Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
cursos
epico
Não
anual

Curso de Finanças Pessoais Gratuito para Iniciantes

Confira a grade de conteúdo do curso de finanças pessoais 100% Gratuito da Mobills e aprenda mais sobre educação financeira.

Artigo escrito por Larissa Brioso em 03 de Outubro de 2023

Quer organizar suas finanças? Então, confira nosso Curso de finanças pessoais e educação financeira feito para você!

Preparamos um curso de finanças pessoais 100% gratuito e online para que consiga aprender como gerenciar suas contas, cartões e fazer um plano financeiro eficiente. Depois de concluir esse curso de 2 horas, você conseguirá:

Sendo assim, nesta página, você encontrará a grade de conteúdo do curso para dar seus primeiros passos rumo ao sucesso financeiro. Confira também em formato PDF!

Ele serve desde para quem tem pouca educação financeira, até para pessoas que querem aprimorar seu plano financeiro.

Mas, antes de começar… Salve esta página nos favoritos ou compartilhe este conteúdo com algum amigo para que você consiga continuar de onde parou!

Vamos lá?

Introdução à educação financeira

Já parou para pensar como a sua vida seria diferente se soubesse lidar com o seu dinheiro?

A forma como lidamos com o dinheiro impacta diretamente a nossa qualidade de vida. Sabendo disso, buscar aprender sobre finanças pessoais, seja por meio de cursos, livros ou blogs, é fundamental!

Afinal, o desejo de uma vida próspera é comum a milhares de pessoas em todo o mundo. Então, conhecer sua realidade financeira por meio dos principais ganhos e gastos, além de analisar para onde seu dinheiro está indo, é um meio eficaz de tomar decisões financeiras mais inteligentes.

Por isso, separamos esse material para que você possa entender um pouco mais sobre o curso de finanças pessoais e educação financeira, que é totalmente grátis.

Curso de Finanças Pessoais e Educação Financeira [Grátis]

De maneira simples, Finanças Pessoais é o estudo da aplicação de conceitos financeiros na tomada de decisões, seja de uma pessoa ou mesmo de uma família.

Ou seja, a partir do momento que você entende o que é um conta ou uma categoria de gasto, por exemplo, fica mais fácil controlar a entrada e saída de dinheiro e também definir um orçamento.

Nesse sentido, um bom curso de gestão financeira, como um curso de finanças pessoais, deve explicar como esses e outros conceitos funcionam. Além disso, a prática é uma ferramenta aliada que deve estar presente no processo.

Sendo assim, neste curso, vamos te ensinar na prática como lidar com as suas finanças. Confira!

Introdução ao curso de Finanças Pessoais Gratuito

Aula 01: Mentalidade Financeira

Primeiramente, é necessário entender a forma como pensa sobre o dinheiro. Através disso, queremos dizer que você precisa refletir se possui uma mentalidade financeira voltada para riqueza ou não.

Pois, sua mentalidade, ou mindset, pode interferir positivamente ou negativamente na sua organização.

Então, aprenda mais, nessa aula, sobre Mentalidade Financeira!

Aula sobre mentalidade financeira

Aula 02: Diagnóstico Financeiro

Como falado inicialmente, para um melhor cuidado com as finanças, precisamos entender nossa realidade financeira.

Sendo assim, é preciso realizar um diagnóstico financeiro por meio da análise de gastos e compreensão da capacidade de poupar dinheiro.

Ficou curioso(a)? Aprenda, nessa aula, como fazer seu diagnóstico na aula 2 do curso de finanças pessoais!

Aula sobre diagnóstico financeiro

Aula 03: Conta e Cartão

Chamamos de conta o local onde guardamos o nosso dinheiro. Por exemplo, a carteira é uma conta, além das contas bancárias e até mesmo o cofrinho, etc.

Enquanto isso, o cartão de crédito é um dos principais meios de pagamento utilizados por nós brasileiros.

Desse modo, aprender a diferenciar suas contas é uma forma eficaz para manter o controle financeiro. No entanto, sem o gerenciamento dos cartões esse controle não é possível.

Por isso, vamos te ensinar, também, a entender esses conceitos e gerenciá-los.

Aula sobre conta e cartão

Aula 04: Categorias e Subcategorias

No Mobills, aplicativo de controle financeiro, é possível adicionar categorias e subcategorias em suas despesas. Assim, fica mais fácil identificar seus gastos de maneira específica.

Além disso, por meio da categorização das suas receitas e despesas, você pode analisar melhor sua fonte de renda e despesas. Então, saiba mais na nossa aula!

Aula sobre categorias e subcategorias

Aula 05: Receitas

Na aula 5 desse curso de finanças pessoais gratuito, você vai aprender que uma receita financeira é tudo que você recebe em dinheiro. Ou seja, o salário do mês, um aluguel recebido, um presente ou prêmios em dinheiro, são exemplos de receita.

