Como cancelar compra no cartão de crédito? Tire suas dúvidas!

O cliente que se sente lesado após uma compra com o cartão, tem o direito de pedir o cancelamento, dependendo da situação. Saiba como e quando proceder!

Artigo escrito por Jennifer Figueiredo em 13 de Julho de 2021

Casal pesquisando Como cancelar compra no cartão de crédito

Saber como cancelar compra no cartão de crédito pode facilitar a vida do cliente insatisfeito, além disso, este é um dos direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor.

Muitas razões podem levar à insatisfação com um produto ou serviço adquirido, seja na internet ou em loja física.

Contudo, só é possível fazer o cancelamento em casos específicos e, por isso, é importante saber quando essa operação pode ser solicitada.

Assim, neste conteúdo, você verá de que forma uma compra com o cartão de crédito é cancelada e quais motivos podem justificar essa atitude.

Então, acompanhe!

Como cancelar compra no cartão de crédito?

Quando o cliente deseja cancelar uma compra no cartão, ele passa por procedimentos diferentes de outros métodos de pagamento.

Isso ocorre porque cada cartão de crédito tem um ciclo de funcionamento que envolve data de fechamento da fatura, vencimento, políticas internas da instituição e outros detalhes.

Em razão disso, pode levar algumas semanas até que o cliente receba o valor de volta. Por isso, esse procedimento também é conhecido como estorno.

Então, o primeiro passo para solicitar o cancelamento de compras no cartão é contatar a loja, apresentando razões válidas para o pedido.

Assim, o estabelecimento é o responsável por comunicar ao emissor do cartão e fazer a devolução do valor por meio dele.

Contudo, a operação pode ser ainda mais burocrática quando envolve transações com maquininhas, que pode levar até 15 dias para notificar o cancelamento à operadora do cartão.

Mas, se o cliente observar fraudes no cartão ou se o estabelecimento não aceitar cancelar a compra, é possível entrar em contato direto com a administradora.

Quando pedir o cancelamento de compra no cartão [Principais Motivos]

Existem situações específicas e previstas em lei que obrigam a loja a fazer o cancelamento da compra. Dessa forma, conheça os principais motivos que podem levar o cliente a cancelar a transação.

Pessoa ligando para cancelar compra no cartão
Lojas físicas não são obrigadas a cancelar compras no cartão, já os e-commerces devem avaliar se a justificativa é válida.

Desistência de compra

Apenas em casos de compras online ou por canais telefônicos é possível solicitar que a compra seja cancelada, antes que a loja envie o produto ao destinatário.

Por outro lado, se o pedido já foi entregue, o consumidor tem um prazo de até 7 dias para informar a desistência da compra.

Atraso na entrega

Um erro como este se configura pelo não cumprimento de oferta. Então, caso a loja prometa um prazo de entrega e não cumpra com o anunciado, o cliente tem direito de cancelar a compra no cartão.

Assim, essa regra também vale serviços contratados e que não houve a devida prestação no período combinado, como: instalação de internet, manutenção de equipamentos etc.

Cobrança indevida

Isso pode ocorrer quando há mais de uma cobrança do mesmo produto, o valor não condiz com o anunciado, entre outras situações.

Dessa forma, em casos de lançamentos indevidos ou incorretos, tanto em loja física como na internet, o lojista tem a obrigação de fazer o cancelamento da cobrança.

Suspeita de fraude

Caso observe um gasto na fatura que não reconhece ou seja notificado de transações no cartão que não fez, pode ser um sinal de fraude.

Assim, comunique imediatamente a operadora do cartão!

Em alguns casos, é possível contestar a compra pelo aplicativo do banco e até bloquear o cartão temporariamente, até que resolvam essa situação.

Produto danificado

Recebeu a compra e notou que o produto está danificado?

Nesse caso, antes de cancelar a compra no cartão de crédito, é possível solicitar o reparo ou troca do produto. Isso deve ocorrer dentro de 30 dias.

Após esse período, o consumidor tem o direito de pedir o cancelamento.

Quantidade incorreta

Ao perceber que a quantidade do produto é diferente da que o consumidor pediu ou não corresponde ao que diz na embalagem, o cliente pode cancelar a compra.

O problema também pode estar relacionado ao peso ou tamanho do conteúdo que não condiz com o anunciado.

Em casos como esses, entre em contato com o vendedor.

Compras parceladas: o que acontece após o cancelamento?

Quando o cliente pede para cancelar uma compra no cartão e o valor está parcelado, o estabelecimento pode devolver a quantia já paga.

Enquanto isso, serão anulados todos os lançamentos futuros. Mas, recomenda-se verificar a fatura mês a mês para ver se as cobranças foram canceladas.

Caso tenha problemas com a loja, o consumidor pode formalizar sua insatisfação em sites como o ReclameAqui, onde ficará registrada até que a empresa tome providências.

Dúvidas frequentes sobre o assunto

Chargeback significa contestar a compra no cartão de crédito.

Quando o cliente desconfia de fraude com o cartão ou o produto recebido é diferente do que foi pago, deve acionar o banco para contestar a compra e iniciar o procedimento de chargeback, para recuperar o valor gasto.

Após receber o produto comprado pela internet ou canal telefônico, o cliente tem até 7 dias para pedir o cancelamento da compra.

Sim. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem o direito de desistir da compra, caso se sinta lesado pelas condições previstas:

  • Quando a quantidade do produto é diferente da especificada na embalagem ou no enunciado;
  • Quando a loja não cumpre a oferta (Ex: atraso no prazo de entrega);
  • Desistência em sete dias se a compra foi realizada fora de um estabelecimento comercial (online ou por telefone etc).

Sim. O cancelamento de compra parcelada funciona por meio da devolução do valor das parcelas pagas. Assim, não haverá mais a cobrança nas próximas faturas.

Dicas de boas praticas ao consumidor

Entender como cancelar compra no cartão de crédito não torna o procedimento mais fácil e, pelo que observamos, a operação pode tirar o sossego de muitas pessoas.

Por isso, existem algumas dicas de boas práticas que o consumidor pode seguir ao adquirir bens e serviços, evitando passar por essa burocracia:

  • Confira todos os detalhes sobre o produto e pesquise avaliações de outros clientes;
  • Consulte as informações da loja e veja se é uma empresa de confiança;
  • Compre apenas em sites oficiais e seguros para transações online;
  • Caso tenha dúvidas sobre um produto ou serviço, entre em contato com a empresa, antes de finalizar a compra;
  • Atente-se para os detalhes sobre o frete, cobrança de taxa de entrega e prazo estipulado.
  • Verifique a política de troca da loja e veja se vale a pena para você;

Além dessas dicas, é fundamental que tenha uma forma de controlar suas despesas no cartão e não ser pego de surpresa com a fatura.

Para organizar seus gastos, gerenciar suas contas e seu ganho mensal, conte com um app de controle financeiro pessoal.

Conhece alguém que precisa saber como cancelar uma compra no cartão? Então, compartilhe este conteúdo!


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      Escrito por Jennifer Figueiredo Jornalista

      Jornalista pela Universidade do Oeste Paulista. Uma Redatora que ama café, séries, pets e estar na presença de pessoas queridas.

      • Jornalista;
      • Conteúdo Web e SEO.
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