Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
Não

O que é o Natal? Saiba a origem a história e o significado da data!

Descubra o que é comemorado no Natal, quando acontece e outras curiosidades sobre as tradições natalinas pelo mundo!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 20 de Dezembro de 2023

Assim que começa novembro, vemos as decorações de Natal surgindo e a família já começa a fazer planos de como comemorar. Mas você sabe o que é o Natal, qual a origem e o que essa data significa?

A seguir, confira as principais informações sobre essa festa, incluindo toda a origem do Natal, e fique por dentro de tudo para o fim do ano!

VEJA TAMBÉM: O que dar de presente de Natal?

Natal: origem e significado da data

Imagem representando o significado do Natal
Presépio representando o significado do Natal

O Natal é um feriado religioso comemorado no dia 25 de dezembro. Mesmo que a tradição mude de um país para outro, esta é uma data importante mundialmente.

O dia 25 de dezembro é a data escolhida pela Igreja Católica para representar o nascimento de Jesus Cristo. Como não há registros da data histórica, o Papa Julius, no século IV, dedicou esse dia para a celebração.

A comemoração em si é realizada no dia 25 de dezembro, mas o ciclo de Natal se estende até o dia 6 de janeiro. Esse período é relacionado à jornada dos três Reis Magos para visitar Jesus em Belém. 

No Brasil, as famílias têm o costume de se reunirem na noite do dia 24 de dezembro para realizarem a Ceia de Natal, trocarem presentes e se confraternizarem.

Apesar de ser uma data tradicional do Cristianismo, diversas pessoas de outras religiões, ou mesmo as que não possuem crença religiosa, também comemoram e participam das festividades.

Afinal, é um período repleto de bons sentimentos, em que há muitos sorrisos, alegria e amor ao próximo, além do que alguns chamam de “espírito natalino”, que promove reencontro com pessoas queridas e dá esperança que dias ainda melhores virão.

VEJA TAMBÉM: Como economizar no Natal? Confira as melhores dicas para essa data!

O que significa a palavra Natal? 

O nome Natal vem do latim “nātālis, que é um adjetivo derivado de “natus” (nascimento). Por isso, a palavra Natal significa algo próximo a “referente ao nascimento”.

Além de ser o nome do feriado, essa palavra também é empregada quando o tema está relacionado ao nascimento.

Esse é o caso de “terra natal”, para indicar que uma pessoa é natural do lugar, e “pré-natal”, que é o acompanhamento de gestantes antes do nascimento do bebê.

Desse modo, o feriado está relacionado ao nascer pois, como dito, a data é a comemoração do nascimento de Jesus Cristo, de acordo com a tradição católica.

Qual a origem do Natal?

Existem muitas teorias sobre a origem do Natal. A mais aceita é que a celebração aconteceu por conta das festas pagãs que eram realizadas na antiguidade pelos romanos, que celebravam a chegada do inverno.

Dessa maneira, a Igreja Católica decidiu implementar o dia 25 de dezembro como o nascimento de Jesus, com o intuito de converter os pagãos ao cristianismo.

Além disso, também foram incorporados os elementos das festas pagãs ao Natal, como a árvore, o presépio de Natal e as famosas trocas de presentes.

Com isso, ao longo dos anos a celebração de Natal se tornou uma das mais populares do mundo, pois é um momento de festa, bons sentimentos e, para a igreja, é um momento de reflexão acerca do nascimento de Jesus.

VEJA TAMBÉM: O que pedir de amigo secreto? Confira opções de presentes!

Quais são as maiores tradições de Natal?

Uma das partes mais divertidas dessa comemoração é planejar a decoração e participar das tradições que só essa festa tem.

Como dito anteriormente, de acordo com a origem do Natal, é comum a decoração da árvore com enfeites e bolas brilhantes, além de montar presépios.

No Brasil, assim como em outros países, as casas são decoradas com pisca-piscas para simbolizar o período de luz. 

imagem de árvore de natal e presépio mobills
Árvore de Natal e Presépio

Em outros lugares, há costume de cortar árvores para decorar o lar, mas por aqui o costume é utilizar árvores sintéticas de montar ou árvores plantadas no jardim.

As pessoas que seguem o Catolicismo costumam ir na Missa do Galo, passando a virada do dia em oração. 

Outro ponto alto das comemorações são as ceias e reuniões de família, geralmente com pratos típicos como peru ou chester, pernil, rabanadas, pavê, pudim, frutas secas, panetone, dentre outros.  

E nessas reuniões ocorrem as trocas de presentes ou brincadeiras, como amigo oculto. Nele, uma pessoa sorteia outra para presentear. 

SAIBA MAIS: Ideias de mensagem para amigo secreto!

Quantos dias faltam para o Natal?

Para quem está ansioso pelas festas de fim de ano e deseja se planejar com antecedência, uma boa dica é contar com a Calculadora de Quantos Dias Faltam da Mobills.

Com essa ferramenta, é possível descobrir exatamente quantos dias faltam até uma data especial de maneira prática e confiável. Teste agora!

Como é o Natal em outros países?

Algumas curiosidades sobre a comemoração da data em outros lugares: 

  • O período de inverno sempre foi marcado por festividades desde a antiguidade, então mesmo culturas que não comemoram o Natal possuem festivais pelo Solstício de Inverno;
  • No Reino Unido, uma das tradições especiais é o discurso da Família Real. Todos os anos, os monarcas transmitem discursos às três da tarde no dia 25, com reflexões sobre o ano e eventos importantes que ocorreram no país;
  • Na China, o dia 25 de dezembro não é feriado. Porém, como há muitos estrangeiros no país, os símbolos de Natal estão presentes na decoração das ruas de grandes centros urbanos e no comércio;
  • Você sabia que na Espanha as crianças escrevem cartas pedindo presentes aos Reis Magos e não ao Papai Noel, como fazemos? Além disso, as reuniões com troca de presente acontecem no Dia de Reis e não na noite de Natal;
  • O Natal no Japão não é relacionado à religião, apesar de ter missas para as pessoas religiosas no dia. E outra diferença é que não é uma data muito comemorada com a família, e sim um dia romântico para comemorar em casal.

Dúvidas frequentes sobre o assunto

Qual é o significado do Natal para os cristãos?

Qual o real valor do Natal?

Quem criou o Natal?

Em que dia montar a árvore de Natal?

VEJA TAMBÉM: Veja opções de pratos para ceia de Natal – Ideias salgadas e doces!



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.