Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
semestral

O que é o IGP-M e como ele funciona? Descubra agora!

Confira o que é IGPM e como ele funciona e afeta seus investimentos!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 03 de Outubro de 2023

Você já escutou falar no índice que calcula o valor do aluguel? Sabe o que é IGP-M e como ele pode não só afetar a sua vida, mas também os seus investimentos?

Muitas pessoas já escutaram falar no Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), mas poucas sabem como de fato ele funciona e é calculado.

Mas para quem aluga um imóvel ter conhecimento deste índice é fundamental para saber fazer o reajuste do valor do contrato.

Além disso, se engana quem pensa que o IGP-M só é utilizado para calcular o aluguel. Ele também influencia em outros fatores da nossa vida.

Dúvida? Então continue lendo este artigo para descobrir o que é IGP-M e como ele funciona.

VEJA TAMBÉM: Tabela IGP-M [Atualizada]

O que é IGP-M?

O IGPM é um indicador de preços que é avaliado todos os meses e também é utilizado para medir a inflação, que no caso é o aumento do preço dos produtos.

Além disso, ele ainda é composto por outros três índices: o IPA, IPC e INCC.

Outra informação importante é que o IGPM é calculado por uma instituição privada, a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

E uma curiosidade deste indicador é que ele o valor dele não costuma ser próximo ao do mercado. Isso acontece porque ele é um índice geral de preços.

Mas o que isso significa? Simples: que ele influencia na produção das indústrias e, consequentemente, afeta elas por conta da oscilação do dólar.

Diferentemente do que acontece com o IPCA, no qual é um índice de preços do consumidor. Este é representado pelo consumo das famílias com renda entre 1 e 40 salários mínimos.

Por conta disso, o IGPM é considerado um fator crucial na macroeconomia do país. 

Mas por que o IGP-M também é conhecido como “inflação do aluguel”?

É bem provável que você já tenha escutado que o IGP-M é a inflação do aluguel, mas sabe por que o índice é chamado assim?

Porque ele é muito usado para o ajuste anual dos contratos de aluguel de imóvel. Quem é inquilino e locatário já está bem familiarizado com este termo.

Mas ainda assim, há quem tenha dúvidas sobre o assunto, principalmente sobre qual é o valor que o aluguel deve ser corrigido.

E já vamos responder essa pergunta: sempre levando em consideração o IGPM do ano anterior.

Digamos que o índice tenha uma deflação, ou seja, uma queda em um determinado ano, a tendência é que no ano seguinte, o valor do aluguel seja mantido.

Porém, existem outros fatores que podem fazer com que o valor do aluguel seja elevado pelo dono do imóvel. 

Vale ressaltar ainda que existem outras contas que podem ser reajustadas pelo IGPM, como é o caso da energia elétrica, escolas e faculdades, planos de saúde e até mesmo seguros.

Como o IGP-M é calculado?

Agora que você já sabe o que é IGPM, deve estar se perguntando como ele é calculado, certo?

Bom, para descobrir o índice da tão temida inflação a FGV analisa os preços a partir do dia 21 do mês anterior até o dia 20 do mês de referência.

E a divulgação do valor encontrado é sempre divulgado no final do mês de referência. Mas quais são os preços avaliados? Os mais variados.

A Fundação avalia os setores em diferentes pesos, que são: construção civil, indústria, agricultura e os serviços de moradia e varejo.

Além disso, os valores costumam ser avaliados em sete capitais, sendo elas: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília. 

Por este motivo, a FGV realiza o cálculo em três sub-índices que serão utilizados como componentes do IGPM.

Continue lendo: Reajuste do Aluguel: saiba como funciona e como calcular pelo IGP-M!



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.