Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Horário do Bolsa Família: entenda a forma acesso e disponibilidade dos benefícios

Deseja entender melhor como é o horário bolsa família? Descubra neste artigo as informações que você precisa para receber seu benefício.

Artigo escrito por Equipe Mobills em 17 de Janeiro de 2024

Qual é o horário do Bolsa Família? Há um horário específico para receber o benefício?

O programa Bolsa Família, criado em 2003, tem sido uma ferramenta crucial no combate à pobreza e à desigualdade no Brasil. 

Este programa de transferência de renda atinge milhões de famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. 

No entanto, existem ainda muitas dúvidas, especialmente no que diz respeito ao horário do Bolsa Família e à disponibilidade dos benefícios. 

Este artigo propõe esclarecer essas questões. Confira!

Qual é o horário do Bolsa Família?

A primeira coisa a ser esclarecida é que o programa Bolsa Família não possui um “horário” específico, ou seja, não existe um horário fixo para o recebimento dos benefícios. 

Além disso, a data do pagamento do Bolsa Família é determinada pelo final do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário. 

O calendário é elaborado e divulgado anualmente pelo Governo Federal.

Para saber quando o dinheiro estará disponível, o beneficiário deve consultar o calendário de pagamentos atualizado.

E ele geralmente é disponibilizado no site da Caixa Econômica Federal, nas agências bancárias e também pode ser consultado por meio do aplicativo Caixa Bolsa Família. 

O horário de funcionamento das agências bancárias e lotéricas é o que determinará o horário em que o beneficiário poderá realizar a retirada do benefício.

VEJA TAMBÉM O que precisa para fazer o Bolsa Família? | O que é horário comercial?

Calendário de pagamentos

Os pagamentos são liberados gradualmente, durante um período de dez dias úteis, em dias específicos de acordo com o último dígito do NIS

Assim, o beneficiário pode sacar o dinheiro a partir da data indicada para o seu número, sem prazo para retirada.

Quando o pagamento estiver disponível, o beneficiário poderá sacar o dinheiro utilizando o Cartão Bolsa Família em qualquer um dos caixas eletrônicos da Caixa, Casas Lotéricas ou correspondentes Caixa Aqui. 

Além disso, aqueles que possuem conta na Caixa podem optar por receber o benefício diretamente na sua conta, podendo fazer uso dos recursos da maneira que preferir, inclusive através do cartão de débito ou serviços online.

É importante ressaltar que os horários para saque nos caixas eletrônicos variam de acordo com a localização e o tipo de caixa, mas em geral funcionam 24 horas por dia. 

Já as Casas Lotéricas e correspondentes Caixa Aqui normalmente funcionam em horário comercial.

VEJA TAMBÉM Empréstimo Bolsa Família: Quais as novas regras?

Qual o objetivo do Bolsa Família?

O programa Bolsa Família tem como objetivo garantir a essas famílias o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde. 

Nesse sentido, entender o funcionamento do Bolsa Família é fundamental para garantir o acesso regular e oportuno ao benefício.

Logo, embora o termo “horário do Bolsa Família” possa ser um tanto confuso, ele se refere essencialmente ao cronograma de disponibilidade dos benefícios, que é definido de acordo com o NIS do beneficiário. 

Ademais, a hora de saque dos benefícios depende principalmente do horário de funcionamento da Caixa Econômica Federal, das Casas Lotéricas e dos correspondentes Caixa Aqui.



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.