Está procurando lugares para viajar barato em setembro? Longe da agitação das férias de julho e antes da alta temporada de verão, setembro é o segredo dos viajantes experientes.
Um período de viagem em setembro baixa temporada, com preços mais baixos, destinos mais vazios e um clima agradável dependendo do rumo.
O clima em setembro no Brasil é um grande atrativo. Enquanto o Nordeste se despede das chuvas e oferece dias de sol radiante, o Sul floresce com temperaturas amenas, proporcionando os melhores lugares para viajar barato no Brasil.
É a oportunidade ideal para fazer uma viagem econômica no Brasil, seja para relaxar em praias paradisíacas ou para se aventurar em destinos de ecoturismo.
Então, abaixo criamos um guia para te ajudar a montar o seu roteiro de viagem setembro, com opções que cabem no seu bolso e que entregam experiências inesquecíveis — e destinos internacionais ao fim.
Confira os melhores lugares para viajar em setembro no Brasil!
Veja também: Viajar de graça de ônibus: veja quem tem direito e como ter acesso
Nossa curadoria de destinos parte de uma premissa estratégica: o melhor custo-benefício muitas vezes se encontra fora do pico da alta temporada.
Isso significa que, embora um destino possa não estar em sua “condição ideal” de cartão-postal (o que geralmente implica preços elevados e superlotação), ele ainda oferece uma experiência fantástica.
Priorizamos lugares que, neste período, apresentam um equilíbrio inteligente entre clima agradável, preços convidativos e uma vasta gama de atrativos, garantindo que sua viagem seja tão bela quanto econômica.
Confira!
Um cenário único no mundo, com quilômetros de dunas de areia branca entrecortadas por lagoas de água doce e cristalina.
As atividades por lá incluem fazer os circuitos da Lagoa Azul e Lagoa Bonita, passear de barco pelo Rio Preguiças até Caburé e conhecer o vilarejo de Atins.
A paisagem é surreal. Visitar nesta época significa pegar o destino em sua melhor forma, mas com preços de baixa temporada.
Clima: Setembro é o melhor mês! As chuvas já foram embora, garantindo céu azul, e as lagoas ainda estão cheias da temporada chuvosa.
Dicas: A base principal é Barreirinhas por ser a mais centralizad. Para uma experiência mais rústica, considere se hospedar em Atins ou Santo Amaro, mas monte um roteiro levando isso em consideração. É um dos melhores destinos de ecoturismo em setembro.
Leia também: Feriado 7 de Setembro: 17 destinos baratos para viajar e aproveitar
As cidades de Gramado, Canela e Bento Gonçalves trocam o frio intenso do inverno pelo charme das flores da primavera. É uma ótima opção de viagem barata no sul do Brasil.
Os principais passeios incluem visitar vinícolas no Vale dos Vinhedos, passear pelo Lago Negro em Gramado, conhecer a Cascata do Caracol em Canela e desfrutar da gastronomia local.
Você aproveita o charme europeu da região com preços bem mais baixos do que na alta temporada de inverno.
Clima: As temperaturas são amenas e muito agradáveis para passeios ao ar livre, e a paisagem começa a ficar colorida com as flores, tornando-se perfeito para quem curte um frio ameno, sem o rigor característico do auge do inverno (de junho a agosto).
Dicas: Setembro é ideal para uma viagem de casal em setembro. Alugue um carro para explorar a Rota Romântica com liberdade.
Veja também: Conheça os maiores carnavais no Brasil e como economizar em 2025
Famosa por suas piscinas naturais de águas mornas e transparentes, repletas de peixes coloridos. É um dos principais destinos para onde viajar em setembro no nordeste.
Entre os passeios imperdíveis, destacam-se o passeio de jangada até as piscinas naturais, explorar as praias de Muro Alto e do Pontal do Maracaípe (famoso pelo pôr do sol e pelos cavalos-marinhos).
Em setembro, as praias estão mais vazias, permitindo curtir as piscinas naturais com muito mais tranquilidade e por um preço menor.
Clima: Sol predominante e chuvas escassas. A temperatura da água é perfeita.
Dicas: Consulte a tábua de marés! Os passeios para as piscinas naturais só acontecem durante a maré baixa.