A saber, registrar corretamente suas receitas é tão importante quanto acompanhar suas despesas. Dessa forma, confira nossa aula sobre o assunto!

Aula do curso de finanças pessoais gratuito sobre receitas

Aula 06: Despesas

Ao contrário da receita, uma despesa é tudo que você gasta de dinheiro, seja por meio do dinheiro em papel ou até mesmo cartões. Por exemplo, gastos cotidianos com supermercado, conta de energia, um jantar fora com a família, etc., são despesas.

Por isso, nessa aula do curso de finanças pessoais, vamos falar sobre este conceito fundamental para o gerenciamento das finanças e aprender como ele funciona na prática.

Aula sobre despesas

Aula 07: Despesas de cartão

Como mencionado na aula anterior, é possível realizar também despesas no cartão. Por isso, criamos um conteúdo especial sobre como gerenciar os gastos com essa ferramenta.

Confira abaixo!

Aula sobre despesas no cartão

Aula 08: Transferências e saldo em contas

Você sabe quanto possui em cada conta? Uma das principais vantagens de um bom controle financeiro consiste em sabermos quanto de dinheiro temos em cada conta ou, até mesmo, no limite no cartão.

Por isso, no Mobills, conseguimos realizar transferências entre contas além de verificar o saldo em cada uma delas.

O saldo em contas é o valor que representa o que você deve ter em todas suas contas juntas neste momento. Desse modo, busque verificar esse valor na tela principal do Mobills ou acessar a tela de ‘Contas'. Saiba mais na aula 8 do curso de finanças pessoais!

Aula sobre transferência e saldo

Aula 09: Introdução ao planejamento financeiro

O planejamento financeiro é uma ferramenta chave na gestão das finanças pessoais. Ele consiste na definição de estratégias que contribuem para uma melhor utilização do nosso dinheiro.

O orçamento pessoal, por exemplo, é uma das estratégias utilizadas para montar um bom plano financeiro. Por meio dele definimos um teto de gastos para cada categoria de despesas, conseguindo assim não extrapolar o limite da nossa renda.

Aula de introdução ao planejamento financeiro

Aula 10: Objetivos

Um objetivo financeiro nada mais é do que algo que você pretende conquistar, seja no curto, médio ou longo prazo. Desse modo, a partir do momento que temos objetivos bem definidos, conseguimos nos planejar melhor.

Quer aprender mais sobre como definir objetivos e acompanhá-los no Mobills? Confira!

Aprendendo como definir objetivos e metas

Aula 11: Planejamento mensal e personalizado

Existem diversos métodos de distribuição de renda, assim como formas diferentes de se planejar financeiramente. Por isso, vamos te ensinar como montar um planejamento mensal e também personalizado.

Aula sobre planejamento mensal e personalizado

Aula 12: Relatórios

De nada adianta fazer o controle diário das suas finanças se não analisar e definir melhores estratégias para sua vida financeira. Então, ao saber disso, te ensinamos a utilizar os relatórios no Mobills.

Por meio deles você consegue analisar como está utilizando seu dinheiro, assim, é possível saber se seu plano financeiro está funcionando ou onde pode melhorar.

Entenda como funciona os relatórios no Mobills

Curso de finanças na Prática

“O que sabemos aprendemos fazendo.”

— Aristóteles

Segundo Aristóteles, filósofo grego, “o que sabemos aprendemos fazendo”. Então, não adianta assistir um curso capaz de te ajudar a mudar sua vida financeira se não colocar o que aprendeu em prática.

Portanto, busque praticar as dicas de finanças e controle financeiro para mudar a forma como lida com o dinheiro.

Finalizando o curso de finanças pessoais grátis

Aula Extra: Reserva de Emergência

Aula extra sobre reserva de emergência

Uma reserva de emergência nada mais é do que uma quantia de dinheiro que pode nos ajudar a superar momentos de imprevistos financeiros. Por exemplo, um problema de saúde, manutenção no carro, etc.

Nessa aula extra, vamos te ensinar na prática como montar sua reserva financeira!

Para que serve o curso de finanças pessoais?

Um curso de finanças para iniciantes funciona como uma fonte de aprendizado essencial para o gerenciamento financeiro. Ou seja, por meio dos nossos ensinamentos, você consegue tomar decisões financeiras mais inteligentes.

Para quem é o curso de finanças e educação financeira?

O curso de gestão financeira com o Mobills é para todos aqueles que querem tomar o controle da sua vida financeira. Por meio das nossas videoaulas, você aprende na prática como cuidar melhor das suas finanças.

Quanto custa o curso de finanças com o Mobills?

