Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

O que é alíquota? Entenda tudo sobre o assunto!

A alíquota está presente no dia a dia dos brasileiros, mesmo que nem todos saibam ainda a sua importância. Descubra o que é alíquota e qual a sua influência!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 06 de Janeiro de 2023

A alíquota é um termo recorrente no mercado financeiro, mas que muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que é e como ela funciona.

Para quem não sabe, ela está contida nas obrigação de todo contribuinte brasileiro. Assim, esse tipo de cobrança pode sofrer alterações dependendo da ocorrência de cada cidadão. 

Sendo assim, separamos este artigo para explicar o que é alíquota e como funciona. Confira!

O que é alíquota?

A alíquota pode ser considerada um percentual aplicado no cálculo do valor de impostos a serem pagos, tanto por pessoas físicas quanto jurídicas.

Por isso, todos os produtos que compramos possuem taxas de imposto. Desse modo, eles se vinculam a deveres de todo contribuinte desde a indústria e até mesmo a produção

Destaca-se que nem todos os tributos são pré-fixados. Assim, há a necessidade de avaliação de cada categoria das mercadorias e outras variáveis comprometidas na sua fabricação.

Dessa forma, as taxas estão correlacionadas ao preço e outros elementos do bem que irá adquirir. Logo, a  alíquota é o cálculo que estabelece a porcentagem adequada que deve ser paga por cada material.

Sendo assim, simplifica o processo de impor os tributos a serem pagos, podendo ser também um instrumento de administração federal, estabelecido por lei.

Como funcionam as alíquotas?

Ressalta-se que para o entendimento claro sobre como a alíquota funciona, é necessário que se entenda que os cálculos dependem de um tabelamento oficial do Governo Federal. 

Primeiramente, as instituições reguladoras e as de fiscalização atualizam as margens percentuais segundo o nicho e os valores utilizados como base.

Produtos e serviços corriqueiros não requerem demanda de pagamento de impostos, com valor já incluso em sua totalidade. Dessa maneira, o cálculo está limitado, essencialmente, às empresas e indústrias. 

Sendo assim, quando definem e atualizam as tabelas, ocorre o cálculo condizente com a base e os valores de cada nicho. Vale mencionar que os impostos seguem uma alíquota gradativamente, aumentando de acordo com o preço.

Logo, todo produto e serviço nacional sofrerão uma porcentagem adicional. Com tudo o que vimos acima, pode-se observar a importância de ter o conhecimento sobre o que é alíquota.

Como as alíquotas impactam nos investimentos?

Muitos de nossos leitores buscam informações sobre o que é alíquota, devido a um possível impacto em seus investimentos. Estes, no entanto, são variáveis.

Os impostos para aplicações em investimentos dependem das categorias dos recursos, que aumentam de acordo com a rentabilidade de cada investimento.

Assim, possuidores de títulos, em sua grande maioria, procuram por investimentos mais acessíveis, com descontos do governo. Bem como taxações em recebimentos, a alíquota varia de acordo com a carteira de investimento do cidadão.

Caso sua renda variável seja sua principal fonte de renda, como ações, o imposto também incide sobre o lucro líquido real. 



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.