Uma das maiores dúvidas entre profissionais autônomos, donos de pequenos negócios e freelancers é se um empreendedor pode se aposentar. Afinal, trata-se de uma segurança financeira.
E sim! Um empreender pode contribuir para a Previdência Social e garantir sua aposentadoria no futuro, ainda que não tenha carteira assinada – desde que contribua mensalmente.
Portanto, continue lendo para descobrir como funciona a aposentadoria para empreendedores!
Sim, o empreendedor pode se aposentar pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No entanto, para isso, é preciso que contribua mensalmente como segurado.
Isso porque, mesmo sem carteira assinada, é possível se cadastrar como contribuinte individual ou MEI (Microempreendedor Individual) e pagar os tributos previdenciários para conseguir a aposentadoria.
Isto é, todos os tipos de empreendedores podem se aposentar, desde que formalizem o cadastro na Previdência Social e contribuam mensalmente com os valores devidos.
Como dito antes, um empreendedor pode sim se aposentar pelo INSS, desde que contribua mensalmente com os valores devidos e esteja cadastrado em um dos sistemas abaixo:
O modelo de Contribuinte Individual é ideal para autônomos sem CNPJ. A alíquota é de 20% com direito à aposentadoria por tempo de contribuição ou 11% sem tempo de contribuição.
Já no cadastro de MEI – Microempreendedor Individual, o empreendedor deve contribuir com 5% do salário mínimo. Em 2025, esse valor corresponde a R$ 70,60.
Entretanto, essa contribuição dá direito apenas à aposentadoria por idade. Para ter direito à aposentadoria por tempo de contribuição, deve complementar com mais 15%.
Portanto, ao contrário do trabalhador CLT, o empreendedor deve planejar a aposentadoria. A formalização e as contribuições para o INSS garantem segurança no futuro.
Ou seja, não comece a planejar tarde demais. Mas, lembre-se que o INSS tem um teto de R$ 7.786,01 em 2025. Assim, se deseja uma renda mensal maior, vale a pena considerar ter investimentos.