O curso de finanças pessoais com o Mobills é totalmente gratuito.

É possível acessar o curso em outra plataforma?

Nosso curso é online e está disponível no canal do Mobills, no YouTube. No entanto, é possível acessá-lo também por meio da Udemy, plataforma de cursos à distância.

Você também pode querer saber

O que um curso de finanças pessoais ensina?
Qual o valor de um curso de finanças pessoais?
Qual é o melhor curso de finanças pessoais?

Vale a pena fazer o curso de finanças pessoais?

Já ouviu aquela frase de que “conhecimento nunca é demais”? Então, um curso de finanças pessoais pode servir de grande fonte de conhecimento, além de poder ser aquele impulso que faltava para que você organize sua vida financeira.

Além disso, você também pode utilizar a oportunidade para enriquecer o currículo com os conhecimentos adquiridos.

Por isso, não perca tempo e acesse o conteúdo gratuito!

VEJA TAMBÉM


Escrito por Larissa Brioso Educadora Financeira

Educadora Financeira na Mobills; formada em Economia pela Universidade Federal do Ceará; e estudante de Gestão de Negócios e Marketing. Possui experiência na área de marketing e criação de conteúdo com ênfase em educação financeira, comunicação de marketing, indicadores de marketing, mídias sociais, SEO e CRM.

  • Editora-chefe do site da Mobills;
  • Formada em Economia;
  • Especializada em Gestão de Negócios e Marketing.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


🤔 Tem dúvidas ou dicas? Comenta aqui, que nossos especialistas respondem!

Notifique-me de novos comentários via e-mail.

40 comentários publicados nesse artigo
    17/04/2022 às 15:10

    Fiz o curso de finanças pessoais e estou iniciando a utilização do Mobills. Tenho uma duvida quanto a inclusão de despesas no cartão de crédito, pois no curso houve menção a inclusão manual de cada despesa feita. Tenho um numero grande de despesas de cartão e ficar incluindo uma a uma é muito trabalhoso e gastarei muito tempo com isso. Vi que há funcionalidade de importar as despesas feitas no cartão de crédito. Não entendi como utilizar os extratos de conta corrente e de cartão de crédito para “reconciliar”as transações no Mobills. Podem me ajudar em como estabelecer um fluxo apropriado e que funcione no aplicativo para importação periódica de meus extratos de conta corrente e cartão de crédito?

      20/04/2022 às 15:24

      Oi, Helder! Tudo bem? Compartilha essas suas dúvidas com o nosso time de atendimento em nossa central de ajuda, por favor. Eles vão conseguir de ajudar melhor nesse caso específico. Abraços!

    15/02/2022 às 11:58

    eu mando essas aulas pra todo mundo que fala comigo sobre finanças kkkk
    valeu, gente! que time <3

      21/02/2022 às 11:28

      Que demais! Agradecemos demais o compartilhamento, Lívia. E ficamos muito felizes em poder ajudar. =D

    29/08/2021 às 02:39

    Eu gostei muito do curso

      30/08/2021 às 16:41

      Que bom que gostou, Josias. Aproveita e confere nossos outros vídeos e artigos de finanças para que você possa se desenvolver cada vez mais.

    20/03/2021 às 15:27

    Boa tarde pessoal!

    Retomeu o uso do mobils depois de usar uns anos atrás e acabei de terminar a playlist do treinamento no Youtube, muito legal por sinal e aprendi várias coisinhas, porém ainda tenho uma dúvida: quando eu entro em despesas por categoria só aparecem despesas realizadas em contas correntes ou as despesas de cartão também estão aí? Me parece que não estão.

    PS: um relatório unificado de despesas por categoria de todas as contas e cartões de crédito me parecem ser uma ferramenta muito útil para entender como estão nossos gastos e principalmente se aparecesse uma porcentagem deles em relação ao total.

    Grato,
    Eduardo

      21/03/2021 às 17:50

      Que bom que voltou a usar, fico muito feliz mesmo!
      Sugestão anotada, vamos colocar na nossas listas de implementações.
      Abraços Eduardo.

    15/03/2021 às 23:21

    Conteudo Extraordinário!
    Consegui eliminar todas minhas Duvidas e ainda me incentivou a adquirir a Versão Premium! Parabéns!

      16/03/2021 às 08:49

      Parabéns, Ingrid. Ficamos muito felizes com o seu desempenho. Continue assim, pois o seu futuro só depende de você.

      20/08/2021 às 19:43

      Esse curso tem certificado?

      23/08/2021 às 09:13

      Olá, Aquiles. O curso de Finanças Pessoais não tem certificado.

