Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
semestral

Disciplina: por que é importante para atingir objetivos? Descubra!

Saber como ter disciplina pode ajudar a otimizar diversos processos necessários no dia a dia. Por isso, saiba mais!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 04 de Julho de 2023

Saber como ter disciplina no dia a dia e na vida não é uma tarefa fácil. Mas ela poderá ser fundamental para o seu sucesso.

De maneira geral, disciplina é o ato de cumprir as regras estabelecidas. Muitos buscam ter, principalmente, para alcançar metas e objetivos.

Mas por que será que é tão difícil manter uma disciplina? O grande fato é que as distrações, prazeres e a rotina cansativa acabam fazendo com que a disciplina se perca.

Ter disciplina muitas vezes é o ponto chave para te ajudar a ter organização, como no planejamento financeiro, e produtividade. Dessa forma, alcançando êxito nas suas tarefas.

Então, agora que você já sabe o básico sobre disciplina, confira a seguir dicas de como tê-la no dia a dia!

O que é a disciplina?

A disciplina nada mais é do que um modo de agir que demonstra constância e métodos eficazes no dia a dia. Ela pode, inclusive, desencadear diversos fatores e impulsionar resultados.

De acordo com o dicionário, ela pode significar boa conduta. Ademais, ainda segundo o dicionário, seu significado pode estar atrelado a “um regulamento; submissão ou respeito às regras, às normas; um modo de agir”.

Além disso, ser disciplinado (a) pode colaborar com várias atitudes tomadas durante o dia, como:

  • Uma maior organização;
  • Melhor gestão de tempo; e
  • A energia depositada para a realização de tarefas.

Disciplina é uma habilidade? 

Não! A disciplina não pode ser considerada uma habilidade, que se aprende ou esquece com o tempo. 

É mais fácil defini-la como a cultivação de hábitos que, com o tempo, tornam-se constantes e geram motivação.

Além disso, o fato de ter disciplina está diretamente ligada com consistência. Afinal, quanto mais consistentes em determinada situação, o foco é maior e você se sentirá mais motivado.

6 formas de manter a disciplina

Você já deve saber que entender como ter disciplina não é uma tarefa nada fácil. Mas, será que existem maneiras que ajudam a mantê-la presente?

Afinal, quanto mais disciplina existir na sua rotina, mais perto você estará dos seus objetivos e metas traçados. Por isso, confira a seguir algumas dicas para se manter disciplinado.

  1. Estabeleça uma rotina
  2. Defina metas e objetivos
  3. Pratique atividade física
  4. Faça terapia
  5. Faça atividades prazerosas
  6. Evite a procrastinação

Estabeleça uma rotina

Por mais que o seu dia a dia seja corrido e você não consiga ter sempre horários fixos, estabelecer uma rotina é importante para saber como ter disciplina.

Tente distribuir pelo seu dia as tarefas obrigatórias, com pausas para descanso e para fazer as principais refeições.

Com uma rotina equilibrada é possível evitar deixar algo para trás e manter uma constância nas atividades.

Defina metas

Trabalhar com metas é importante para ter disciplina, pois elas vão te ajudar a estabelecer estratégias e guiá-las em prol de resultados.

As suas metas serão essenciais para que você tenha disciplina em busca dos objetivos. E saber se elas são a curto, médio ou longo prazo também faz toda a discirenaç.

Faça terapia

Fazer terapia não é nenhum sinal de dificuldade cognitiva, transtorno ou doença.

Muitas vezes, o ato de fazer terapia pode ajudar a organizar sua mente e trabalhar algumas questões pessoais que podem te atrapalhar a se manter disciplinado.

Pratique atividade física

Praticar atividade física é uma excelente forma de se manter em disciplina.

Inclusive, muitos buscam esse caminho para recuperar a disciplina, manter o foco e atingir objetivos voltados para a área da saúde

Faça atividades prazerosas

É difícil se manter em disciplina praticando atividades monótonas, massantes e que não lhe dão prazer ou satisfação. Por isso, procure praticar atividades que lhe façam feliz e realizado.

Essa dica é principalmente para questões trabalhistas. Evite se submeter a situações desconfortáveis ou rotinas que não lhe fazem bem. Afinal, você precisa de motivação para manter uma rotina com disciplina.

Evite procrastinar

Tente evitar a procrastinação para que você consiga cumprir as suas metas diárias e tenha disciplina na sua rotina. O excesso de ócio, mesmo que criativo, pode atrapalhar os seus resultados.

Vale lembrar que procrastinação é diferente do descanso.

CONTINUE LENDO


Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.