Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Gás do Povo: entenda como vai funcionar o programa, previsto para começar em novembro

Artigo escrito por Isabela Matsura
em 28 de Outubro de 2025 2 min de leitura

Os primeiros pagamentos do programa Gás do Povo estão previstos para novembro de 2025, com expansão gradual até o primeiro semestre de 2026.

Criado pelo Governo Federal, o novo programa promete garantir botijões gratuitos de gás de cozinha. Ao substituir o Auxílio Gás, ela vai ampliar o número de beneficiários de 5 para 15 milhões de famílias!

Assim, a nova iniciativa busca aliviar os gastos de famílias de baixa renda e trazer mais dignidade e segurança. Continue lendo para saber mais detalhes do funcionamento.

Como o Gás do Povo vai funcionar?

O benefício social do Gás do Povo será concedido de forma não cumulativa, por meio de recargas gratuitas de botijões de gás de 13 kg, disponíveis em postos de revendas credenciados.

De acordo com o decreto n° 12.649, cada família terá direito a uma quantidade fixa de recargas anuais, que varia conforme o número de integrantes. Assim, a regra é:

  • Famílias com 2 a 3 pessoas: até quatro recargas por ano;
  • Famílias com 4 ou mais pessoas: até seis recargas por ano.

Se o voucher para recarga não for utilizado dentro do prazo de validade (de 2 a 3 meses), o valor será automaticamente cancelado e voltará à Conta Única do Tesouro Nacional.

Para adquirir o botijão, basta ir em uma revenda credenciada. Depois, a liberação da recarga ocorrerá mediante validação eletrônica no momento da compra, que pode ser com:

  • Cartão do Bolsa Família;
  • Cartão de débito da Caixa para quem não tem smartphone;
  • CPF e código de validação enviado ao celular, diretamente na revenda;
  • Código gerado no app Gás do Povo (a partir de fevereiro de 2026).

Apresentando qualquer um dos meios de validação acima, a gratuidade será aplicada automaticamente no momento da transação.

      Quem pode solicitar o novo benefício

      Para receber o Gás do Povo, é preciso atender aos requisitos abaixo:

      É importante ressaltar que os valores do Bolsa Família não entram no cálculo de renda familiar. A seleção das famílias será automática e mensal, feita pela DATAPREV.


      Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

      Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

      Últimas Notícias

      .