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O que é DDA? Aprenda a visualizar boletos automaticamente

Saiba o que é DDA e como visualizar boletos automaticamente!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 19 de Setembro de 2023

Você sabe o que é DDA? Se você costuma pagar muitos boletos, já deve ter escutado falar sobre ele. A sigla significa Débito Direto Autorizado.

Esse método é ideal para não perder o prazo de pagamento e visualizar todos os boletos que precisa pagar. 

A seguir, saiba o que é DDA e como ele pode ajudar você e suas finanças. Boa leitura!

O que é o DDA?

Como dito acima, a sigla significa Débito Direto Autorizado. Com ele, você consegue visualizar todos os boletos que estão sendo emitidos no seu CPF ou CNPJ.

Todos esses boletos ficam disponíveis na sua conta do banco. 

Desta forma você fica mais tranquilo, pois não precisa procurar quais são os boletos que precisa pagar, monitorar as datas de vencimento ou esquecer de realizar a transação.

Outra vantagem é a praticidade de pagamento, já que não precisa depender de boletos impressos ou escanear/digitar códigos de barras dos boletos.

Essa ferramenta também permite maior controle da sua vida financeira, já que você pode calcular melhor quais serão seus gastos e não permitir que muitos boletos acumulem.

Quando um novo boleto é emitido em seu nome ou no de sua empresa, você é notificado. Mas é preciso de uma autorização para que o pagamento seja realizado.

Para começar a utilizar esta forma de pagamento, é preciso verificar a disponibilidade na instituição financeira de sua escolha.

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Qual é a diferença entre DDA e Débito Automático?

O Débito Automático funciona da seguinte maneira: você realiza o cadastro da sua conta uma única vez, utilizando um código especificado. 

Com isso, todos os boletos emitidos vão sendo debitados na conta de forma automática pelo banco, sempre que a data de vencimento chegar.

Isso sem que você precise aprovar. Isso gera facilidade, mas diminui o controle do que está sendo pago.

Já com o DDA, você pode visualizar automaticamente tais boletos mas não realiza o pagamento de imediato. Além disso, você pode ser notificado quando um novo boleto for emitido em seu nome.

Posso pagar todas as contas com DDA?

Não, existem alguns boletos nos quais não se pode utilizar esta opção. Por exemplo, contas de serviços públicos e convênios como luz, água, gás, telefone e Internet.

Também não é possível aplicar o DDA em boletos de arrecadação de tributo, como IPTU e IPVA, dentre outros.

Para estas contas, a melhor opção para não perder prazos é utilizar o débito automático ou fazer uma tabela com a data de vencimento de cada uma.

Porém, você pode colocar os seguintes boletos em Débito Direto Autorizado:

  • Fatura do cartão;
  • Seguros;
  • Mensalidades de escola, faculdade e/ou cursos;
  • Aluguel;
  • Condomínio.

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Como ativar seu DDA? 

A forma de ativação do DDA varia de acordo com a instituição bancária onde você possui conta. 

Porém, geralmente é possível ativá-la por Internet Banking ou diretamente do aplicativo. 

Outros modos de realizar a ativação é entrando em contato com a instituição por telefone ou utilizando demais canais de atendimento disponíveis para solicitar informações e tirar dúvidas.

No entanto, é importante frisar que, mesmo com a função de Débito Direto Autorizado ativada, você ainda pode receber boletos pelo Correio. 

Com isso, é preciso atenção para não pagar o mesmo boleto duas vezes. 

Um bom modo de impedir que isso aconteça é controlar suas finanças pessoais por meio de aplicativos no seu celular. 



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

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