Leia também: Sala VIP em aeroporto: como funciona, principais salas no Brasil e como acessar de graça
A capital do ecoturismo no Brasil, com rios de uma transparência impressionante, grutas, cachoeiras e uma rica vida selvagem.
O roteiro clássico na região costuma incluir flutuar nos rios da Prata ou Sucuri, visitar a Gruta do Lago Azul, tomar banho nas cachoeiras da Estância Mimosa e fazer o rapel no Abismo Anhumas.
A organização do turismo é bem feita por lá, e viajar em setembro garante menos turistas nas atrações, que têm limite de visitação.
Clima: Setembro está no final da estação seca, o que significa águas ainda mais cristalinas e visibilidade perfeita para flutuação.
Dicas: Todos os passeios em Bonito são tabelados e devem ser comprados em agências locais. Reserve com antecedência, mesmo na baixa temporada.
Veja também: Quantas milhas preciso para viajar? Descubra agora!
A “Ilha da Magia” oferece mais de 40 praias, com opções para surfistas, famílias e para quem busca sossego.
Além de curtir as praias tradicionais (Jurerê, Campeche, Mole), setembro é o auge da temporada de observação das Baleias Franca, que visitam o litoral para amamentar seus filhotes.
Clima: A primavera chega com dias agradáveis, ideais para caminhadas e passeios, embora a água do mar ainda seja fria. O tempo fica um pouco instável nessa época, então se prepare para chuvas leves, frio e dias quentes em diversos momentos.
Dicas: A Praia da Armação, no litoral sul do estado, é o ponto mais popular e conhecido para a observação dos animais.
Leia também: Como viajar barato resgatando pontos do cartão de crédito? Aprenda!
Um dos melhores destinos de natureza do país, com paisagens que incluem dunas alaranjadas, rios de água potável, cachoeiras imponentes e os famosos fervedouros, onde é impossível afundar.
Os destaques turísticos do destino englobam flutuar nos fervedouros, assistir ao pôr do sol nas Dunas do Jalapão e se refrescar na Cachoeira da Formiga.
A experiência de estar em um lugar remoto e preservado, com uma beleza bruta e única.
Clima: Período de seca, com dias quentes e noites frescas, ideal para o turismo de aventura no Brasil. Setembro é o último mês de alta temporada por lá, então pode ser que você pegue um pouco mais de movimento.
Dicas: A única forma de explorar o Jalapão é com veículos 4×4 e guias credenciados. A melhor opção é fechar pacotes de viagem para setembro com agências especializadas.
Veja também: Como usar pontos do cartão de crédito para comprar ovos de Páscoa
A Cidade Imperial, refúgio de Dom Pedro II, mantém o charme histórico com seus palácios e casarões. Uma ótima opção de serras para viajar em setembro.
Para os visitantes, os pontos de interesse mais procurados são o Museu Imperial, a Catedral de São Pedro de Alcântara, o Palácio de Cristal e a Casa de Santos Dumont. É possível conhecer tudo em 1 ou 2 dias.
É um mergulho na história do Brasil a poucos quilômetros do Rio de Janeiro, com preços mais acessíveis após o inverno.
Clima: Temperaturas amenas e agradáveis, perfeitas para caminhar pela cidade.
Dicas: Não deixe de visitar a Rua Teresa para compras e experimentar as cervejas artesanais locais.
Leia também: Santander Shopping: Conheça a nova plataforma de e-commerce do banco
- Ouro Preto (MG): Menos chuvas e temperaturas agradáveis para explorar suas ladeiras históricas.
- Foz do Iguaçu (PR): As cataratas estão com bom volume de água e o clima de primavera é perfeito para os passeios.
- Alter do Chão (PA): O “Caribe Amazônico” está no auge da estação seca, com suas praias de rio aparentes.
- São Miguel dos Milagres (AL): Rota Ecológica com praias paradisíacas e piscinas naturais com preços mais atrativos.
- Chapada Diamantina (BA): Estação seca, ideal para fazer as trilhas e visitar as cachoeiras.
- Curitiba (PR): A cidade fica ainda mais bonita com os jardins e parques floridos na primavera.
- Ilhabela (SP): A temporada dos “borrachudos” diminui, tornando a visita às praias e cachoeiras mais agradável.
- Pirenópolis (GO): Cidade histórica charmosa, cercada por dezenas de cachoeiras e com clima seco.
