Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
cartao
isca
Sim
semestral

Como cancelar uma compra no cartão de crédito? Entenda!

Já se sentiu lesado ou insatisfeito após uma compra com o cartão de crédito? Entenda seu direito de cancelar a operação em cada caso!

Artigo escrito por Jennifer Figueiredo em 05 de Julho de 2023

Saber como cancelar compra no cartão de crédito pode facilitar a vida do cliente insatisfeito, além disso, este é um dos direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor.

Muitas razões podem levar à insatisfação com um produto ou serviço adquirido, seja na internet ou em loja física.

Contudo, só é possível fazer o cancelamento da compra em casos específicos e, por isso, é importante saber quando essa operação pode ser solicitada.

Assim, neste conteúdo, você verá de que forma uma compra com o cartão de crédito é cancelada e quais motivos podem justificar essa atitude.

Então, acompanhe!

VEJA TAMBÉM: Como cancelar compra no Ponto Frio com reembolso? || Qual é o número do Cartão de Crédito e onde fica?

Como cancelar compra no cartão de crédito? Passo a Passo

Para cancelar uma compra no cartão de crédito é preciso contatar a loja o quanto antes. Mas, lembre-se que cada estabelecimento possui uma política de trocas, devoluções e cancelamentos:

  1. Descubra o estabelecimento pela fatura do cartão e entre em contato com a loja, apresentando razões válidas para o pedido;
  2. Em seguida, o estabelecimento deverá comunicar ao emissor do cartão para fazer a devolução;
  3. Contudo, quando a operação envolve transações em maquininhas, pode levar até 15 dias para notificar o cancelamento à operadora do cartão;
  4. Ao longo do processo você será informado sobre a política de cancelamento e prazo para receber o estorno do cartão;
  5. Por fim, para cancelar uma compra por motivos de fraude no cartão ou se a loja não aceitar o cancelamento, entre em contato direto com a administradora.

Cancelamento de compras no cartão: Como funciona?

Quando o cliente deseja cancelar uma compra no cartão de crédito, ele passa por procedimentos diferentes de outros métodos de pagamento.

Isso ocorre porque cada cartão de crédito tem um ciclo de funcionamento que envolve data de fechamento da fatura, vencimento, políticas internas da instituição e outros detalhes.

Em razão disso, pode levar algumas semanas até que o cliente receba o valor de volta. Por isso, esse procedimento também é conhecido como estorno.

Como cancelar no cartão de crédito pela Internet?

Para solicitar o cancelamento de uma compra feita online, basta seguir o mesmo procedimento.

Portanto, você terá que contatar o e-commerce para informar os motivos que o levaram a cancelar a compra. Então, o vendedor ou representante seguirá com seu atendimento.

Quando eu posso cancelar uma compra no cartão de crédito?

Existem situações específicas e previstas em lei que obrigam a loja a fazer o cancelamento da compra, por isso. Dessa forma, conheça os principais motivos em que o cliente tem direito de cancelar uma compra no cartão.

1. Se eu desistir da compra, é possível cancelar?

Você se arrependeu de algo que comprou? Então, fique atento, uma vez que só possível cancelar uma compra no cartão em casos de pagamentos de forma on-line ou por canais telefônicos, antes que a loja envie o produto ao destinatário.

Por outro lado, se o pedido já foi entregue, o consumidor tem um prazo de até 7 dias para informar a desistência da compra e ainda assim pode cancelar a compra no cartão de crédito.

2. Houve atraso na entrega, posso cancelar compra no cartão de crédito?

Caso a loja cometa este erro, significa que ela não cumpriu com a oferta. Então, neste caso o cliente tem direito de cancelar a compra no cartão de crédito.

Além disso, essa regra também vale para serviços contratados em que não houve a devida prestação no período combinado, como: instalação de internet, manutenção de equipamentos, etc.

3. A loja fez uma cobrança indevida no cartão, tenho direito ao cancelamento?

Isso pode ocorrer quando há mais de uma cobrança do mesmo produto, o valor não condiz com o anunciado, entre outras situações.

Dessa forma, em casos de lançamentos indevidos ou incorretos, tanto em loja física como na internet, o lojista tem a obrigação de cancelar a cobrança no cartão.

4. Estou suspeitando de fraude do cartão, como cancelar a compra?

Caso observe um gasto na fatura que não reconhece ou seja notificado de transações no cartão que não fez, pode ser um sinal de fraude.

Assim, comunique imediatamente a operadora do cartão!

Em alguns casos, é possível contestar a compra pelo aplicativo do banco e bloquear o cartão temporariamente, até que resolvam essa situação.

É comum neste caso que a administradora do cartão cancele imediatamente o cartão e envie um novo para evitar novas compras, mesmo sem ter cancelado a cobrança suspeita.

5. O produto veio danificado, tenho direito de cancelar compra no cartão?

Recebeu a compra e notou que o produto está danificado?

