O Airbnb nada mais é do que é uma plataforma que conecta pessoas que desejam alugar espaços temporários com quem busca hospedagem ao redor do mundo, seja em viagens ou estadias casuais.
Desde a sua criação em 2007 na Califórnia – EUA, a empresa se expandiu para oferecer não apenas acomodações, mas também experiências e serviços adicionais, sendo visto até como empreendimento para muitos.
Neste guia, você vai entender desde o funcionamento da plataforma até dicas para anunciar seu imóvel, ganhar dinheiro, acumular milhas aéreas e se manter seguro.
Inicialmente chamado de Airbed & Breakfast (colchão de ar & café da manhã), o Airbnb nasceu em 2007, quando Brian Chesky e Joe Gebbia alugaram colchões infláveis e ofereceram café da manhã em San Francisco.
Hoje, o Airbnb é uma plataforma de hospedagem, experiências e serviços. Já opera em mais de 190 países, com milhões de acomodações únicas disponíveis, desde apartamentos e casas até barcos, cabanas e até casas na árvore.
A plataforma também conecta anfitriões e viajantes por meio de um sistema de avaliação, garantindo confiança mútua.
Em relação a hospedagem, o Aibrnb pode funcionar um pouco diferente dependendo se você é hóspede ou anfitrião.
- Crie uma conta Airbnb no site ou app (disponível para Android e iOS).
- Faça a busca definindo local, datas, número de hóspedes.
- Use filtros: faixa de preço, tipo de acomodação, quantidade de quartos, cancelamento flexível, avaliações, entre outros.
- Ao entrar na hospedagem que escolher, é possível ver todos os detalhes da estadia e do anfitrião. Após isso, só ir em “Reservar”.
- É possível pagar com Pix ou cartão de crédito ou cartão de débito.
- Finalize o processo e pronto!
Você receberá a confirmação no e-mail cadastrado e é possível também acompanhar o processo pelo site ou app. Até o check-in, é possível usar o chat para falar com o anfitrião.
Para quem aluga, a diária é calculada com base no aluguel do quarto ou espaço completo. É importante ficar atento a isso, porque em alguns casos, alguns anfitriões podem cobrar um valor a mais a cada pessoa hospedada.
Leia também: Aprenda a parcelar o Airbnb sem juros e ainda receber cashback
- Ao entrar no site do Airbnb, vá em “Torne-se um anfitrião” e vá em “Acomodação”.
- Em seguida, entre com sua conta Airbnb. Caso não tenha, basta criar uma conta gratuita.
- Comece descrevendo a acomodação: localização, quantidades de quartos e outras informações básicas.
- Em seguida, defina descrição, fotos e regras.
- Escolha 5 fotos ou mais, crie um título e descrição para o seu anúncio.
- A Airbnb cobra uma taxa dos anfitriões sobre cada reserva.
- Por fim, conclua as configurações e publique.
Pronto! Agora é só esperar sempre que alguém fizer alguma reserva. Quando o hóspede faz check‑in, o valor é liberado conforme políticas da plataforma.
Durante o processo, é possível receber ajuda de um Superhost (alguém que é anfitrião há um bom tempo) ou contratar um coanfitrião para fazer todas as configurações por você.
Além de hospedagens, o Airbnb também passa a oferecer outras opções que podem ser interessantes.
Com isso, é possível prestar e contratar experiências relacionadas a passeios, aulas, atividades culturais conduzidas e mais uma diversidade de itens por locais em centenas de cidade.
Nesse caso, é possível oferecer e contratar serviços relacionados a chefs a domicílio, massagens, personal trainers, serviços de beleza e muito mais, disponíveis em centenas de cidades.
O Airbnb já se estabeleceu até como referência de plataforma de hospedagem conhecida mundialmente. Então, sim, é possível dizer que o Airbnb é confiável.
O que na verdade muitos querem saber é se o Airbnb é bom. Uma das formas mais valiosas para saber disso é por meio da opinião de pessoas que já usaram o serviço.
Um dos principais lugares para fazer isso é o Reclame Aqui. Por lá, a empresa de hospedagem possui uma reputação classificada como boa e nota 7.9/10.
A maioria das reclamações tem a ver com:
É válido se aprofundar no que mais você tem receio e entender os motivos. De acordo com a plataforma, a empresa demora cerca de 16 dias e 13 horas para responder no Reclame Aqui.
A hospedagem via Airbnb oferece:
Aliás, muitos usam o Airbnb para ganhar dinheiro e até empreender. A forma mais comum de fazer isso é sendo um anfitrião e colocando sua acomodação disponível.
Basta seguir o passo a passo acima e cadastrar seu imóvel. Porém, é válido ficar atento a algumas regras:
Há também a opção de usar coanfitriões para ajuda na gestão, limpeza, check‑in.
Além disso, também é possível oferecer seu trabalho por meio da aba Serviços.
Sim! É possível usar milhas e pontos no Airbnb. Há algumas empresas que tem parceria com a plataforma de hospedagem.
Uma das principais é a Esfera. Por lá, você consegue resgatar seus pontos Esfera comprando gift-card Airbnb de R$150 até R$1.000.
Depois de resgatar o vale-compra, basta usá-lo no site do Airbnb e o valor será aplicado na hora do pagamento.
Tome alguns cuidados ao alugar um imóvel no Airbnb:
Assim, você consegue evitar golpes no Airbnb. Algumas dessas dicas podem ser úteis até para quem é anfitrião.
Caso tenha algum problema ou tenha alguma dúvida, é possível falar com a empresa por alguns meios:
O Airbnb é uma plataforma sólida e diversificada que vai além do aluguel: conecta pessoas, experiências e serviços.
É ideal para quem busca viajar de maneira diferente, ganhar dinheiro alugando espaços e acumular milhas.
Com atenção à segurança, avaliação dos anúncios e uso consciente, você pode tirar o máximo proveito da experiência Airbnb.