Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills
outros
isca
Não
evergreen

A carta de demissão precisa ser feita a mão? Entenda o que fazer ao pedir demissão!

Em algumas situações é preciso saber fazer uma carta de demissão a mão, entenda quais são.

Artigo escrito por Claudia Borges em 18 de Outubro de 2023

Pedir demissão pode ser um momento delicado e um tanto quanto incômodo. Sendo assim, em alguns casos, é preciso que a carta de demissão seja feita a mão, explicando o motivo do desligamento.

Afinal de contas, mesmo que a saída da empresa seja para alçar novos voos que farão a sua vida profissional melhor ou ganhar mais dinheiro, ninguém quer parecer mal agradecido.

Neste texto, vamos te dar algumas dicas importantes sobre como fazer isso. Está pronto? Boa leitura!

VEJA TAMBÉM: Carta de demissão: confira modelos seguros para copiar!

Por que fazer uma carta de demissão?

A carta de demissão se torna um documento necessário nos casos de desligamento em que o trabalhador decide deixar a empresa por vontade própria. 

É importante que esse desligamento seja feito da maneira certa para que novas oportunidades sejam possíveis no futuro, caso você fique sem emprego ou queria retornar a empresa.

Uma maneira amigável de fazer isso é redigir uma carta feita à mão para que os seus empregadores estejam cientes da sua vontade ou necessidade.

O motivo do desligamento não precisa ser exposto, então não precisa contar todos os detalhes no texto. Uma prática interessante, e que pode fazer com que a carta nem seja necessária é processo de demissão consensual.

O que precisa ter na minha carta de demissão?

A primeira característica a ser destacada é a forma com que a carta de demissão é escrita, a próprio punho.  Além disso, o texto deve conter alguns elementos básicos como:

  • Nome completo do requerente (você);
  • Nome da empresa;
  • Último cargo ocupado;
  • Assinatura. 

Fora isso, se resuma a explicar os seus motivos, sem detalhes, para deixar a empresa. Não é uma boa ideia explanar más experiências dentro da companhia, já que isso pode fechar portas necessárias no futuro.

Ao contrário, dedique um pequeno parágrafo agradecendo o seu tempo de experiência, aprendizados e crescimento profissional dentro da organização.

Se eles não existirem, se limite a notificar a sua demissão com os itens da nossa lista. Um simples “por motivos pessoais / profissionais” pode ser suficiente. 

Quais são os meus direitos ao pedir demissão?

Nestes casos de demissão voluntária, o colaborador tem alguns direitos que precisam ser garantidos, como por exemplo:

Vale lembrar que um dos deveres é o aviso prévio. A carta deve ser entregue ao empregador pelo menos 30 dias antes da data de saída, caso contrário, o colaborador deve pagar uma multa à empresa.

No entanto, é possível ter uma ideia do valor que você vai receber ao sair da empresa, usando a Calculadora de Rescisão da Mobills.

O que é demissão consensual?

A demissão consensual é o que pode anular a necessidade de uma carta. Neste tipo de processo, o colaborador avisa a empresa de seu desligamento de forma oral e caso ambos os lados concordem, é possível fazer um acordo onde todos saem ganhando. 

É indicado tentar esse tipo de demissão antes de partir direto para a voluntária. Dessa forma o colaborador não perde o direito à multa do FGTS e outros valores devidos. 

Por último, quando falamos de carta de demissão é importante lembrar da quantidade de cópias, que deve ser de pelo menos três.

Uma delas fica com você, outra é entregue ao sindicato para averiguar o motivo da demissão e a original fica com o departamento pessoal da empresa. 

Cuidados adicionais ao pedir demissão

Lembre-se que, ao pedir demissão, não é possível sacar o FGTS ou ter acesso ao seguro desemprego, portanto esteja certo do vai fazer, para não atrapalhar seu planejamento financeiro.

Analise seu orçamento familiar e entenda o melhor momento para tomar esse passo tão importante na vida de qualquer profissional.

VEJA TAMBÉM: O que é o aviso prévio na CLT? Entenda e conheça os tipos!



Escrito por Claudia Borges Analista de Conteúdo

Jornalista em formação, apaixonada por boas histórias e por transformar a vida das pessoas através da educação financeira.

  • Jornalista;
  • Redatora Mobills.

Assine a Newsletter Mobills
Junte-se a mais de 239.950 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Você também vai gostar

.
.