Nesse caso, antes de cancelar a compra no cartão de crédito, é possível solicitar o reparo ou troca do produto. Isso deve ocorrer dentro de 30 dias.

Após esse período, o consumidor tem o direito de pedir o cancelamento.

6. Recebi uma quantidade incorreta do que comprei: é possível cancelar?

Ao perceber que a quantidade do produto é diferente da que pediu ou não corresponde ao que diz na embalagem, você pode cancelar a compra.

O problema também pode estar relacionado ao peso ou tamanho do conteúdo que não condiz com o anunciado.

Em casos como esses, entre em contato com o vendedor.

7. Encontrei o mesmo produto mais barato, posso cancelar a compra?

Isso dependerá de qual cartão usou para fazer a compra. Alguns cartões de crédito da bandeira Visa e Mastercard possuem o Seguro Proteção de Preço.

Assim, ao encontrar o mesmo item que já comprou por um preço menor e solicitar a cobertura do seguro, é possível receber a diferença entre o valor que pagou e o preço mais baixo.

Este seguro está disponível para cartões Gold, Platinum, Black e Infinite (Mastercard e Visa), como:

Ver comparação detalhada (x) voltar para o artigo
Comparar os cartões
Comparar agora Cancelar

Compras parceladas: o que acontece após o cancelamento?

Posso cancelar uma compra no cartão de crédito parcelada? A resposta é não e vamos explicar o motivo!

Se a reclamação e o pedido de cancelamento cumpriu as especificações que já falamos acima, na verdade, ainda que demore meses para ser efetuado o cancelamento, você receberá o estorno do valor total da compra.

Agora, se o cliente já está pagando há meses e não houve uma reclamação dentro do prazo estimado, ainda que peça o cancelamento do cartão, as faturas com o valor parcelado continuarão sendo cobradas.

Lembramos que compra recorrente não é parcelamento, ou seja, assinatura de streaming como Netflix e Amazon Prime, podem ser canceladas a qualquer momento.

Mas, caso tenha problemas com a loja, o consumidor pode formalizar sua insatisfação em sites como o Reclame Aqui, onde ficará registrada até que a empresa tome providências.

Mobills: Finanças e Cartões

Avaliação Mobills
4.5 150
Avaliação Mobills
URL verificada
Plataforma Android, iOS e Web.
Funcionalidades Controle de contas, cartões planejamentos e objetivos.
Preço Menos de R$8,40 por mês para ter suas contas em dia.
Benefícios App com ótima usabilidade e Design.
URL verificada
  • Mais detalhes do Mobills
    • Conecte suas contas e cartões: Saiba para onde o seu dinheiro está indo com nossas integrações automáticas. Gerencie todos os seus gastos e evite o cheque especial, o empréstimo com maior taxa de juros do mercado;
    • Monte um planejamento financeiro: Faça orçamentos mensais e mantenha seus gastos sob controle. Defina alertas para evitar passar do seu limite de despesas;
    • Crie objetivos: Determine metas para alcançar os seus sonhos. Quer comprar uma casa, fazer uma viagem? Crie objetivos no app e realize os seus desejos.

Dúvidas frequentes sobre o assunto

O que significa chargeback?
Qual o prazo para cancelar uma compra no cartão?
É possível cancelar uma compra no cartão de crédito?
É possível cancelar compra parcelada no cartão de crédito?

Dicas de boas praticas ao consumidor

Entender como cancelar compra no cartão de crédito não torna o procedimento mais fácil e, pelo que observamos, a operação pode tirar o sossego de muitas pessoas.

Por isso, existem algumas dicas de boas práticas que o consumidor pode seguir ao adquirir bens e serviços, evitando passar por essa burocracia:

  • Confira todos os detalhes sobre o produto e pesquise avaliações de outros clientes;
  • Consulte as informações da loja e veja se é uma empresa confiável;
  • Compre apenas em sites oficiais e seguros para transações online;
  • Caso tenha dúvidas sobre um produto ou serviço, entre em contato com a empresa, antes de finalizar a compra;
  • Atente-se para os detalhes sobre o frete, cobrança de taxa de entrega e prazo estipulado.
  • Verifique a política de troca da loja e veja se vale a pena para você;

Além dessas dicas, é fundamental que tenha uma forma de controlar suas despesas no cartão e não ser pego de surpresa com a fatura.

Para organizar seus gastos, gerenciar suas contas e encontrar soluções mais inteligentes para o seu dinheiro conte com um app Mobills.

Conhece alguém que precisa saber como cancelar uma compra no cartão? Então, compartilhe este conteúdo!



Escrito por Jennifer Figueiredo Jornalista

Jornalista pela Universidade do Oeste Paulista, Analista de conteúdo e Redatora há 5 anos, apurando e escrevendo sobre educação, produtos e serviços financeiros.

  • Jornalista;
  • Analista de Conteúdo;
  • Redatora Web e SEO sobre produtos financeiros desde 2018.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.