O prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda encerrou na sexta-feira passada (30) e, se você perdeu a data, deve regularizar sua situação com o Leão o quanto antes.
Afinal, o contribuinte fica sujeito a multa. Segunda a Receita Federal, a cobrança começa a contar no dia seguinte ao término do prazo de entrega e só é encerrada quanto a declaração é enviada.
Além disso, e não regularizar sua situação, ficará com o CPF irregular e pode sofrer várias implicações. Por isso, se perdeu o prazo, continue lendo para descobrir o que fazer.
O que fazer se perdeu o prazo do Imposto de Renda?
A única maneira de regularizar sua situação é enviar a declaração do IRPF 2025, mesmo fora do prazo, e pagar a multa estipulada. Para declarar o Imposto de Renda atrasado:
- Acesse a página para baixar o programa de declaração e fazer o preenchimento;
- Escolha o ano que será declarado;
- Depois, faça o download do programa IRPF;
- Preencha o documento com todas as informações necessárias;
- Em seguida, faça o envio;
- Por fim, emita a guia DARF para fazer o pagamento da multa por atraso.
Além disso, quem precisa declarar o Imposto de Renda também pode fazer o envio através do aplicativo Meu Imposto de Renda ou pelo e-CAC.
Se também atrasar o pagamento da multa, pode emitir a guia atualizada na aba “Situação Fiscal”, disponível no portal e-CAC, por meio da consulta de dívidas e pendências fiscais.
A Receita concede até 30 dias para pagamento da multa e/ou do Imposto de Renda devido. Após esse prazo, há a aplicação de juro de mora, ajustado pela taxa básica de juros, a Selic.
Portanto, se perdeu o prazo do Imposto de Renda, envie a declaração o quanto antes. Dessa maneira, sua multa será menor e evitará a incidência de juros, que impactam ainda mais no orçamento.
Se você perdeu o prazo do Imposto de Renda, é fundamental regularizar sua situação. Caso contrário, pode ficar com o nome sujo e ter o CPF registrado como irregular no Cadin.
Desse modo, o CPF pode ter várias implicações, como:
Fora isso, as multas não pagas são consideradas como dívidas e pendências fiscais, e ficam mais caras a cada dia de atraso. Portanto, envie sua declaração assim que possível.