O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) anunciou que, nesta segunda-feira (2), vai pagar R$ 3,9 bilhões a trabalhadores demitidos entre janeiro de 2020 a 23 de dezembro de 2025.
Esse valor é relativo à segunda parcela dos recursos retidos aos trabalhadores que optaram pelo saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
De acordo com a pasta, a liberação segue até 12 de fevereiro e vai beneficiar 822.559 brasileiros. A maioria receberá os valores automaticamente nas contas já cadastradas no app FGTS.
No entanto, aqueles que não informaram uma conta poderão sacar o dinheiro nos terminais de autoatendimento da Caixa, nas casas lotéricas ou nas unidades do Caixa Aqui.
Ao optar pelo saque-aniversário do FGTS, o trabalhador demitido sem justa causa pode sacar apenas o valor referente à multa rescisória de 40%. Assim, o saldo integral da conta fica retido.
Dessa maneira, só é possível resgatar o saldo total em situações previstas em lei. Por exemplo, aposentadoria, doenças graves ou aquisição de moradia.
Além disso, o trabalhador pode pedir para voltar à modalidade anterior do saque-rescisão. Entretanto, a mudança só será válida depois de dois anos da solicitação.
No entanto, o Governo flexibilizou essa regra e está liberando o acesso ao saldo do FGTS que ficou retido aos trabalhadores demitidos entre janeiro de 2020 a 23 de dezembro de 2025.
Segundo o MTE, das 14,1 milhões de pessoas com saldo disponível para saque, 9,9 milhões têm parte dos recursos comprometidos com empréstimos. Desse modo, impede o pagamento do valor integral.
Além disso, outras 2,1 milhões de pessoas está com o saldo totalmente comprometido. Portanto, não há valores disponíveis para saque nesse caso.
Para consultar o saldo do FGTS e descobrir quanto você tem disponível, siga os passo abaixo:
- Baixe o aplicativo do FGTS, disponível tanto para Android quanto iOS;
- Acesse a plataforma e clique em “Entrar no aplicativo”, caso não tenha cadastro crie o seu;
- Neste momento será necessário autorizar o acesso por meio da conta Gov.br;
- Assim que você conseguir acessar a plataforma, já conseguirá ver o valor do seu saldo.
Ou então, acesse o Internet banking da Caixa e entre com o seu nome de usuário e senha.