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Telefone do CRAS: saiba como entrar em contato com os centros

Veja como descobrir qual é o CRAS mais próximo de sua casa e encontrar informações sobre ele. Confira!

Artigo escrito por Lívia Portela em 24 de Março de 2023

Na hora de buscar atendimento, saber qual é o telefone do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social – pode ser de grande ajuda.

Os CRAS são unidades de atendimento à população, considerados como as portas de entrada para a Assistência Social.

Neles é possível se cadastrar em programas do Governo como o Bolsa Família, ter orientação sobre direitos e benefícios sociais, entre outros serviços.

Então para saber como entrar em contato com o CRAS mais próximo de sua residência, confira o artigo que preparamos. Boa leitura!

Qual o telefone do CRAS?

Os CRAS não possuem uma central telefônica única para todo o Brasil. No entanto, em alguns municípios, o governo local disponibiliza centrais telefônicas ou atendimento por e-mail para agendamentos.

Há, no entanto, uma central online onde é possível localizar a unidade do CRAS mais próxima de sua casa, que é o site do MOPS (Mapas Estratégicos para Políticas de Cidadania).

Assim, para descobrir onde fica do CRAS mais próxima de onde você está, seu respectivo endereço, e demais informações, basta seguir os passos abaixo:

  • Acesse o site do MOPS – Mapa Estratégico para Políticas de Cidadania;
  • Selecione a localização em que deseja fazer sua busca (Estado e Município);
telefone do cras - página inicial site MOPS - mobills
Site do MOPS – página inicial
  • Em seguida, clique na aba ‘Serviços' e depois em Centro de Referência da Assistência Social;
telefone do cras - página 2 site MOPS - mobills
Após selecionar sua cidade, clique na aba serviços e em seguida em CRAS
  • Confira, então, todas as opções de CRAS de sua cidade e escolha a mais próxima de sua residência.
telefone do cras - página 3 site MOPS - mobills
Procure na lista o CRAS mais próximo da sua localização

É importante lembrar, que os atendimentos nos CRAS são um serviço do Ministério da Cidadania, em parceria com a Prefeitura, e em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões, é possível entrar em contato por telefone pelo número 121 (ligação gratuita).

VEJA TAMBÉM: O que é CRAS: conheça os serviços e onde encontrar o mais próximo

Como ser atendido no CRAS?

Em geral, os CRAS funcionam durante 8 horas por dia e o tempo de atendimento varia de acordo com a unidade e com as demandas das famílias.

Então, antes de ir até um CRAS, verifique no site da Prefeitura de sua cidade ou no site do MOPS o endereço, horário de funcionamento e se, naquela unidade específica, é necessário ou não fazer agendamento prévio.

Assim, você terá certeza que que será atendido no dia em que comparecer à unidade.

Quais documentos são necessários para o atendimento no CRAS?

Para ser atendido no CRAS, a princípio, não é necessário ter nenhuma documentação. Até porque os centros servem para orientar até mesmo quem precisa tirar os documentos pela primeira vez.

No entanto, caso você já tenha os seus documentos, leve CPF, carteira de identidade ou outro documento que contenha os seus dados pessoais e possa identificá-lo.

Isso facilitará o seu acesso a serviços como realizar o seu registro no Cadastro Único, Carteira do Idoso, Bolsa Família entre outros.

O que são os CRAS?

CRAS é a sigla para Centro de Referência de Assistência Social, que é a unidade de atendimento do Governo, especializada em prestar serviços de Assistência Social, e promover a proteção social.

Nos centros de atendimento, é possível se inscrever no Cadastro Único e ter acesso a diversos serviços de forma gratuita, como por exemplo:

  • Fazer o Cadastro Único;
  • Receber orientações sobre direitos e benefícios sociais;
  • Receber orientações sobre serviços públicos;
  • Receber apoio em casos de violência doméstica e conflitos familiares em geral;
  • Carteira do Idoso
  • Agendamento de perícia no INSS
  • Acesso serviços, benefícios e projetos de assistência social, entre outros.

O acesso aos CRAS é gratuito e é um direito de todos os cidadãos. Os centros são mantidos pelas Prefeituras e pelo Governo Federal, para tornar o serviço acessível, especialmente para os mais vulneráveis.

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Escrito por Lívia Portela Redatora Web

Lívia é formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará e, atualmente, estuda Marketing Digital na Universidade Estácio de Sá. Descobriu no Marketing uma paixão pela comunicação, onde exerce seu trabalho produzindo conteúdo sobre finanças pessoais, produtos e serviços financeiros utilizando as técnicas de SEO.

  • Estrategista de Marketing em formação;
  • Advogada.

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