Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
cartao
isca
Sim
anual

Como bloquear Cartão Itaú? Aprenda a fazer on-line!

Pensando em segurança, muitas vezes bloquear o cartão é a melhor proteção que existe. Entenda como fazer o bloqueio do seu Cartão Itaú como prevenção!

Artigo escrito por Isabela Matsura em 12 de Agosto de 2022

Em casos de perda, furto ou roubo, bloquear o cartão Itaú é a primeira medida de segurança que deve ser tomada. Assim, você pode evitar fraudes caso seu cartão de crédito ou débito caia nas mãos erradas.

O processo é simples, mas deve ser feito imediatamente. Para isso, você deve fazer o bloqueio on-line, pela Central de Atendimento do banco Itaú, pelo Internet Banking ou pelo app.

Confira o artigo para entender todas as maneiras de bloquear o seu cartão Itaú!

VEJA TAMBÉM: Como solicitar um Cartão de Crédito Itaú || Melhores Cartões de Crédito para Score Baixo

Como bloquear o Cartão Itaú?

Existem 3 maneiras para fazer o bloqueio do Cartão Itaú. Veja cada uma delas para ver a que é mais conveniente para si.

Como fazer o bloqueio do Cartão Itaú por telefone

Para bloquear o Cartão Itaú por telefone, é precisa ligar na Central de Atendimento e fazer a solicitação. No entanto, as contas se dividem entre: Itaú, Itaú Uniclass e Itaú Personnalité.

Assim, o cliente pode se direcionar ao atendimento da conta que ele possui.

Itaú

Clientes da conta Itaú, podem fazer ligações de segunda a sábado das 8h ás 22h (horário de Brasília). Os telefones, são:

  • Capitais e regiões metropolitanas: 4004 4828;
  • Demais localidade: 0800 970 4828;
  • Para clientes no exterior: 55 11 4004 4828.

Itaú Uniclass

Já que é ciente da conta Itaú Uniclass, pode bloquear o Cartão Itaú através dos telefones:

  • Capitais e regiões metropolitanas: 4004 4828;
  • Demais localidades: 0800 970 4828;
  • Para clientes no exterior: 55 11 4044 4828.

Assim como na classe Itaú, o atendimento é de segunda a sábado das 8h às 22h, também no horário de Brasília.

Itaú Personnalité

Por fim, os clientes da categoria do Itaú Personnalité, possuem atendimento 24 horas por dia e todos os dias da semana. Para ser atendido, basta ligar para:

  • Capitais e regiões metropolitanas: 3003 3030;
  • Demais localidades: 0800 720 3030;
  • Para clientes no exterior (a cobrar): 55 11 2155 4828.

No entanto, os clientes que estão no exterior devem informar que querem fazer uma ligação internacional a cobrar e informar o telefone.

Se o motivo para bloquear o cartão Itaú não for perda ou roubo, a solicitação deve ser feita junto à Central de Cartão de Crédito.

O atendimento por telefone nesse caso, é permitido de segunda à sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 15h. Os números, são:

  • Clientes Itaú: 3003-3030 ou 0800-720-3030;
  • Clientes Itaú Múltiplo: 4004-4828 ou 0800-970-4828;
  • Clientes no exterior: 55 11 2155-4828;
  • Clientes Black e Infinite no exterior: 55 11 2322-4828;
  • Cartões Empresariais: 3003-0030 ou 0800-720-0030.

Como bloquear o Cartão Itaú pelo Internet Banking

No caso do bloqueio do Cartão Itaú por telefone, os processos para cartão de crédito e cartão de débito ou cartão múltiplo são diferentes.

Como bloquear o Cartão de Crédito Itaú

Através do site do Itaú, você pode bloquear o seu cartão de crédito com facilidade, e sem sair de casa. Para isso, faça o seguinte:

  1. Entre no site do Itaú;
  2. Forneça as informações da conta corrente ou do cartão de crédito;
  3. No campo de busca, digite “bloquear cartão de crédito”;
  4. Faça o cancelamento na opção que aparece na tela

Mas, se quiser uma segunda via do cartão o processo é diferente. Também no site do Itaú, após fornecer as informações da conta corrente ou cartão de crédito:

  1. No campo de busca procure por “Aviso de perda ou de roubo”;
  2. Cancele o seu cartão;
  3. Clique em “Solicitar 2ª via de cartão”.

Assim, receberá um novo cartão em até 10 dias corridos nas capitais e regiões metropolitanas e de até 15 dias corridos nas demais regiões.

Como bloquear o Cartão de Débito ou Múltiplo do Itaú

Para bloquear um cartão do Itaú que é de débito ou múltiplo:

  1. Acesse o site do Itaú;
  2. Forneça as informações da sua conta corrente;
  3. Digite “Bloquear cartão de débito”;
  4. Escolha a opção “Bloquear cartão”;
  5. Insira a senha do cartão de débito para confirmar.

Assim que confirmado, basta entrar em contato com a agência para solicitar a segunda via do cartão.

Como desbloquear o Cartão Itaú pelo app

O desbloqueio de Cartões Itaú pelo app é permitido através de uma atualização recente nos celular com sistema iOS ou Android. Com ele, o usuário do cartão tem à sua disposição uma chave.

Essa chave consegue bloquear e desbloquear cartões desejados, pois é comum que os clientes apenas esqueçam ou não tenham certeza de onde está o cartão.

Assim, durante a “perda” o cartão fica bloqueado para prevenir que não esteja com nenhuma outra pessoa. E assim que estiver com o cartão, pode usá-lo novamente.

Mas, para que isso seja possível, é necessário que tenha o app do Itaú no celular e integrado ao cartão antes que ocorra uma perda.

Qual a diferença entre cancelar e bloquear Cartão Itaú?

O bloqueio do cartão de crédito e/ou débito, é indicado para perda, roubo, furto ou extravio do cartão para evitar fraudes, como foi dito. Após o bloqueio, é possível pedir a segunda via se desejar.

Mas, se optar por cancelar o cartão, não é permitido ter outro. Isso, porque o cancelamento desvincula o usuário do banco, o que não permite outra via.

Quando bloquear um Cartão Itaú?

Em casos de cobrança indevidas, extravio do cartão, roubo, furto ou até mesmo falecimento do titular, bloquear o cartão é uma prevenção recomendada.

Além das opções on-line, também há a maneira tradicional, que é ir até a agência física do banco e fazer a solicitação presencialmente. Mas, as formas on-line apresentam maior praticidade e comodidade por não precisar sair de casa.

Quando não tiver certeza de onde está o seu cartão, sem saber se ele foi mesmo roubado a melhor solução é fazer o bloqueio temporário do mesmo.

No entanto, se seu cartão foi furtado ou roubado, ou há grandes chances de ter sido fraudado (é possível ver se há cobranças de compras que não foram feitas por você), o bloqueio permanente é o adequado, ou até mesmo o cancelamento.

Contudo, se optar por cancelar seu cartão Itaú por causa de algum problema, pode ser uma boa ideia entrar em contato com o banco para tentar chegar à uma solução que seja melhor para os dois.

Lembre-se de reforçar a segurança caso solicite a segunda via. Para isso, adote uma senha mais complexa, compre em lojas seguras (físicas e on-line) e sempre confira os detalhes da fatura.



Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar


.
.