Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
conta-digital
isca
Não
trimestral

DOC EMTDO: descubra o que é essa funcionalidade do Caixa Tem

Sabe aquele momento que você entrou no Caixa Tem e se deparou com o dinheiro que sumiu? Entenda o que é o DOC EMTDO e como o seu dinheiro pode ter sido transferido por ele.

Artigo escrito por Equipe Mobills em 31 de Julho de 2022

Se você tem e faz uso do aplicativo do Caixa Tem, já deve ter se deparado com a seguinte sigla: DOC EMTDO. Mas você sabe o que ela significa?

No início muitos brasileiros pensaram que era referente a algum tipo de golpe. Até porque isso é o que não falta no mercado atualmente.

Porém, não se trata de golpe. Mas sim de uma operação automática realizada pela própria Caixa Econômica.

Quer entender melhor o que é e como funciona o DOC EMTDO? Continue lendo este artigo para saber tudo sobre o assunto.

O que é o DOC EMTDO do Caixa Tem?

Para quem ainda tem dúvidas, a sigla é somente um código que a própria Caixa usa para identificar as transferências automáticas realizadas para uma outra conta do próprio beneficiário.

É bem provável que quando você se cadastrou para receber algum dos programas sociais do Governo Federal, tenha fornecido alguma conta bancária em seu nome.

Quando isso acontece, a Caixa deposita o dinheiro no aplicativo da Caixa Tem, mas automaticamente transfere para a conta fornecida pelo beneficiário.

Por isso, muitas pessoas veem que o dinheiro entrou na conta mas que também já foi retirado. O que leva a pensar que caíram em algum tipo de golpe, mas não.

Quanto tempo leva para o dinheiro cair na conta após o DOC EMTDO?

Você viu que o dinheiro saiu da conta do Caixa Tem, mas quanto tempo ele demora para cair na que você informou no seu cadastro?

Geralmente o valor já está disponível na sua conta no dia seguinte. Mas é preciso deixar claro que pode demorar até três dias úteis.

Porém, se o sistema do banco estiver sobrecarregado e muitas pessoas estiverem acessando a plataforma esse prazo pode aumentar: chegando a cinco dias úteis.

VEJA TAMBÉM: Posso sacar dinheiro sem cartão Caixa? Veja mais!

Não podemos esquecer de lembrar a você que essa transferência é realizada de forma automática, sem que você solicite isso ao banco.

Como saber se o DOC EMTDO foi realizado?

Caso você tenha dúvidas se foi realizada ou não a transferência por meio do DOC EMTDO é preciso entrar no aplicativo do Caixa Tem. 

Se o dinheiro não constar mais na conta, existem grandes chances de ele já ter sido transferido para a sua outra conta.

Além disso, você também pode realizar a consulta no extrato e verificar se vai aparecer a seguinte mensagem:

A Caixa providenciou a transferência automática do saldo para a mesma conta em que você recebeu a primeira parcela. Caso a transferência tenha sido rejeitada, o valor permaneceu na Poupança Social Digital”.

O que é a poupança social digital do Caixa Tem?

A poupança social digital da Caixa Econômica foi criada em 2020 com o objetivo de realizar os pagamentos do Auxílio Emergencial disponibilizado pelo Governo Federal.

Com o fim do auxílio, a instituição financeira manteve a conta aberta para que os brasileiros pudessem receber outros programas sociais do governo, como o Auxílio Brasil.

Porém, o que poucas pessoas sabem é que a conta é uma poupança simplificada. Mas o que isso significa de fato?

Que ela possui um limite mensal de crédito de R$5.000. Caso o cidadão receba um valor maior que isso, a conta é automaticamente bloqueada.

Com isso, será necessário mudar sua poupança social digital para uma poupança digital. Isso pode ser feito pelo próprio aplicativo Caixa Tem.

Mas caso você prefira, pode ir até uma agência da Caixa para efetuar o saque do saldo disponível e pedir o encerramento da conta.

Vale ressaltar ainda que toda a movimentação da poupança social digital deve ser realizada pelo aplicativo do Caixa Tem.



Escrito por Equipe Mobills Redator Web

Por trás da Mobills temos um time de sonhos, de coragem, criatividade e inovação, unido por um propósito em comum: gerar liberdade financeira.


Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.