Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Comprovante de Pix falso: Veja o que fazer para não cair no golpe

O envio de comprovante de Pix falso é uma das formas que encontraram de fraudar pagamentos. Saiba como evitar prejuízos e saber se o documento é verdadeiro.

Artigo escrito por Isabela Matsura em 08 de Dezembro de 2023

O Pix é um dos meios de pagamento mais utilizados, mas cibercriminosos descobriram maneiras de fraudar a ferramenta com golpes. Por exemplo, com um comprovante de Pix falso.

Nesse caso, os fraudadores podem fazer uma compra e enviar um comprovante falso, para o beneficiário acreditar que o pagamento foi feito. Assim, se não prestar atenção, ele pode sofrer prejuízo.

Portanto, para não ser enganado é preciso saber como identificar se um comprovante de Pix é verdadeiro ou não. Para saber como fazer isso, continue lendo o conteúdo. Boa leitura!

VEJA TAMBÉM: Pix fora do ar: Saiba o que pode ser!

Golpe do comprovante de Pix falso: Como funciona?

A popularidade do Pix aumenta a cada dia devido à transação instantânea e gratuita, chamando a atenção de muitos criminosos, que criam golpes para fraudar pagamentos.

Um desses golpes é o envio de comprovante de Pix falso, como dissemos anteriormente. Dessa forma, muitos beneficiários acham que receberam o dinheiro, mas na verdade é uma enganação.

Esse tipo de golpe causa grandes prejuízos às vítimas, por isso, é necessário estar sempre atento aos comprovantes para identificar os erros e verificar se as transferências foram feitas.

Como saber se um comprovante de Pix é falso?

O essencial para saber qual comprovante de Pix é falso, é prestar atenção a cada pequeno detalhe do documento. Afinal, eles podem ser alterados de diferentes modos. Alguns dos detalhes a que se deve atentar são:

  • Sinais de edição;
  • Data e horário da transferência Pix;
  • Extrato bancário.

Como o Pix é uma transferência instantânea, ou seja, o dinheiro cai na conta do beneficiário na mesma hora, uma das melhores dicas para evitar o golpe é olhar o seu extrato bancário e confirmar a operação.

Desse modo, saberá se o dinheiro foi realmente creditado. Além disso, também é importante conferir se a data e o horário da transferência estão certos, e conferir se as informações são nítidas.

Se elas não estiverem nítidas, provavelmente há edições. Outros sinais de adulteração e comprovante de Pix falso são o logotipo desproporcional da empresa, informações de má qualidade.

É possível ter de volta o dinheiro perdido em um golpe de Pix?

Devido ao aumento de fraudes, no final de 2021 o Banco Central criou uma ferramenta para devolver dinheiro no Pix, especialmente para grandes quantias decorrentes de falhas ou fraudes no sistema.

Para isso, entre em contato com a sua instituição financeira o mais rápido possível e informe o golpe. Entretanto, cada banco tem seus próprios procedimentos definidos.

Assim, como cada instituição resolve de modo diferente, é muito importante registrar um Boletim de Ocorrência provar o crime, facilitando a aprovação de reembolso futuramente.

Portanto, se recebeu um comprovante de Pix falso e não houve retorno do pagador, vá até a delegacia ou faça de forma on-line o Boletim de Ocorrência para deixar o reembolso mais fácil.

Comprovante do Pix falso: como fazer para não cair?

Por mais que existam vários golpes do Pix, também há formas de se proteger, como:

  • Não informar seus dados para ninguém por SMS ou e-mail;
  • Nunca passar nenhuma de suas senhas por nenhum canal;
  • Verificar se o Pix caiu na sua conta, pelo extrato bancário;
  • Ative as notificações do app da sua conta em banco.

Ainda que exista uma possibilidade de receber um reembolso, é sempre melhor se prevenir para não ter que passar por essa dor de cabeça. Dessa maneira, você poderá proteger as suas finanças.

Por isso, não informe seus dados por mensagem ou e-mail para canais que afirmam ser de um banco e não clique em nenhum link que receber. Antes, ligue para a instituição e valide a mensagem.

Tome cuidado também com suas senhas! Por mais que seja uma pessoa de confiança, não passe seus dados nem mesmo por WhatsApp. Afinal, esse canal pode ser hackeado ou acessado por outra pessoa.

O Pix é uma excelente forma de pagamento, mas ainda é preciso tomar cuidado.

Sendo assim, lembre-se de sempre conferir a logo do banco, o valor, a data e hora da transferência, nitidez dos dados e se o valor caiu na sua conta para saber se o comprovante do Pix é falso ou não.



Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

Você também vai gostar


.
.