    15/03/2021 às 09:19

    Curso básico muito bom, só estou sentindo falta do lançamento de despesa em múltiplas categorias no app

      15/03/2021 às 13:59

      Que bom que gostou Fabricio! Melhoria anotada. Abs

    14/03/2021 às 19:38

    Parabéns pelo conteúdo Carlos, muito bom sanou algumas dúvidas, gostaria de fazer uma pergunta, pra eu fazer meu planejamento financeiro é necessário eu ter pelo menos um mês inteiro de lançamento?
    Aguardo

      14/03/2021 às 22:41

      Olá Adamir, tudo bem?

      Que bom que gostou, esse primeiro mês é principalmente para pessoas que ainda não tem nenhuma noção de como gasta o dinheiro.
      Pq o mais importante no primeiro mês é ter um diagnóstico acertado!
      Imagine o caso que você ainda não tem nenhuma noção do quanto se gasta, e defini uma meta que está totalmente fora da realidade e com isso causar até o efeito contrário que um bom planejamento faria.
      Em geral essa é a visão, mas nada impede de você começar já fazendo o seu planejamento financeiro.

      Abs

    14/03/2021 às 17:58

    Sensacional Esse curso

      15/03/2021 às 08:29

      Que bom que gostou, Adilson. Esse curso de finanças pessoais foi feito realmente para ajudar as pessoas a organizarem melhor seu orçamento.

    14/03/2021 às 17:40

    Muito massa , já faço tudo isso mas todo conhecimento agrega na nossa vida, obrigado pelo conteúdo. ✅💪🏻

      14/03/2021 às 22:42

      Que bom que gostou Saulo! Fica a vontade de compartilhar com amigos que estão iniciando nesse mundo! Abraços.

      15/03/2021 às 08:38

      Excelente, Saulo. Continue com essa disciplina financeira, pois, assim, você vai alcançar todos os seus objetivos.

    13/03/2021 às 00:00

    Muito relevante!!! …….

      15/03/2021 às 08:52

      Muito bom, Noadia. Esperamos que esse curso possa fazer uma diferença no seu trato com as finanças.

    12/03/2021 às 15:15

    Parabéns pelo curso, boa didática e muito esclarecedor. Uso o programa e agora estou conseguindo entender perfeitamente o modo de usar.

      13/03/2021 às 19:10

      Que bom que gostou do cursoLuciano! Espero que tenha ajudado com suas finanças pessoais.

      15/03/2021 às 09:02

      Parabéns, Luciano. Com o Mobills, a realização dos seus objetivos financeiros será muito mais fácil.

    11/03/2021 às 20:04

    Muito bom quero participar deste curso.

      12/03/2021 às 09:06

      Excelente, Valmir. Com esse curso de finanças pessoais, você será capaz de controlar seu orçamento como nunca antes.

    11/03/2021 às 17:44

    Seu curso está ótimo tanto em áudio como em apresentações. O conteúdo está de parabéns. Comecei a ultilizar o aplicativo no ano passado mas apenas em 2021 que estou mais diciplinada e estou vendo total doferença nas minhas economias. Venho agradecer pelo seu trabalho.

      12/03/2021 às 09:05

      Ficamos felizes em poder ajudar, Elydeoll. Nosso curso de finanças realmente tem esse objetivo de transformar a vida das pessoas.

    11/03/2021 às 14:17

    Onde acho ele na Udemy?

      15/03/2021 às 14:00

      Ainda vamos disponibilizar!

    11/03/2021 às 12:23

    Quero cursar .até hoje receio de usar o app por causa de falhas de convencimento sobre uso

      12/03/2021 às 09:26

      Olá, Diego. Nós temos uma equipe especializada que se esforça para melhorar nosso aplicativo para que nosso usuário tenha a melhor experiência. Portanto, baixe o nosso app, que é muito bom, e faça um teste. Se você tiver algum problema, entre em contato com o nosso suporte para que possamos ajudar.

    11/03/2021 às 12:10

    Conteúdo ótimo obrigado

      11/03/2021 às 14:55

      Que bom que gostou Rogerio!

      11/03/2021 às 23:09

      Muito boa sua explicação , sucesso que Deus abençoe sua vida , consegui entender muito bem , espero outros assuntos sobre investimentos , principalmente os que tem os nomes bem complicados , pois tenho certeza que com vc explicando vou entender rsrs sucesso e muito sucesso.

      12/03/2021 às 09:08

      Que bom que gostou, Sabrina. Além desse curso de finanças, temos um vasto conteúdo de investimentos em nosso blog e em nosso canal do YouTube, onde abordamos vários temas de modo simples e direto.

      15/03/2021 às 16:41

      Eu coloco meu email para fazer o curso. Mas a PG fica carregando e não finaliza.

      17/03/2021 às 11:43

      Olá Mariana, você não consegue assistir o vídeo online? Não precisa logar para fazer o curso.

.
.