Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
Não

O que é conta gov.br nível prata ou ouro? Entenda as diferenças!

Entenda como funciona a sua conta Gov.br e descubra as diferenças entre os níveis prata e ouro!

Artigo escrito por Equipe Mobills em 04 de Julho de 2023

Ao cadastrar uma conta gov.br, todos usuários começam no nível bronze, com serviços e permissões básicas. Mas, você sabe o que é conta gov.br níveis prata e ouro?

Nos dias de hoje, ter acesso aos serviços públicos digitais é essencial. Acontece que, para que você consiga obter alguns desses serviços, é necessário acessar sua conta gov.br.

O que nem todos sabem, é que essa conta se divide em categorias ou níveis de acesso, de acordo com as permissões e a forma de utilização do serviço de cada cidadão.

Então, se você quer saber mais sobre quais são esses níveis e quais as diferenças entre eles, continue com a gente neste artigo e descubra! Boa leitura!

O que é conta gov.br?

A conta gov.br pode ser considerada como uma identificação digital que permite acessar serviços públicos em diversas esferas, seja federal, estadual ou municipal com apenas login e senha.

Além de ser gratuita, ela está disponível para todo cidadão brasileiro que possua CPF.

No momento da criação de sua conta gov.br, é possível consultar de seu CPF, acessar serviços de educação e saúde, verificar questões previdenciárias, assinar documentos digitalmente, baixar certidões, entre outras atividades.

E, a fim de oferecer mais segurança aos usuários, foram criados selos de confiabilidade, que são divididos em três níveis: bronze, prata e ouro.

Esses selos indicam o grau de confiabilidade das informações disponibilizadas e a autenticação realizada no momento da origem da conta.

Sendo assim, quanto maior o nível da conta, mais segura ela é e mais serviços são disponibilizados para o usuário.

E, para saber qual é o seu nível, basta acessar a plataforma, fazer o login, e checar na própria conta a sua classificação como ouro, prata ou bronze, de acordo com os critérios abaixo:

Bronze

O nível Bronze é a classificação de segurança mais simples, com acesso aos serviços digitais menos específicos e funcionalidades parciais dentro da plataforma gov.br.

O nível bronze é originado após uma validação básica do seu cadastro por meio de dados pessoais ou previdenciários.

Então, este é o selo de confiabilidade mais comum para quem abriu a conta e ainda não utiliza os serviços com frequência.

Prata

É considerado o nível um pouco mais alto de segurança na conta gov.br, quando comparado ao anterior. Ele é um grau acima do bronze.

Estas contas proporcionam o acesso a serviços que requerem reconhecimento facial ou a bancos credenciados e, por isso, dão acesso a mais funcionalidades da plataforma gov.br.

Você pode alcançar esse este patamar após habilitar alguns recursos de informação, tais  como: reconhecimento facial e selo internet banking.

Ouro

Podemos dizer que é o nível mais alto de segurança que uma conta gov.br pode proporcionar.

Como consequência, o nível ouro proporciona acesso a todo e qualquer serviço público digital, usufruindo de todas as funcionalidades da plataforma.

Como aumentar para o nível prata?

Para passar do nível de bronze para o nível prata, é necessário que se escolha uma das alternativas abaixo, confira:

  • Ativar o reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br, com conferência da sua foto na base de cadastro da CNH;
  • Validar seus dados via internet banking de um banco credenciado;
  • Validar seus dados com usuário e senha do SIGEPE, caso você seja servidor público federal.

Como aumentar para o nível ouro?

Para que se eleve do prata para o ouro, são apenas duas opções:

  • Ativar o reconhecimento facial pelo app gov.br, com conferência da sua foto na base de cadastro da Justiça Eleitoral (TSE);
  • Validar seus dados com um certificado digital compatível com ICP-Brasil.

VEJA TAMBÉM: Benefícios do Governo: Saiba quais são os principais! || O que é INSS? Entenda tudo sobre essa instituição e como acessar

Quais são as vantagens de aumentar nível na conta gov.br?

A vantagem de aumentar o nível de sua conta gov.br é possibilidade de ter acesso a serviços que exigem maior grau de segurança na plataforma, como:

  • Visualizar e compartilhar documentos digitais;
  • Utilizar serviços gratuitos de assinatura eletrônica;
  • Habilitar a autenticação de dois fatores.
CONTINUE LENDO


Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.