- João Pessoa (PB): Uma das capitais mais baratas e tranquilas do Nordeste, com sol garantido.
- Pantanal (MT/MS): Setembro é um dos melhores meses para a observação de animais, pois a seca os concentra perto dos rios.
Setembro também é um mês espetacular para a sua primeira ou próxima viagem internacional.
No Hemisfério Norte, é o fim do verão, o que significa menos multidões e preços de hospedagem mais baixos.
Já na América do Sul, a primavera chega com um clima agradável e paisagens que despertam. Aproveite a baixa temporada e um câmbio favorável em alguns vizinhos!
Setembro traz a primavera a Montevidéu, mas o clima pode ser bastante variável. A dica é ter flexibilidade no roteiro: aproveite os dias de sol para caminhar pela Rambla e explorar a histórica Ciudad Vieja.
Caso o tempo feche, o Mercado del Puerto se torna o refúgio ideal para desfrutar de um autêntico churrasco.
Essa instabilidade climática se reflete em uma grande vantagem: preços muito mais amigáveis do que no auge do verão.
Setembro marca a chegada da primavera na capital portenha. A cidade fica florida, o clima é perfeito para caminhar por bairros como Palermo e Recoleta, e o melhor: o peso argentino desvalorizado torna tudo incrivelmente barato para os brasileiros, desde a gastronomia até os shows de tango.
Visitar a Europa em setembro é sinônimo de economia e clima perfeito.
O calor intenso do verão já passou, mas os dias ainda são quentes e ensolarados, ideais para explorar as ruas de Alfama ou fazer um bate e volta para Sintra. Você encontrará preços de voos e hotéis bem mais em conta do que em julho ou agosto.
A capital chilena floresce na primavera, sendo uma base excelente para visitar vinícolas.
De lá, um voo curto te leva ao Deserto do Atacama, que em setembro tem temperaturas agradáveis durante o dia (sem o calor extremo do verão) e céu limpo, perfeito para observar as estrelas.
Setembro é um dos melhores meses para visitar o Peru.
Corresponde ao final da estação seca, garantindo dias ensolarados para explorar as ruínas incas e fazer a trilha até Machu Picchu com paisagens deslumbrantes e menos risco de chuvas.
O apelido “Cidade da Eterna Primavera” se deve às temperaturas estáveis de Medellín, que são agradáveis o ano todo.
Visitar em setembro é uma escolha estratégica: embora o mês esteja na temporada chuvosa, as chuvas diminuem de intensidade e geralmente ocorrem em pancadas passageiras.
Com um guarda-chuva em mãos, é perfeitamente possível explorar os principais atrativos, como fazer o tour pela Comuna 13 pela manhã, visitar a Plaza Botero e, caso a chuva apareça à tarde, se abrigar no Museu de Antioquia.
Para os mais aventureiros, setembro é ideal para conhecer o maior deserto de sal do mundo.
Por ser o fim da estação seca, a chuva é mais rara e ainda é possível admirar a imensidão branca e rachada cria um cenário de outro planeta.
A Bolívia é um dos destinos mais baratos da América do Sul, permitindo uma viagem de impacto visual imenso com baixo custo.
Leia também: Aprenda a usar programas internacionais para emitir voos com milhas no Brasil
Além de escolher um destino barato, algumas práticas podem fazer seu dinheiro render ainda mais. Confira estas dicas de como economizar em viagens:
Uma das formas mais inteligentes de viabilizar uma viagem em setembro baixa temporada é usando milhas e pontos.
Programas de recompensa, como a Esfera Santander, transformam seus gastos do dia a dia em oportunidades de viajar.
A Esfera é o programa de recompensas do Grupo Santander e oferece diversas formas de juntar pontos Esfera que podem virar passagens aéreas, diárias em hotéis e muito mais. Veja como funciona:
Setembro é uma verdadeira janela de oportunidade para os viajantes. O mais importante é encontrar destinos acessíveis e que combine bons passeios com preço mais baixo, já que muitos destinos estão na baixa temporada em setembro.
Com as estratégias certas de economia e o uso inteligente de programas de pontos como a Esfera, a viagem que parecia distante pode se tornar realidade.
Continue lendo: Nu Viagens: a plataforma de viagens do Nubank para clientes Ultravioleta