Melhores Melhores Melhores Ferramentas Ferramentas Ferramentas Mobills Mobills

Quando é o quinto dia útil de janeiro? Descubra a data!

Artigo escrito por Isabela Matsura
em 24 de Dezembro de 2025 3 min de leitura

Ceia de Natal, amigo secreto, presente de Natal, Ceia de Ano Novo… o orçamento já apertou, não é mesmo? Por isso, muitos esperam o quinto dia útil de janeiro para receber o pagamento!

Afinal, além de tudo isso, janeiro ainda tem várias cobranças, como matrículas, material escolar, IPVA, IPTU e muitas outras. Assim, o dia que recebe seu salário é provavelmente o mais esperado do mês.

Muitos trabalhadores usam o quinto dia útil como referência para pagamento de contas, débitos automáticos, entre outros. Mas, podem ter dúvida sobre como contar os dias úteis corretamente.

Assim, continue lendo o conteúdo abaixo para descobrir quando é o 5 ° dia útil de janeiro!

Quando é o 5° dia útil de janeiro?

5° dia útil de janeiro é esperado para muitos brasileiros. Afinal, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), os trabalhadores devem receber seus salário até esta data.

Em 2026, o quinto dia útil de janeiro será na terça-feira, dia 7. No entanto, há trabalhadores que recebem antes, por isso, confira os cinco primeiros dias úteis de janeiro:

  • 1° dia útil: 2 de janeiro, quinta-feira;
  • 2° dia útil: 3 de janeiro, sexta-feira;
  • 3° dia útil: 4 de janeiro, sábado;
  • 4° dia útil: 6 de janeiro, segunda-feira;
  • 5° dia útil: 7 de janeiro, terça-feira.

Como contar o quinto dia útil corretamente?

Para calcular o 5° dia útil de um mês, basta contar todos os dias a partir do primeiro dia do mês, excluindo os domingos e feriados. Ou seja, o sábado entra no cálculo.

Em janeiro, por exemplo, a contagem de dia útil iniciou no dia 2, quinta-feira, e excluiu o dia 1°, já que é um feriado nacional. Assim, a conta continuou no dia 3 e pulou o dia 5, um domingo.

E se o pagamento não for feito até o 5° dia útil de janeiro?

Caso você não receba o pagamento no quinto dia útil de janeiro, dia 7, pode tomar algumas atitudes. Entre elas, conversar com o setor de Recursos Humanos para entender o atraso.

Mas, se o problema não for resolvido, o trabalhador CLT pode buscar ajuda jurídica. Isso porque o artigo 459 da CLT determina que os pagamentos devem ser feitos até o 5° dia útil de cada mês.

Vale ressaltar que o sábado entra no cálculo de dia útil, desde que não seja feriado. Por isso, mesmo que não não seja dia de expediente em uma empresa, ele deve ser contabilizado.

Entretanto, muitos bancos não funcionam aos sábados. Dessa forma, quando o 5° dia útil cai em um sábado, as empresas costumam antecipar o pagamento para a sexta-feira.


Escrito por Isabela Matsura Analista de Conteúdo

Analista de Conteúdo e bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Oeste Paulista. Apaixonada em ler e escrever, busco ajudar as pessoas a entender melhor o universo de finanças e cartões de crédito através da escrita.

Últimas Notícias

.