Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não

O que é contactless? Veja como funciona a tecnologia dos cartões!

Conheça a tecnologia contacteless, para que serve e como facilitar os pagamentos do seu dia a dia com ela.

Artigo escrito por Equipe Mobills em 28 de Julho de 2023

Você sabe o que é contactless? Atualmente, esta inovação da função nos cartões de crédito e débito, ficou conhecida como contactless.

De modo geral, é baseado em uma maneira de pagamento por aproximação em que o portador do cartão efetua a aproximação do cartão na máquina do estabelecimento e assim é feito o pagamento .

Porém, há diversos usuários que possuem  dúvidas de como funciona esta inovação. Neste artigo, você obterá conhecimento sobre essa inovação tecnológica, conhecida como contactless.

O que é contactless?

Devido aos diversos golpes ao inserir seu cartão em máquinas, este hábito está sendo deixado de lado. 

Nos dias atuais, fomos pegos de surpresa com o surgimento de pagamento por aproximação, bastando apenas colocar o cartão em cima  da máquina de cobrança e é feito o processamento do pagamento.

Esta maneira de efetuar o pagamento com o seu plástico, pode ser chamada de contactless. Para que ocorra, o plástico necessita conter um chip de comunicação sem fios. A tecnologia possui o nome de NFC que é diferente de contactless.

É possível identificar de maneira facilitada o cartão com esse tipo de função. Pois, contém o símbolo parecido com quatro ondas que indicam a transmissão sem fio como mostrado abaixo.

imagem do símbolo do pagamento por aproximação.
Símbolo de pagamento por aproximação!

Esta tecnologia possui o objetivo de efetuar a comunicação entre somente dois dispositivos.

Desta maneira, ao efetuar a aproximação, é permitido o pagamento por meio do cartão, acionando o seu banco para que a transação seja realizada. 

Em geral, a distância em que o cartão necessita constar da máquina é pequena, sendo 10 centímetros.

Como funciona a tendência dos cartões contactless?

Após ter o conhecimento sobre o que é o contactless, nesta etapa será possível analisar de que maneira funciona esse item tecnológico valiosíssimo.

Para que seja feito o pagamento através dessa nova tecnologia, basta aproximar o seu cartão na máquina compatível com o contactless. Sendo considerada uma operação simples, mas é interessante conhecer sobre como a operação ocorre. 

Ao efetuar uma compra, o estabelecimento perguntará se o seu cartão possui autorização para efetuar o pagamento por aproximação.

Nesse momento, caso seu cartão contenha esta funcionalidade, não haverá a necessidade de efetuar a digitação de sua senha. O limite é pré-estabelecido pela instituição financeira responsável pelo seu cartão com a qual você possui vínculo.

É corriqueiro, pagamento com valores superiores a R$100 não solicitem a senha do seu cartão, seja ele débito ou crédito.

É necessário liberar a função contactless?

Sim! Essa função só é ativada se você ativar.

Como também, para que o sistema funcione corretamente é comum ter que efetuar a liberação junto a seu banco para a utilização desta nova tecnologia – que pode ser liberado até no app do banco.

Podendo ser feita de maneira simples e rápida, pelo aplicativo da instituição é possível liberar o contato no cartão desejado.

A inovação tecnológica foi difundida no mercado financeiro pelos bancos digitais. Entretanto, a maior parte das instituições bancárias, nos dias atuais, contém essa modalidade para os seus usuários.

Destaca-se que assim como o seu cartão necessita ter a função para que o contactless funcione, a máquina do estabelecimento também necessita.



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.