LEIA TAMBÉM: Como evitar compras por impulso? Veja agora!

O que é o chargeback?

O chargeback acontece toda vez que ocorre um desacordo comercial em compras realizadas por cartão de crédito.

O termo chargeback significa, na sua tradução, “estorno” ou “reversão de pagamento”. É nada mais do que a contestação do cliente.

Se você fez uma compra no crédito ou no débito em qualquer local, e houve desacordo comercial, seja online ou não, ocorre o chargeback. 

Vale mencionar que, além do desacordo comercial, o chargeback também pode acontecer em caso de:

  • Fraude;
  • Crédito não processado;
  • Erro de processamento.

Como empresas podem evitar desacordo comercial e chargeback

Para empresas, acontecer um desacordo comercial e, consequentemente um chargeback, não é nada agradável. Por isso, é importantíssimo seguir políticas organizacionais que evitem chegar nesse ponto.

O ideal é prestar sempre um bom atendimento, além de uma boa comunicação.

Essa boa comunicação começa sempre por um bom trabalho de divulgação e informações verídicas. Evite propagandas enganosas ou sensacionalistas.

Além disso, tenha definidas as suas políticas de reembolso e troca, deixando as informações aparentes para acesso do cliente.

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Escrito por Equipe Mobills Redator Web

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